Iniciante

TABACO E SUA EVOLUÇÃO: AINDA UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

  • 0

O tabaco firmou suas raízes no Brasil há muitos séculos passados, onde indígenas utilizavam-o em seus rituais religiosos e confraternizações. Todavia, na sociedade moderna, existe opiniões diversas sobre o tabaco, complicando que tal consumo seja visto como um problema de saúde pública. Dessa forma, torna-se fácil subestimar o risco dessa droga e facilitar a forma de adquiri-la.

Primordialmente, por mais que a dependência do cigarro seja visto como uma condenação a saúde por grande parte da população, o tabagismo ainda não é visto completamente como um transtorno e sim como um hábito. Como resultado, o uso diário é relativizado, sendo ainda pior para o uso esporádico, que acaba sendo considerado inofensivo. Indubitavelmente, essa suavização do risco do consumo acaba sendo a razão pela qual algumas pessoas começam a fumar, acreditando que podem parar quando quiserem, mas acabam tornando-se dependentes da nicotina.

Além do mais, há uma romantização do uso de cigarro que acaba atraindo os jovens. Segundo Zygmunt Bauman, o tabaco serve como uma válvula de escape para o estresse do cotidiano. De tal maneira, muitas pessoas compartilham essa ideia de que fumar é a forma mais eficaz para se desestressar, fazendo que adolescentes ignorem o prejuízo a saúde que a dependência gera. Eventualmente, por ser simples burlar a lei e comprar cigarros sendo menor de 18 anos, os jovens acabam também achando facilidade em conseguir outras drogas, sejam elas lícitas ou não.

Dessarte, é necessário que o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais deixem mais rígidas suas políticas e fiscalização do uso do tabaco, oferecendo ajuda para os cidadãos adultos e jovens por meio de parcerias entre o Poder Público e o Setor Privado, em que seja oferecido locais de acolhimento e tratamento da doença, além de fortalecer a fiscalização, por meio de agentes públicos que realizem este trabalho em quaisquer local que venda o tabaco.

 

SE POSSÍVEL: corrija de acordo com as competências do ENEM, obrigada! :)

Compartilhar

3 Correções

  1. HELLO ^_^

    BOA NOITE. Aqui está a correção.

    -parabéns pela redação.

    # Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM
    ( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).

    Correção por Competência:

    Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 160– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 _180– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 180– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 : 140– elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Cuidado com os agentes da conclusão . Eles contam muitos pontos.

    Você escreve muito bem.

    ✓ PROCURE TAMBÉM USAR CONECTIVOS EM ABUNDÂNCIA, sem medo, ISSO TE AJUDARÁ MUITO,. procure também, outras áreas do conhecimento que possam se agregar ao tema de sua redação, isso deixar a sua redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota. Cuidado também, para seu texto não ficar muito expositivo….

    ———ESQUELETO LINEAR———-

    # INTRODUÇÃO: 5 A 6 LINHAS.
    # PARÁGRAFOS DO DESENVOLVIMENTO: 7 A 8 LINHAS.
    # CONCLUSÃO: 7 LINHAS.

    ——–AGENTES DA CONCLUSÃO——–

    -Agente: QUEM VAI REALIZAR A AÇÃO? EX: Orgãos (ão) do Governo…..
    – Meio: Onde será realizada a ação? EX: Escolas, redes sociais.
    – Ação: Que atividade será realizada para que o problema seja resolvido? Ex: Programas Públicos, palestras…..
    – Detalhamento.
    – Resultado: Quais os pontos positivos que essa ação trará para a sociedade, ou país?
    EX: A cultura do país se fortalecerá…..

    > CUIDADO TAMBÉM, COM A FALTA DE VIRGULA (S) EM ALGUNS PERÍODOS, PARA NÃO TORNAR A LEITURA UM TANTO CANSATIVA… !!!

    > CONTINUE PRATICANDO…

    ESPERO TER TE AJUDADO.
    sucesso. ʕっ•ᴥ•ʔっ

    • 1
  2. Olá, My! Tudo bom? Espero que minhas observações auxiliem o seu estudo.
    Primeiramente, parabéns pela redação! Percebi que ela possui um projeto de texto o que fez fluir muito bem os seus argumentos.
    C1: 180 – Apresenta precisão gramatical, apenas alguns erros de vírgula
    C2: 160 – Apresenta boa associação com o tema e conseguiu relacionar bem os repertórios em cada parágrafo (Introdução, D1 e D2). Entretanto, a apresentação das teses na conclusão não foi feita de maneira explícita.
    Dica: Para a apresentação das teses procure uma estratégia para a construção do período como: “Assim, seja pela…. TESE 1 …., seja pela ……TESE 2 ….. que essa problemática persiste no corpo social”.
    (É só um exemplo, você pode criar o seu analisando as redações nota 1000).
    C3: 160- Você soube usar os argumentos de forma contundente, mas o excesso de gerúndio ( você usou verbos como “atraindo, oferecendo, complicando, fazendo, acreditando …”) comprometeu a interpretação do leitor. Cuidado! Pois trás dubiedade ao texto e é considerado vício de linguagem.
    Ex.: “Complicando para que tal consumo…” o verbo não teve o sentido esperado, que tal: … na sociedade moderna existe opiniões diversas sobre o tabaco, uma delas é a abordagem do uso do cigarro como uma problemática de saúde pública.”
    C4: 160 – Cuidado no significado do uso de alguns conectivos o “onde” é utilizado para se referir a um lugar, substitua-o.
    C5: 120 – Conclusão não completa, faltou a finalidade e o detalhamento. Lembre-se que cada item vale 40 pontos.

    (Não sou especialista, tomara que te ajude)

    • 1
  3. C1: 160, poucos desvios gramaticais, algumas vírgulas erradas. Obs.: Evite palavras muito rebuscadas, alguns corretores não gostam disso, faz o seu texto ficar com aspecto arcaico.
    C2: 160, bom repertório sociocultural, porém seus argumentos são rasos
    C3: 140, você soube contextualizar bem ao longo do texto. Porém, seus argumentos estão voltados para o senso comum.
    C4: 160, seu texto está bem estruturado, porém, evite orações reduzidas, opte sempre pelas completas
    C5: 180, está quase atingindo maestria, mas acredito que você precise organizar melhor como escreve a conclusão, irá melhorar o aspecto dela.
    Total: 800 (não sou especialista no assunto, mas espero ter ajudado)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.