Iniciante

Tabagismo e sua evolução: ainda é uma questão de saúde.

  • 0

Na obra “Utopia”, o escritor Thomas More retrata uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade brasileira é o oposto do que o autor narra, tendo em vista o tabagismo e sua evolução. Sob esse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais destacam-se a inoperância estatal e a influência inadequado da mídia.

Em primeiro plano, é válido destacar como a omissão governamental corrobora essa problemática. Tal contexto ocorre, principalmente, porque, como já mencionado nos estudos da antropóloga Lilia Schanrcz, há uma prática de uma política de eufemismo no Brasil, ou seja, determinados assuntos tendem a ser suavizados e não recebem a atenção necessária pelo Poder Público. Sob essa ótica, é perceptível como o reduzido debate sobre os riscos que o tabaco pode causar na saúde, bem como a baixa fiscalização dos pontos de venda de cigarros, dificultam a resolução desse quadro. Desse modo, enquanto a falta de ação se mantiver, o quadro se perpetuará.

Ademais, é notório como a manipulação midiática apresenta-se como impasse na resolução do problema. Nessa lógica, o filósofo Adorno afirma que a mídia tem capacidade de influenciar na conduta humana. Nesse sentido, pela frequente veiculação, pelos meios de comunicação, de conteúdos que estimulam o uso de cigarros, parte da sociedade mostra-se induzida por esses assuntos e passa a reproduzi-los com naturalidade, o que se tornou frequente na atualidade com o uso de cigarros eletrônicos pelos jovens, que por sua vez desenvolve diversos problemas na saúde dos fumantes e dos não-fumantes pela inalação da fumaça. Com isso, os meios digitais contribuem de forma intensa com esse agravante.

Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar essa mazela. Para tanto, o Estado, no desenvolvimento de sua função social, deverá intensificar as fiscalizações nos pontos de venda ilegais, a fim de diminuir a comercialização ilegal do tabaco e seus derivados. Isso poderá ser realizado por meio de profissionais qualificados, como agentes especializados no combate ao tabagismo. Também, a Mídia, a qual tem grande poder de alcance de pessoas, deverá promover palestras, por intermédio de lives nas redes sociais, com a finalidade de informar o maior número de pessoas sobre os benefícios de largar o cigarro. Destarte, espera-se alcançar uma sociedade perfeita como a retratada na obra “Utopia”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vou indicar minhas “correções” pelas linhas do texto
    2- Não fale apenas da realidade brasileira se isso não está no tema
    8- Acho que você poderia focar um pouco mais em desenvolver a problemática e o argumento no lugar de propor uma solução fora da proposta
    17- Particularmente, gosto de começar a conclusão com uma frase de recapitulação da tese e dos argumentos
    20- Achei arriscado o uso de duas propostas, mas ambas estão perfeitas

    No geral amei seu texto, queria saber usar o vocabulário que você aplicou. Concordo com o colega que corrigiu antes de mim, com certeza seria uma redação de nota alta, só achei importante apontar algumas coisas :)

    • 1
  2. Sou apenas uma estudante, mas achei sua redação perfeita.
    Segue um padrão ideal as redações nota mil.
    Aparente sem erros graves.
    Faço algumas ressalvas relacionas ao desenvolvimento 2 , que poderia ter se concluido melhor.
    No geral, se você tivesse escolhido teses mais estratégicas e menos comuns lhe daria uma nota mil.
    Porém com esses adendos lhe dou uma nota 920, com pontos perdidos na C2 e na C3

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.