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Tabagismo

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Tabagismo é o ato de fumar substâncias que contenham tabaco. Inegavelmente, tais produtos são considerados drogas lícitas, portanto, são vendidos legalmente. Entretanto, o vício de fumar é pejorativo e tem entrado na vida dos cidadãos cada vez mais cedo.

De início, ementa-se que, assim como outras drogas o cigarro pode se tornar um vício logo na adolescência. No livro “Quem é você Alasca?” o rapaz Miles ao iniciar o ensino médio, desenvolveu o ato de fumar ao ver outros adolescentes praticando tal ação. Contudo, isso também é uma realidade fora dos livros, visto que, muitos jovens estão em busca de uma identidade para si e também de aceitação pelos demais, e acabam optando pelo uso de substâncias como o cigarro.

Ademais, naturalmente, o vício do adolescente é levado para a vida adulta, resultando em

diversos problemas de saúde como o câncer de pulmão. Nesse viés, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que estamos passando por uma “pandemia de tabagismo”; e para tanto, os resultados são disfunções que podem causar até mesmo derrame.

Portanto, em razão dos fatos mencionados, com ênfase nos imbróglios gerados pelo tabagismo, cabe a OMS, responsável pela saúde do corpo social, por meio de um projeto de lei, promover a redução da venda de tabaco, através do monitoramento do RG (Registro Geral) permitindo que o cidadão compre apenas 1 maço de cigarro por mês, para que o vício possa ser controlado. Afinal, segundo o filósofo Sêneca “procura a satisfação de veres morrer os teus vícios antes de ti.”

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5 Correções

  1. INTRODUÇÃO: Bastante habilidoso . Você foi simples , usou poucas linhas e mais importante : gerou um contexto favorável para a inserção de sua opinião . Apesar disso , este modelo é difícil de se utilizar , então tome cuidado e vise sempre deixar claro o seu posicionamento.

    DESENVOLVIMENTO: No D1 você se utilizou do LIVRO ‘Quem é Você Alasca ?’ de forma muito boa . Conseguiu se apropriar dos dados do livro corretamente além de gerar , a partir destes , uma argumentação coesa e condizente ao tema .
    Já no D2 temos vários problemas estruturais a começar pela argumentação que não se forma (pelo menos à meu ver) de forma convincente . Diferente do D1 , você cita a OMS porém não argumenta nada: o parágrafo fica totalmente expositivo . Outro problema estrutural é a progressão temática : você fez uma transição de conteúdo a qual além de muito brusca também foi deveras desconexa . Contudo , seu parágrafo D2 tem potencial , é perceptível que tu conheces o assunto e tem ideias produtivas sobre ele , mas sua execução carece de mais calma e principalmente de mais planejamento .(RECOMENDO QUE VOCÊ LISTE OS ARGUMENTOS E E CITAÇÕES ENQUANTO FAZ A REDAÇÃO , PELO MENOS ATÉ O PROCESSO FICAR MAIS NATURAL . ASSIM VOCÊ NÃO SÓ DE REDUZIRIA OS ERROS , MAS TAMBÉM AUMENTARIA AS CHANCES DE MELHORAR SUA ESTRUTURA TEXTUAL)

    CONCLUSÃO: Você tem uma conclusão interessante e sem problemas estruturais , mas no que tange aos conteúdos temáticos temos 3 erros principais . O primeiro não é bem um erro mas é muito importante : dependendo do tema você não deve utilizar soluções mundiais , posto que isso além de tornar sua conclusão vaga , ainda lhe põe em desvantagem devido a necessidade de MUITO mais detalhamento . Segundo , a OMS não pode fazer projetos de lei ,ela se caracteriza como uma organização mundial independente e por isso NÃO DEVE SE ENVOLVER EM QUESTÕES LEGISLATIVAS , PELO MENOS NÃO DIRETAMENTE ; Um meio de mante-la no texto sem grandes problemas seria retirar a parte das leis e substituir por novos protocolos , novas conferências ou coisas semelhantes . O terceiro e último : você citou Sêneca (o que é muito bom) mas o fez somente na conclusão ; Isso pode lhe acarretar sérios problemas então recomendo que só cite na conclusão ideias que já foram mostradas em outros parágrafos , pois isso além de funcionar da mesma forma ainda melhora sua nota com relação a coesão e progressão temática .

    COMPETÊNCIA 1 – (180) VOCÊ ERROU VÁRIOS APOSTOS , PRINCIPALMENTE NO D1 .

    Ex: (P2)De início, ementa-se que, assim como outras drogas o cigarro pode se tornar…

    A EXPRESSÃO -ASSIM COMO OUTRAS DROGAS- É DESCARTÁVEL E PODE SER RETIRADA SEM PREJUÍZOS AO TEXTO, LOGO , DEVE ESTAR ENTRE VÍRGULAS SEGUNDO AS REGRAS DO APOSTO . A MESMA COISA ACONTECE PARA -…o rapaz Miles ao iniciar o ensino médio, desenvolveu o ato…-; AQUI , VOCÊ ESQUECEU QUE ‘ao inciar o ensino médio’ É UM RECURSO EXPLICATIVO PASSIVO DE SUPRESSÃO .
    DIVIDA MELHOR A CONCLUSÃO , POIS , PARA UMA FINALIZAÇÃO , É NECESSÁRIO EXPLICAR COM CALMA AS SUAS IDEIAS AO CORRETOR . ASSIM , DIVIDA O PARÁGRAFO EM MAIS FRASES . DESSE MODO , ALÉM DA LEITURA MAIS FLUÍDA , O TEXTO FICA MAIS CLARO.

    COMPETÊNCIA 2 – (160) VOCÊ ENTENDEU O TEMA , MAS A FALTA DE ARGUMENTAÇÃO NO PARÁGRAFO D2 O QUAL JUNTO DA MÁ UTILIZAÇÃO DE SÊNECA NA CONCLUSÃO DEMONSTRAM DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DO PROJETO DE TEXTO COMO UM TODO. POR ISSO O 160 .

    COMPETÊNCIA 3 – (120) TU TENS ARGUMENTOS BONS . PORÉM ELES NÃO FORAM EXPLICITADOS NEM NO D2 , NEM NA CITAÇÃO DE SÊNECA . NO PRIMEIRO(D2) , TU CRIASTE UM PARÁGRAFO TOTALMENTE EXPOSITIVO MAS COM LEVES ‘TRAÇOS’ ARGUMENTATIVOS ; JÁ NA SEGUNDA , TU FIZESTE UM USO INCORRETO , POSTO QUE , MESMO FAZENDO PARTE DO CONTEXTO , A CITAÇÃO FICA SUB-UTILIZADA DEVIDO A FALTA DE ESPAÇO PARA DESENVOLVIMENTO .

    COMPETÊNCIA 4 – (120) AS FALHAS COESIVAS SÃO 2 PRINCIPAIS : 1- ERRO EM APOSTOS E 2- O PARÁGRAFO D2 ESTÁ BEM MAL ARTICULADO (PRINCIPALMENTE A PARTIR DO SEGUNDO PERÍODO ) .

    COMPETÊNCIA 5 – (80) SUA ESTRUTURA ESTÁ PERFEITA . MAS , NO QUE TANGE AO CONTEÚDO , TEMOS 2 ERROS : 1- A OMS NÃO CRIA LEIS . ELA INFLUENCIA GOVERNOS INDIRETAMENTE E NÃO SE INTROMETE EM ASSUNTOS DE SOBERANIA NACIONAL (Ex: na Venezuela , só não foi enviada ajuda humanitária poque o governo não autorizou). POR ISSO , COMO TODA SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ORBITAVA ESTE AGENTE (OMS) , TODA A PARTE ARGUMENTATIVA DA SUA CONCLUSÃO É AFETADA NEGATIVAMENTE PELA IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO DA PROPOSTA ; 2- A SUB-UTILIZAÇÃO DO TRECHO DE SÊNECA IMPÕE SÉRIOS DEFEITOS TEMÁTICOS , LOGO , É PRETERÍVEL A SUBSTITUIÇÃO DESSA CITAÇÃO POR OUTRA JÁ CITADA MAS NÃO DESENVOLVIDA TOTALMENTE (Ex: você cita algo na introdução e retoma na conclusão só para finalizar o texto ).

    -NOTA- 660 (Ps: eu corrigi segundo o modelo enem , por isso não acho muito bom ocupar espaço de correção copiando e colando critérios quando posso só explicar os erros e ajudar de forma mais clara aqueles que sujeitam sua redação ao público . qualquer dúvida é só chamar aqui mesmo e se achar qualquer erro de correção só me mostrar que eu ajeito corretamente OwO)

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  2. COMPETÊNCIA 1:
    – Ausência de vírgula na 1 linha do 2 parágrafo. Reestruturando: “De início, ementa-se que, assim como outras drogas, o cigarro pode se tornar um vício logo na adolescência. ” (faltou uma vírgula após drogas).
    – Ausência de DUAS vírgulas na 2 linha do 2 parágrafo. Reestruturando: “No livro “Quem é você Alasca?”, o rapaz Miles, ao iniciar o ensino médio, desenvolveu o ato de fumar ao ver outros adolescentes praticando tal ação. (faltou vírgula após o nome do livro e após ensino médio).
    – Inadequação da vírgula na 4 linha do 2 parágrafo. Reestruturando: “isso também é uma realidade fora dos livros, visto que muitos jovens estão em busca de uma identidade […]” (a vírgula após “visto que” foi retirada).
    – Inadequação da vírgula na 5 linha do 2 parágrafo. Reestruturando: “e também de aceitação pelos demais e acabam optando pelo uso […]” (a vírgula antes de “e” está inadequada, pois o sujeito (jovens) se mantém).
    – Cuidado com a expressão “acaba por”. Essa expressão só existe na oralidade, na informalidade do dia a dia. Não use essa expressão na redação.
    – Ausência de vírgula na última linha do 2 parágrafo. Reestruturando: “pelo uso de substâncias, como o cigarro.” (faltou vírgula para marcar uma exemplificação).
    – Ausência de vírgula na 2 linha do 3 parágrafo. Reestruturando: “diversos problemas de saúde, como o câncer de pulmão.” (faltou a vírgula).
    -Não utilize a primeira pessoa do plural (nós, estamos, somos, percebemos, etc.) na redação, pois ela deve ser impessoal.
    – Ausência de vírgula em “e, para tanto […]”
    – “cabe à OMS” – com crase, pois OMS é expressão de gênero feminino.
    – Ausência de vírgula antes de “permitindo” na conclusão.
    – Ausência de vírgula após “Sêneca”.

    COMPETÊNCIA 2:
    – Tem-se a abordagem completa do tema, a tese é evidente e o repertório se dá pela definição da palavra “tabagismo”. Eu aconselho um repertório mais potente. Não que esse esteja errado, mas um repertório chamativo e inovador dá mais vontade de ler o texto!
    – O uso do repertório nos outros parágrafos contribui para a argumentação.
    – Não aconselho utilizar um repertório na conclusão. Feche suas ideias com uma retomada da introdução.

    COMPETÊNCIA 3:
    – Não se tem um projeto de texto bem definido, pois, na introdução, não são mencionados os tópicos que serão abordados nos demais parágrafos.
    – Sinto falta de um maior aprofundamento de seus argumentos.

    COMPETÊNCIA 4:
    – Atente-se na repetição de conectivos. “Portanto” aparece 2 vezes no texto.

    COMPETÊNCIA 5:
    – A proposta apresenta os 5 elementos válidos. Entretanto, não vejo muita exequibilidade nessa proposta. Será que isso realmente poderia ser efetivado?

    NOTA GERAL:
    C1 – 80
    C2 – 200
    C3 – 120
    C4 – 180
    C5 – 200
    TOTAL = 780

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  3. C5: Apresenta proposta de intervenção, sem tangenciamento e estrutura condicional, e apresentou 2 elementos válidos : 100
    C4: Elementos de coesão e coerência apresentados, com elementos conectores inter-parágrafos ok. Mas houve inadequação de alguns deles, por repetição: 160
    C3: tema estratégico completo desenvolvido(um pouco desorganizados e com assunto repetitivo: 160
    C2: Repertórios(poucos) e tipo textual pertinentes e estratégia de estrutura boa: 160
    C1: Estrutura gramatical regular E alguns desvios: 120
    Total: 700
    Parabéns!!! Seu texto está muito bom.Acrescente mais repertório e forneça ao leitor todas as informações.Além de mais propostas de intervenção. De resto, está maravilhoso. Qualquer dúvida, à total disposição.

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  4. 1º Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 80
    2º Compreender o tema e não fugir do que é proposta:200
    3º Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    4º Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180
    5º Conclusão: 200

    Nota final: 780

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  5. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 80.

    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.

    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 120.

    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 120.

    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 160.

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