Iniciante

Tabagismo no século XXI

  • 0

A Constituição Federal de 1988 – documento jurídico de maior importância no país – prevê em seu artigo 6°, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal prerrogativa não tem sido aplicada, ao observar o tabagismo no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise em relação à influência midiática e aos danos causados pelo tabaco ao organismo.

De acordo com o exposto, faz-se necessário lembrar que a mídia tem responsabilidade sobre o empecilho, devido a sua influência sob a população. Segundo o filósofo Theodor Adorno, a indústria cultural é capaz de manipular os indivíduos através de exibições, onde são apresentados certos comportamentos, que acabam sendo reproduzidos na vida real. Nesse sentido, é possível concluir que, anúncios, séries ou filmes, que trazem a ideia de que consumir tabaco é uma forma positiva de se enquadrar nos padrões sociais, incentivam pessoas, cada vez mais jovens, a se tornarem consumidores dessa mercadoria.

Ademais, é fundamental apontar os danos à saúde que o tabagismo proporciona. Conforme pesquisas, o Ministério da Saúde afirma que essa doença é causada pela dependência de nicotina – substância tóxica, que gera vício – e pode desencadear aproximadamente 50 enfermidades, como pneumonia e câncer. Logo, a permanência desse cenário é prejudicial ao corpo social, pois a fumaça liberada na combustão emite milhares de toxinas que são inaladas, tanto pelo usuário como pelas pessoas próximas a ele, o que afeta e fragiliza não só o indivíduo, mas todo o coletivo a sua volta.

Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o consumo de tabaco no país. Para isso, é imprescindível que o Poder Legislativo, por meio da criação de uma lei, proíba a transmissão de qualquer programação que incentive o tabagismo – essa legislação irá impedir que tal produto seja visto como benéfico à vida – a fim de reduzir as estatísticas de futuros consumidores e também promover a conscientização dos usuários. Assim, o papel governamental será cumprido, da mesma forma que consta na Magna Carta.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.

    Introdução: Você apresentou sua tese de forma sucinta. Além disso, apresentou seus argumentos demonstrando organização textual. Muito bem.

    Parabéns pela citação da Carta Magna.

    1° parágrafo: Parabéns pela referência.

    Não aconselho começar com “de acordo com o exposto”, pois você expôs apenas seus argumentos. Se você quiser, pode substituir por “Em primeira instância” ou “Em primeira análise”.

    Eu acho que não tem vírgulas em “cada vez mais jovens”.

    Parabéns, desenvolveu bem seu argumento.

    2° parágrafo:

    Parabéns pelo uso da referência.

    Parabéns, desenvolveu muito bem seu argumento.

    Conclusão: Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo: correto.

    Detalhamento: INCORRETO. Você poderia ter trago maior riqueza de detalhes da sua proposta.

    Efeito: correto

    PARABÉNS POR RETOMAR O REPERTÓRIO QUE USOU NA INTRODUÇÃO, DEMONSTRA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL E TE DA MUITOS PONTOS NA COMPETEÊNCIA 4.

    NOTA:

    Parabéns, você escreve muito bem e está bem acima da média da maioria dos alunos.

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 200 (Apresenta poucos erros ortográficos. .)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 200

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (articulou bem e organizou o texto de forma elucidativa)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (falta um tópico importante, o detalhamento)

    NOTA FINAL: 960

    Parabéns, você está no caminho certo para o 1000. Além disso, está muito acima da média dos estudantes.

    ESPERO TER AJUDADO!

    • 1
  2. oi meu nome é Samara sou nova aqui, Tudo bem ? sua redação esta ótima no seu desenvolvimento eu vi que você citou sobre o filosofo Theodor Adorno ,sua redação esta top não tem erro de ortografia, continue assim sempre treinando, e lembre se nunca repita palavras, continue assim que vc ira conseguir o que quer !

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.