Iniciante

Tabagismo no Brasil

  • 1

No século XXII, o tabaco era um dos principais produtos exportados pelo Império Português.Na contemporâneidade, houve uma queda no número de fumantes, mas ainda assim o tabagismo continua sendo um impasse no Brasil, que traz consequências graves a população .Nessa perspectiva, a ausência de fiscalização, bem como a falta de informação sobre o tabagismo, corroboram para a persistência do problema.

Nesse contexto, responsabiliza-se a inexistência de fiscalização nos comércios como uma das causas do tabagismo.Na série “Elite”, adolescentes usam o cigarro como forma de conseguirem status social.Essa passagem da trama é análoga à realidade brasileira, na qual jovens conseguem comprar facilmente o produto, e relacionam a utilização com a popularidade, fama e aceitação, sem se importarem com os danos futuros.Logo, o vício continua enraizado na sociedade, pois o consumo dos adolescentes é naturalizado.

Ademais, culpabiliza-se a lacuna de informações sobre o tabagismo como precursor da problemática no país.De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas-, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, é 90% dos casos de câncer de pulmão são decorrentes do uso excessivo de cigarro.Infelizmente, grande parte das pessoas não sabem sobre os resultados do uso do tabaco, as políticas de informação são escassas, assim como as ações governamentais de combate ao entrave.Em suma, a ineficiência de disseminação de conhecimento, no que tange aos riscos do vício, contribui para a continuidade do tabagismo.

Portanto, é urgente que se tome providências para amenizar o quadro atual.Para resolver o problema, o Governo deve, obrigar que todas as prefeituras do país tenham fiscais a fim de erradicar a venda de cigarros para menores, bem como promover palestras em instituições públicas, por exemplo escolas estaduais e públicas – ministradas por profissionais capacitados da saúde – a respeito dos riscos do tabagismo, para dessa forma informar toda comunidade.Somente assim, o país se tornará mais saudável.

 

 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa noite, Júlia! =)

    INTRO
    –> crase: “…à população.”
    –> “corroborar” é sinônimo de “afirmar/concordar”, o sentido que você utilizou está como “colaborar”. Além disse, “corroborar” é um verbo transitivo direto, ou seja, não vem acompanhado com uma preposição, nesse caso, “para”.
    –> estruturação corretissima

    D1[ausência de fiscalização]
    –> não observei nenhum desvio gramatical
    –> estruturação correta
    –> Julia, você abordou a falta de fiscalização no seu tópico frasal, mas na sua problematização você mais argumentou em como o cigarro é visto pelos adolescentes, certo que este é facilmente adquirido pelos jovens por conta da falta de fiscalização, mas você poderia fazer uma abordagem mais ‘conectada’ com o foco do parágrafo

    D2 [falta de informação sobre o tabagismo]
    –> evite expressões sentimentalistas como “infelizmente”
    –> estruturação correta
    –> argumentação e uso de repertório pertinente
    –> sugiro rever a construção dessa frase: “…uso do tabaco, as políticas de informação são escassas, assim como…”
    –> ” é 90%” ‘é?’ se for ‘e’ está errado também, altere para “sendo 90% …”

    CONCLUSÃO
    –> retire a vírgula: “…o Governo deve, obrigar…”

    –> ação: obrigar que todas as prefeituras do país tenham fiscais | promover palestras em instituições públicas
    –> meio/modo:
    –> agente: Governo
    –> finalidade: a fim de erradicar a venda de cigarros para menores
    –> detalhamento: | a respeito dos riscos do tabagismo

    –> proposta incompleta e sem retomada à introdução

    C1: 160 (repetição “tabagismo”)
    C2: 200
    C3: 170
    C4: 200
    C4: 160
    NOTA: 890 [representativa]

    • 5
  2. Oii!
    Teu texto ficou MUITO bom, tese e tópicos frasais bem evidentes, argumentos bem construídos e articulados, proposta de intervenção bem pensada e possível de ser realizada.
    Notei alguns desvios gramaticais, principalmente em relação a virgulas como: “Para resolver o problema, o Governo deve, obrigar que todas as prefeituras do país tenham fiscais a fim de erradicar a venda de cigarros para menores…”

    Eu faria: “Para solucionar a problemática, o Governo, por intermédio das prefeituras, deve intensificar a fiscalização do comércio tabagista, a fim de erradicar a venda de cigarros para menores…”

    Espero ter ajudado :)
    Boa sorte!

    • 3
  3. Olá,tudo bem?
    Sou iniciante,mas espero ajudar

    No geral a sua redação é muito boa,apresentou bons repertórios,teses bem evidentes,argumentou de maneira correta,defendendo bem a sua tese e uma ótima proposta de intervenção que resolveu a de forma correta a problemática,porém apresentou álguns erros de acentuação e vírgulas.

    • 1
  4. OOOIIIIII, seu texto ficou muito bom parabéns, notei a ausência de virgulas como por exemplo na conclusão.
    Portanto, é urgente que se tome providências para amenizar o quadro atual.Para resolver o problema, o Governo, por meio das prefeituras do país, obtenham-se fiscais a fim de erradicar a venda de cigarros para menores, bem como promover palestras em instituições públicas, por exemplo escolas estaduais e públicas – ministradas por profissionais capacitados da saúde – a respeito dos riscos do tabagismo, para dessa forma informar toda comunidade.Somente assim, o país se tornará mais saudável.

    Seu repertorio ficou muito bom, tese bem e proposta de intervenção bem elaborada

    • 1
  5. Seu texto está com uma boa estrutura, mas possui desvios gramáticas e alguns erros temporais e históricos, como o século 22 e o Império Romano Português kkkkkkkkkkkkk, mas você conseguiu ter a base de como se faz uma tese. O que posso te aconselhar é que você leia mais redações com notas máximas, se atente ao uso das vírgulas, conectivos, pontuação e a coesão e coerência, que são fundamentais.

    E é isso mesmo, bye!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.