A sustentabilidade é um aspecto muito abrangente, que envolve questões, políticas, sociais e econômicas. É notório que toda essa abrangência traz uma divergência de opiniões acerca do tema. Dentre tantos aspectos destacam-se: problemas ambientais e geração de novos empregos, por conta do surgimento de novas empresas capitalistas no meio ambiental.
Cabe mencionar que os problemas ambientais são decorrentes de ações humanas a fim da obtenção de lucros, como no desmatamento em prol da instalação de uma nova indústria. Diante disso, o meio ambiente vem a ser prejudicado, sendo afetado de maneira direta em seu desenvolvimento sustentável. As indústrias, por sua vez, tendem a agravar este problema, com a emissão de gases, despejos de dejetos químicos em meio fluviais e queimadas, comprometendo dessa forma, a atmosfera, fauna e flora. Entretanto, a zona urbana e consequentemente a população, de maneira indireta, é afetada, como na aparição de chuvas ácidas, por exemplo.
Vale ressaltar que com a geração de novas empresas, há o surgimento de novas ofertas de emprego, contribuindo assim com a atividade socioeconômica do país. Nesse viés há quem apoia e quem desapoia tal feito ocorrido no meio ambiente. Por conta disso, muitas empresas já trabalham com o conceito de “Sustentabilidade empresarial”, que visa cumprir normas e diretrizes sustentáveis no intuito de garantir o sustento do meio ambiente e da atividade capitalista. Diante dessa atitude, as organizações empresárias tendem a serem bem vistas com os olhos da população, pois exercem sua função em conciliação com o meio ambiente como o todo.
Feitas as reflexões, percebe-se que a sustentabilidade e o meio empresarial são polêmicos em referência à meio ambiente. Portanto, leis e normas devem ser criadas e fortalecidas, assim como a conscientização de escolas e universidades visando a criação de projetos e meios a fim de garantir a sustentabilidade e o livre arbítrio de empresas capitalistas.
Zéf Niaj
Boa tarde Digo, seguem aqui minhas considerações..
No primeiro parágrafo:
Em “políticas, sociais e econômicas”, não é necessário vírgula entre políticas e sociais
No segundo parágrafo:
2 linha, acho que ficaria melhor você colocar “como exemplo o desmatamento..” ao invés de “como no desmatamento..”
8 linha, o correto é “ são afetadas”, pois o verbo complementa os sujeitos zona urbana e população
No terceiro parágrafo:
ficou perfeito
No quarto parágrafo:
2 linha, “ao meio ambiente” é o correto
Conclusão cabível ao estilo FUVEST, entretanto seria necessário que você respondesse mais algumas perguntas exigidas pela proposta de intervenção para que sua conclusão valha 200 pontos no ENEM
Eu não sei qual foi a modalidade de redação que você está fazendo, se é ENEM ou FUVEST ou até mesmo outro vestibular prestigiado. No entanto, considerando somente esses dois que citei, aqui vão as notas que eu daria:
ENEM: 860
FUVEST: 760