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Tabagismo em questão no brasil.

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O “Mito da Caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito ao tabagismo em questão no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a má influencia midiática e a falta de debate que impera e dificulta sua resolução.
Primeiramente, o silenciamento da mídia mostra-se como um dos desafios à solução do problema ao consumo do tabaco. Conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que os meios de comunicação social, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, de forma esclarecedora, de modo que o nicotismo causa dependência psicológica e câncer, trata o tabagismo em questão de forma romantizada e influencia massivamente na consolidação do problema. Logo, é substancial a mudança desse quadro deletério.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a ausência de debate sobre à questão do tabaco. Nesse sentido, o filósofo Jürgen Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Nesse viés, para que o tabagismo seja resolvido no Brasil, faz-se necessário debater sobre. Entretanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Portanto, medidas são necessárias para resolver essa chaga social que é o tabagismo. Dessarte, cabe ao Ministério da Saúde, com apoio de ONGs especializadas, devem desenvolver campanhas e debates, a fim de reverter a má influencia midiática sobre a questão do tabagismo no Brasil. Tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio de produção de vídeos que alertem sobre as reais condições da questão, com depoimentos de vítimas do tabaco, com participação de médicos e psicólogos. É possível, também criar uma “hashtag”-TabagismoTôFora- para identificar a campanha e ganhar mais visibilidade. Por fim, de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.

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8 Correções

  1. INTRODUÇÃO: Talentoso , primoroso e se me permite poderia ser meu senpai ?? Voltando ao posto de corretor sério , é perceptível seu domínio em progressão temática , no uso de pontuações e nas concordâncias verbais . Simplesmente magnífico .
    DESENVOLVIMENTO: O D1 está sucinto demais . Você poderia tentar aproxima-lo do D2 por meio da inserção de mais argumentos SEUS. Não me leve a mal , mas se você possui um talento para construção argumentativa é preterível usa-lo mais vezes. Outro ponto é uma sugestão , tome cuidado no uso de Filósofos e Pensadores em geral já que grande parte deles utiliza-se de conceitos e postulados próprios os quais só devem ser apresentados mediante explicação .No mais tudo está em ordem : argumentação consistente , ideias condizentes , uso correto de citações porém , sinto que o D1 carece de personalidade ( de fato está ótimo , mas diante do modelo dissertativo argumentativo é extremamente importante a clareza de ideias e a existência de personalidade do autor , no caso m, vossa senhoria).
    CONCLUSÃO: Se me permite a intromissão , TÁ BOA PARA UM CARALHO . Você detalhou tudo , teve criatividade para criar soluções e o mais importante : atendeu os requisitos sem abrir mão da originalidade . Teu texto está belo como uma Pietá , parabéns ( eu estou com uma puta inveja mas fds lkgokijhghhohoho)

    COMPETÊNCIA 1 – (200) Sem comentários . Só mantenha a qualidade , a constância e a variedade vocabular .

    COMPETÊNCIA 2 – (200) Mais que compreender , você soube aproveitar seus conhecimentos e conduzir a dinâmica do texto . Só tome cuidado com o que eu já disse : filósofos e pensadores devem ser adequados ao tema e a proposta , por isso seja cauteloso e avalie cada pensador a ser utilizado .

    COMPETÊNCIA 3 – (160) Vamos lá . Tu sabes que o propósito do texto dissertativo argumentativo é conjecturar sobre uma ideia expondo não só seu ponto de vista mas também uma solução plausível . Por isso dei lhe um 160 ; Seu D1 carece de alteridade em vários pontos , mas nesse caso em específico você consegui amenizar utilizando-se da qualidade estrutural e (apesar da falta de argumento próprio ) temática . Devo dizer ainda que nesse mesmo momento senti que tu copiaste os ideais de Bourdieu mas não desenvolveste nada . Já no D2 a coisa muda de figura , tem-se uma apropriação e desenvolvimento das propostas de Habermas o que salva a sua nota nesta competência ( tens todo o direito de me achar subjetivo e cruel mas a meu ver se eu quisesse ver teorias de filósofos não iria a provas de redação e sim aos livros , ou seja , desenvolva tudo o que colocas da melhor forma possível e estabelecendo um paralelo claro com o tema e seu pensamento , pois este tipo de erro é o mais fácil de se reproduzir ).

    COMPETÊNCIA 4 – (200) Aqui vossa excelência brilha mais que nas outras competências . Não usa só conjunções mas também abusa das construções subordinadas e coordenadas .

    COMPETÊNCIA 5 – (200) Conclusão sucinta e eficiente . Funciona para retomar Platão ( CITADO NA INTRODUÇÃO ) e finalizar as ideias colocadas . Junto disso , os detalhamentos foram feitos muito bem e suas implicações denotam um peso a mais para o texto como um todo . Por fim mantenha a qualidade e atente para o excesso de linhas (não só aqui mas e todo o texto ) afinal a conclusão nada mais é do que a condensação do texto acrescida de propostas de intervenção .

    -NOTA – (960)

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  2. COMPETÊNCIA 1: 120
    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    —> O uso da vírgula está inadequado, pois não é utilizado nos momentos corretos e muitas vezes não se faz presente, quando necessário. Não há outros grandes erros gramaticais, mas como esse foi frequente, não obtém a nota 160. Mas está muito bom, é uma dificuldade pontual, estude ela :)

    COMPETÊNCIA 2: 120
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    —> Você estruturou muito bem o texto e soube fazer o modelo dissertativo-argumentativo, junto de abordar o tema. Mas, sinto que você se prendeu a um argumento só: a falta de atuação da mídia e o quanto ela é maléfica, o que fez com que você a retratasse mais do que o tema em si, em alguns momentos. Junto de ter utilizado desse argumento nos dois parágrafos de desenvolvimento, sem variação de argumentação. Mas, ficou muito perceptível sua opinião! Cuidado para não se perder do tema e tente trabalhar, em cada um dos parágrafos de desenvolvimento, um argumento diferente que defenda a sua tese ;)

    COMPETÊNCIA 3: 120
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    —> Como eu disse, você acabou se prendendo em um argumento e argumentando sobre ele, enquanto também tentava defender sua opinião acerca do tabagismo, rs. Você trabalhou apenas esse argumento, tente achar mais, como falei na competência anterior! Junto disso, você tinha muitos argumentos para falar sobre a mídia, mas não soube seleciona-los para usar apenas os melhores para a sua tese, colocou muitas informações e até mesmo repetiu (a falta de discussão). Além disso, você trouxe muitos conhecimentos externos, o que é muito bom, pois retrata seu domínio em outras áreas! Mas, não precisa colocar tantas, e se preferir por isso, tente usar cada uma para um argumento, não várias para o mesmo argumento. Também senti algumas referências meio perdidas, desconexas do que você estava defendendo, tente usar uma melhor pontuação e elementos de “ligação” entre o que você defende e o que vai usar para defender (citações, referências, etc.)

    COMPETÊNCIA 4: 120
    Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
    —> Teve muitas frases fragmentadas que comprometem a estrutura lógico-gramatical, tente melhorar a pontuação (coloque ponto apenas quando necessário, tente fazer períodos mais longos). O que acabou ocasionando sequências justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos, as ideias mostravam se relacionar mas você não soube usar ferramentas para ligá-las (como no segundo parágrafo, você separou sua ideia da coração que usou para defendê-la através de uma pontuação “desnecessária”). Também, não houve muita articulação entre os parágrafos, relacione-os ;)

    COMPETÊNCIA 5: 120
    Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    —> A proposta está relacionada à discussão e ao tema, entretanto, não está detalhada. Faltou a finalidade e o detalhamento. Mas, é perceptível que você sabe como solucionar o problema, tente desenvolvê-lo melhor o detalhando e mostrando o quanto é útil sua proposta.

    NOTA FINAL: 600
    Parabéns!!! Você está na média e percebi que tem muitos pontos específicos, trabalhe em cima deles e garanto que vai ser sucesso :) espero ter ajudado!

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  3. Introdução:
    Excelente introdução.
    *influência

    D1:
    Seu desfecho final ficou muito resumido, tente fazê-lo mais crítico.
    D2:
    Excelente desenvolvimento, achei muito resumido o desfecho final e seja mais crítico.

    Ótima conclusão, parabéns e sucesso!

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200

    Nota Final
    940

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  4. COMPETÊNCIA 1: 120
    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    —> O uso da vírgula está inadequado, pois não é utilizado nos momentos corretos e muitas vezes não se faz presente, quando necessário. Não há outros grandes erros gramaticais, mas como esse foi frequente, não obtém a nota 160. Mas está muito bom, é uma dificuldade pontual, estude ela :)

    COMPETÊNCIA 2: 120
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    —> Você estruturou muito bem o texto e soube fazer o modelo dissertativo-argumentativo, junto de abordar o tema. Mas, sinto que você se prendeu a um argumento só: a falta de atuação da mídia e o quanto ela é maléfica, o que fez com que você a retratasse mais do que o tema em si, em alguns momentos. Junto de ter utilizado desse argumento nos dois parágrafos de desenvolvimento, sem variação de argumentação. Mas, ficou muito perceptível sua opinião! Cuidado para não se perder do tema e tente trabalhar, em cada um dos parágrafos de desenvolvimento, um argumento diferente que defenda a sua tese ;)

    COMPETÊNCIA 3: 120
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    —> Como eu disse, você acabou se prendendo em um argumento e argumentando sobre ele, enquanto também tentava defender sua opinião acerca do tabagismo, rs. Você trabalhou apenas esse argumento, tente achar mais, como falei na competência anterior! Junto disso, você tinha muitos argumentos para falar sobre a mídia, mas não soube seleciona-los para usar apenas os melhores para a sua tese, colocou muitas informações e até mesmo repetiu (a falta de discussão). Além disso, você trouxe muitos conhecimentos externos, o que é muito bom, pois retrata seu domínio em outras áreas! Mas, não precisa colocar tantas, e se preferir por isso, tente usar cada uma para um argumento, não várias para o mesmo argumento. Também senti algumas referências meio perdidas, desconexas do que você estava defendendo, tente usar uma melhor pontuação e elementos de “ligação” entre o que você defende e o que vai usar para defender (citações, referências, etc.)

    COMPETÊNCIA 4: 120
    Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
    —> Teve muitas frases fragmentadas que comprometem a estrutura lógico-gramatical, tente melhorar a pontuação (coloque ponto apenas quando necessário, tente fazer períodos mais longos). O que acabou ocasionando sequências justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos, as ideias mostravam se relacionar mas você não soube usar ferramentas para ligá-las (como no segundo parágrafo, você separou sua ideia da coração que usou para defendê-la através de uma pontuação “desnecessária”). Também, não houve muita articulação entre os parágrafos, relacione-os ;)

    COMPETÊNCIA 5: 120
    Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    —> A proposta está relacionada à discussão e ao tema, entretanto, não está detalhada. Faltou a finalidade e o detalhamento. Mas, é perceptível que você sabe como solucionar o problema, tente desenvolvê-lo melhor o detalhando e mostrando o quanto é útil sua proposta.

    NOTA FINAL: 600
    Parabéns!!! Você está na média e percebi que tem muitos pontos específicos, trabalhe em cima deles e garanto que vai ser sucesso :) espero ter ajudado!

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