Sustentabilidade e consumismo, o poder do marketing

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Cada vez mais em alta, a palavra sustentabilidade chega ao público com mais força e menos significado. Sendo utilizada em larga escala, com o intuito de persuadir o consumidor, termos como reciclado, reutilizável e sustentável, tem tomado espaço nas embalagens e tem sido usada como palavra chave em propagandas multimídia.

O que não se percebe no geral, é que induzir um público à compra desordenada, que não faz a separação do lixo, nem o descarte das embalagens e produtos corretamente, não soluciona o problema da poluição e do desmatamento. Problema esse que só causa preocupação, quando nos atinge diretamente e ameaça a salubridade das futuras gerações.

Contudo o poder público exerce um papel fundamental para que a sustentabilidade se faça efetiva. Com a criação dos aterros sanitários, cooperativas de reciclagem e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela lei n° 12.305 de 2010 tinha como objetivo pôr um fim aos lixões no Brasil até 2014. Mas com o cronograma atrasado e as multas previstas não surtindo o efeito desejado, os lixões seguem sendo amplamente utilizados.

O alcance da sustentabilidade está na união de esforços, para a realização de mudanças em prol do bem comum. Cabendo assim que a população, produza menos resíduos sólidos, recicle e reutilize mais. E que os três poderes: executivo, legislativo e judiciário se unam para a criação de leis que beneficiem o meio ambiente ao invés do lucro exacerbado. Para que dessa forma possamos melhorar nossa realidade presente e garantir um futuro íntegro. 

 

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3 Correções

  1. 1-“Cada vez mais em alta, a palavra sustentabilidade chega ao público com mais força e menos significado.”
    -Excelente começo para uma boa construção da contextualização e tese.
    2-“Sendo utilizada em larga escala, com o intuito de persuadir o consumidor, termos como reciclado, reutilizável e sustentável, tem tomado espaço nas embalagens e tem sido usada como palavra chave em propagandas multimídia.”
    -Tu perde um pouco da direção com que começou a primeira frase, e não apresenta sua tese;
    -Faltou deixar o tema claro para o leitor;
    -O trecho “Sendo utilizada em larga escala” concorda com “termos”. Perceba que termos são utilizados e não “utilizadas”.
    3-“O que não se percebe no geral, é que induzir um público à compra desordenada, que não faz a separação do lixo, nem o descarte das embalagens e produtos corretamente, não soluciona o problema da poluição e do desmatamento. Problema esse que só causa preocupação, quando nos atinge diretamente e ameaça a salubridade das futuras gerações.”
    -Ausência de tópico frasal;
    -A ausência da tese faz os argumentos presentes no desenvolvimento parecerem recortados;
    -Incremente seu argumento com dados, exemplos e argumentos de autoridade: use seu repertório sociocultural produtivo.
    -Tangenciamento do tema em “não soluciona o problema da poluição e do desmatamento”;
    -Planeje seu texto antes de escrevê-lo. Imagine que 5 milhões de pessoas farão o ENEM, e se pergunte o que 4,5 milhões delas irão falar em sua redação – a resposta para essa pergunta é o que você poderá chamar de senso comum.
    -DESENVOLVIMENTO = TÓPICO FRASAL + APROFUNDAMENTO DO ARGUMENTO + FECHAMENTO DO ARGUMENTO.
    4-“Contudo o poder público exerce um papel fundamental para que a sustentabilidade se faça efetiva. Com a criação dos aterros sanitários, cooperativas de reciclagem e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela lei n° 12.305 de 2010 tinha como objetivo pôr um fim aos lixões no Brasil até 2014. Mas com o cronograma atrasado e as multas previstas não surtindo o efeito desejado, os lixões seguem sendo amplamente utilizados.”
    -Tópico frasal, mas sem o conectivo ideal no começo do parágrafo.
    – Usou uma referência jurídica, o que é ótimo.
    -Use mais conectivos para dar um sentido completo aos suas períodos.
    -Aprofunde e amarre mais seu argumento ao seu repertório sociocultural
    4-“O alcance da sustentabilidade está na união de esforços, para a realização de mudanças em prol do bem comum. Cabendo assim que a população, produza menos resíduos sólidos, recicle e reutilize mais. E que os três poderes: executivo, legislativo e judiciário se unam para a criação de leis que beneficiem o meio ambiente ao invés do lucro exacerbado. Para que dessa forma possamos melhorar nossa realidade presente e garantir um futuro íntegro. “
    -Você tentou parafrasear/retomar uma tese inexistente – a tese se mostra importante mais uma vez.
    -Duas propostas de intervenção. É coerente considerando os argumentos apresentados.
    -A primeira proposta de intervenção está incompleta e, de maneira realista, inviável de se cumprir.
    -A segunda proposta está incompleta.
    -Fez o fechamento do texto, mas esse não dialogou com a contextualização.
    *Recomendo que você comece estudando o básico. Leia a cartilha de redação do ENEM e o guia de redação do “Me Salva!”, que é grátis. Boa sorte nos estudos!

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  2. Oi Jessica! tudo bem contigo?
    eu não sou corretora, mas queria te dá umas dicas, beleza?
    1: Nesse trecho foi possível notar alguns erros de pontuação. ” Sendo utilizada em larga escala, com o intuito de persuadir o consumidor, termos como reciclado, reutilizável e sustentável,” seria legal desse jeito ” Sendo utilizada em larga escala, com o intuito de persuadir o consumidor, termos como: reciclado, reutilizável e sustentável.” porque em “termos como” você irá introduzir uma enumeração, então é legal que tu coloque os dois pontos, beleza? E no final da palavra sustentável, seria um ponto final, já que é o final da enumeração e, consequentemente, o final do período, certo?
    2: Você não trouxe a tese, te aconselho a no final do parágrafo de introdução escrever algo do tipo. ” Dessa forma, tendo em vista à falta de instrução da população no momento do descarte do lixo e o descaso do poderio público com as políticas de resíduos sólidos faz-se necessário o debate”, poderia ser algo desse tipo, a tese é justamente, a premissa do que vai ser abordado nos desenvolvimentos.
    3: Você argumenta muito bem, porém te aconselho a trazer um dado nesse seu D1, vai agregar bastante valor a sua redação.
    4: No seu D2 perceba como a sua argumentação ganhou mais significado quando você trouxe essa lei de 2010, é interessante lembrar que o intuito do texto dissertativo argumentativo é convencer o leitor, então é legal utilizar esses repertórios para conseguir convencer o corretor da sua redação, beleza?
    5: a proposta também estar muito mais bem escrita, pois foi possível notar que você utilizou 3 dos 4 elementos da proposta de intervenção, o que agregou muito mais valor a sua proposta, beleza? só ficou faltando o MEIO/MODO de como será essa sua ação. Os 3 elementos foram: ação, agente e finalidade.
    6: que legal q tu colocou o nexos que eu te disse, porém toda vez que tu for colocar um conectivo é interessante colocar a vírgula separando o conectivo da frase com o sujeito + verbo + predicado, beleza? é só dá uma olhadinha em videos no youtube sobre virgulas que lá com certeza vão te explicar com mais detalhes.
    em geral, tu argumenta muito bem, só precisa se ater mais aos conectivos, a tese, como introduzir os repertórios, a proposta e a pontuação.
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 80
    C4: 100
    C5 120
    T: 580

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  3. Sua redação está boa, mas pode melhorar, sempre que possível use um esqueleto de redação para cada parágrafo, não é obrigatório mas torna o processo de escrita mais fácil e o texto mais completo.
    Em sua introdução percebi o contexto, mas não vi o tema e a tese, esqueleto de introdução: Contexto – Tema – Tese; seria melhor deixar claro em sua introdução o que você vai abordar no desenvolvimento para não fugir do tema.
    O seu desenvolvimento não está completo, novamente usando o esqueleto o correto seria: Afirmação (tópico frasal) – Exemplificação – Explicação – Conectivo de conclusão do desenvolvimento.
    Sua conclusão faltou conectivo, não teve uma breve retomada aos parágrafos de desenvolvimento , sua proposta de intervenção para mim não ficou clara, novamente bato na tecla do esqueleto: Conectivo de conclusão – Breve retomada do desenvolvimento – Proposta interventiva ( detalhamento; agente; ação; modo; efeito).
    Procure um modelo de esqueleto completo, entenda como ele vai funcionar e depois o compare com algumas redações nota mil, a maioria deles segue esse modelo, além de ser considerado o mais completo é o mais fácil de se fazer.
    Não sei corrigir por competência, mas se fosse para dar uma nota, sua nota seria 400, acredito em seu potencial e tenho certeza que você conseguirá produzir redações dignas de nota máxima no Enem.

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