Tabagismo no século XXI

  • 0

Evidentemente, o tabagismo é um problema muito presente no século XXI, assim como foi no século passado. Grande parte dos fumantes mais velhos dos dias de hoje adquiriram tal vício nas décadas de 80 e 90, quando o cigarro era considerado tendência. Entretanto, existem inúmeras consequências negativas para a saúde que o ato de fumar pode proporcionar, chegando a causar até morte súbita. Portanto, é dever da sociedade e do governo tomar medidas para tentar diminuir o tabagismo.

Primordialmente, existem vários fatores que podem gerar o vício e a dependência do tabaco. A busca por novas emoções e a influência de propagandas são algumas das causas que levam uma pessoa a fumar. No século XX, o cigarro era uma tendência, simbolizava luxo e poder para os mais ricos. Na série “Friends”, um dos personagens abandona seu vício, porém em momentos de estresse ele sente o desejo de fumar. Diante disso, foi comprovado por estudos que os cidadãos fumam para aliviar tensões e relaxar. Logo, é notável que o fumo pode causar compulsão e prejudicar inúmeras vidas.

Por conseguinte, o excesso de substâncias tóxicas presentes no cigarro pode causar doenças cardiovasculares, respiratórias, câncer e morte súbita. No filme “A culpa é das estrelas”, vê-se a cena marcante do cigarro, na qual Augustus coloca um cigarro na boca e diz que é uma metáfora, pelo fato de ele colocar uma coisa que pode lhe matar entre os dentes, mas não dá poder ao cigarro para fazer isso. Sabendo que fumantes passivos têm 30% a mais de chance de desenvolver câncer no pulmão, é dever de todos ter consciência de seus atos, e privar sempre pela saúde e pelo bem estar.

Em suma, pode-se concluir que a compreensão de todos sobre o mal do fumo afim da diminuição do tabagismo é extremamente necessária no cenário atual. O governo deve criar políticas públicas, por meio de campanhas de conscientização dos malefícios ocasionados pela utilização do cigarro, os quais incluem doenças pulmonares e cardíacas, com a finalidade de diminuir o número de fumantes. Para que a sociedade possa melhorar como um todo, a mudança deve vir, inicialmente, de cada indivíduo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Evidentemente, o tabagismo é um problema muito presente no século XXI, assim como foi no século passado. Grande parte dos fumantes mais velhos dos dias de hoje adquiriram (1) tal vício nas décadas de 80 e 90, quando o cigarro era considerado tendência. Entretanto, existem inúmeras consequências negativas para a saúde que o ato de fumar pode proporcionar, chegando a causar até morte súbita. Portanto, é dever da sociedade e do governo tomar medidas para tentar diminuir o tabagismo.
    Primordialmente, existem vários fatores que podem gerar o vício e a dependência do tabaco. A busca por novas emoções e a influência de propagandas são algumas das causas que levam uma pessoa a fumar. (2) No século XX, o cigarro era uma tendência, simbolizava luxo e poder para os mais ricos (3) . Na série “Friends”, um dos personagens abandona seu vício, porém em momentos de estresse ele sente o desejo de fumar. Diante disso, foi comprovado por estudos que os cidadãos fumam para aliviar tensões e relaxar. Logo, é notável que o fumo pode causar compulsão e prejudicar inúmeras vidas.
    Por conseguinte, o excesso de substâncias tóxicas presentes no cigarro pode causar doenças cardiovasculares, respiratórias, câncer e morte súbita (4). No filme “A culpa é das estrelas”, vê-se a cena marcante do cigarro, na qual Augustus coloca um cigarro na boca e diz que é uma metáfora, pelo fato de ele colocar uma coisa que pode lhe matar entre os dentes, mas não dá poder ao cigarro para fazer isso. Sabendo que fumantes passivos têm 30% a mais de chance de desenvolver câncer no pulmão (5), é dever de todos ter consciência de seus atos, e privar sempre pela saúde e pelo bem estar.
    Em suma, pode-se concluir que a compreensão de todos sobre o mal do fumo afim (6) da diminuição do tabagismo é extremamente necessária no cenário atual. O governo deve criar políticas públicas, por meio de campanhas de conscientização dos malefícios ocasionados pela utilização do cigarro, os quais incluem doenças pulmonares e cardíacas, com a finalidade de diminuir o número de fumantes. Para que (7) a sociedade possa melhorar como um todo, a mudança deve vir, inicialmente, de cada indivíduo.
    .
    COMENTÁRIOS
    (1) Adquiriu, pois o núcleo do sujeito (o substantivo) é “parte” e está no singular.
    (2 e 3) Retirar o período entre parênteses. Ele é desnecessário para a construção do parágrafo e deixou-o mais prolixo.
    (4) Troque o termo por “falecimento”, ele já foi usado antes.
    (5) De onde foi extraído o dado?
    (6) a fim*.
    (7) Trocar por “assim” ou articuladores coesivos semelhantes.
    .
    NOTA
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200
    Total: 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.