Tabagismo no século XXI

  • 2

   Segundo o filósofo, Platão “O importante não é viver, mas viver bem”. Desse modo, atualmente, é premente citar que o uso do tabaco contrapõe o pensamento filosófico, uma vez que compromete a saúde do usuário, distanciando seu bem-estar. Assim, não só a manipulação do conteúdo apelativo, como também o desejo momentâneo devem ser analisados, para que ainda no século XXI, o tabagismo seja erradicado.

   Em princípio, o tabaco é uma substância que ameaça a vida saudável dos indivíduos. Nesse sentido, incentivar seu uso em propagandas apelativas que atraem o espectador para conhecer, por exemplo, lançamentos de cigarros aproxima o consumismo influenciado pela comunicação social surgi, portanto, o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, ao teorizar a mídia como um agente na formação de concepções e ações do indivíduo. Por conseguinte, o “está na moda” atinge jovens e adultos que participam assiduamente do âmbito midiático, o que colabora para o desenvolvimento do vício. 

   Outrossim, o pensamento moderno do exercício frequente de conhecer aquilo que é novo, favorece o tabagismo. Isso porque o cigarro, assim como a cocaína, possui substâncias causadoras de delírios na mente humana, logo, o ser humano é tentado ao experimento que vai trazer “boas sensações”, mas após torna-se uma dependência e, consequentemente, interrompe o controle sobre suas vontades, como explica o filósofo Aristóteles. De acordo com o autor, só existe virtude quando há vontade, se alguém realiza algo por compulsão, ela não pode ser julgada. Nesse viés, fica evidente o desejo demasiado de usufruir do cigarro que se integra de uma vontade passageira.

   Portanto, é necessário que autoridades elaborem medidas que solucionem tal entrave. Dessa maneira, a OMS, em parceria com o Poder Legislativo deve proibir a venda de qualquer produto que contenha tabaco. Essa ação seria colocada em prática, por meio de fiscalizações em bares e mercearias – caso alguém violasse, usufruindo da substância, seria aplicado as devidas diligências – objetivando proteger a saúde e o bem-estar populacional, assim, a máxima platônica será alcançada na sociedade contemporânea.

Compartilhar

3 Correções

  1. INTRO
    -não tem antes de Platão, mas sim, depois
    -sem erros gritantes de gramatica
    -tese bem estruturada e problemáticas identificadas

    D1 (manipulação do conteúdo apelativo)
    -houve ambiguidade por conta da ausência da vírgula os lançamentos de cigarros aproximam o consumismo ou os lançamentos de cigarros é um exemplo de propaganda apelativa que atrae o espectador? Cuidado!
    -conjugação errada do verbo ‘surgir’ (surgi – 1° p/s tempo pretérito | correto: surge)
    -ausência de vírgula: “…influenciado pela comunicação socia, surge…”
    -tente conectar o “está na moda” com a mídia, ja que este é o assunto principal do parágrafo

    D2 (desejo momentâneo)
    -ausência de vírgula: “…mas após, torna-se uma…”
    -parágrafo bem estruturado e argumentação pertinente
    -bom uso de repertório vocabular e sociocultural

    CONCLUSÃO
    -“Poder Legislativo” deve estar isolado entre vírgulas
    -ação: proibir a venda de qualquer produto que contenha tabaco
    -meio/modo: por meio de fiscalizações em bares e mercearias
    -agente: OMS , em parceria com o Poder Legislativo
    -finalidade: proteger a saúde e o bem-estar populacional
    -detalhamento: caso alguém violasse, usufruindo da substância, seria aplicado as devidas diligências

    !…! Cuidado com ações de proibição, isso fere aos direitos humanos. Entretanto, como tal ação veio acompanhada pelo Poder Legislativo, transparece a ideia de ser algo legal/legalizado, então, no seu caso, não há problema algum. Uma dica é evitar o termo ‘proibir’ e optar por algo mais “”leve”” como ‘restringir’, só como precaução.

    C1: 180
    C2: 180
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA: 920

    • 4
  2. Boa noite! Vou apenas fazer algumas observações e não irei repetir o que já foi falado, também não irei dar nota.

    Apesar da sua introdução ter uma citação muito genérica, acredito que se encaixou bem. você também soube destacar sua tese e as problemáticas de uma forma a não deixar dúvidas. Todos os seus parágrafos de desenvolvimento foram muito bem construído e alicerçados, em especial o segundo que tem a citação de Aristóteles, esse foi brutal. o primeiro parágrafo de desenvolvimento, acredito que teve alguns equívocos no que diz respeito à organização de ideias, mas mesmo assim dá para entender. Soube conduzir muito bem a direção do texto e apresentou poucas falhas no que diz respeito a competência 4, mas mesmo assim, fica evidente alguns erros, em especial; a coesão interparagrafo.

    Sobre a competência 5: ficou muito bem construída, deixou todos os elementos bem explícitos.

    De resto acredito, acredito que sua redação foi muito boa e com certeza atingirá uma nota bem alta. Congratulations.

    • 1
  3. Olá, boa noite

    No geral:

    – Cuidado com a repetição de palavras em um mesmo parágrafo
    – Você teve alguns erros ortográficos (que eu acredito terem sido fruto da digitação). Procure sempre revisar seu texto (Falta de concordância com a frase na conjugação do verbo “surgir” e “interromper”)
    – Sobre seu desenvolvimento 1: Cuidado com a forma de organizar suas ideias. Precisei reler varias vezes para entender o que você queria dizer. Falta uma melhor articulação para que fique mais claro.

    C1) 120
    C2) 160
    C3) 120
    C4) 120
    C5) 200

    Total: 720

    Bons estudos <3

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.