“Trata-se de um esgoto a céu aberto, não se encontra oxigênio mais em suas águas por diversas milhas”, disse o jornal Manchester Guardian, em 1959 sobre o rio britânico Tâmisa, o qual foi poluído de ponta a ponta desde o século XIX, iniciado com o período da Revolução Industrial. Na contemporaneidade, identifica-se o mesmo rio, antes dado como “morto”, agora quase totalmente despoluído, que juntamente com o rio Sena (localizado na França) peguilham a capacidade humana de despoluir o ecossistema mundial. As pessoas realmente são capazes de reverter a contaminação e degeneração que causaram ao meio ambiente?
Primordialmente, é imprescindível e de entendimento global que 95% da população mundial respira ar poluído. Outrora, o quão problemático podem ser as consequências da falta do cuidado humano para com o meio ambiente, que, são visados apenas como “inconveniente” ou “contratempo” até se tornarem o estorvo mundial como conhecido atualmente? Onde o território brasileiro é o 4º no mundo em ranking de emissão de gases poluentes e manuseio o solo, é impossível chamar o Brasil de país em desenvolvimento se atitudes hipócritas como essa continuarem a suceder-se.
Por consequência, a sociedade estabelece e desenvolve pessoas que sequer consideram a hipótese de redução ao impacto ambiental, desde pequenos atos como não usar copos descartáveis ou não jogar resíduos nas ruas, a desmatamentos de grandes áreas. Conforme pesquisas, o Brasil emite mais de 112,9 bilhões de toneladas de CO2 desde 1850, com mais de 85% desse total associado a derrubada de florestas liderando a categoria desmatamento e emissões associadas ao uso da terra.
Em suma, não é visada a regressão de ações prejudiciais, mas sim a diminuição das mesmas, como o internacionalmente conhecido, reconhecido e criado pela ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão agindo como um apelo global para a proteção do âmbito ambiental e até mesmo social. Entretanto, vale ressaltar que somente falas e objetivos não são o suficiente para erradicar esta contaminação ambiental, ações precisam ser tomadas imediatamente, a começar por projetos sustentáveis e voluntários de coleta de resíduos nas ruas e parques em cidades grandes e pequenas, capitais e metrópoles. Atos como substituição de plástico por materiais biodegradáveis por meio de empresas multinacionais de massa também são aliados valiosos para enfim corroborar a existência da sustentabilidade ambiental, provando que a sociedade está apta a fazer o possível para cuidar da localidade onde vive.
Fernand4.k
Olá, Não sou especialista ok?
– Competência 1: 120
– Competência 2: 120
– Competência 3: 120
– Competência 4: 160
– Competência 5: 200
Total: 720
Notas acerca do texto:
Cuidado também com alguns desvios de português como de pontuação, concordância e repetições excessivas.
São apenas alguns ajustes, o texto é bom. Parabéns pela elaboração
jacionara0414
O âmbito social gerado pela falta de atenção concedida pelas pessoas de alto poder, é incorrigível o cessar das palavras que induzem a moral do contexto citado na sua redação . Não podemos fechar os olhos para esse tipo de pauta, portanto seus argumentos estão totalmente correto e satisfatório dizer que suas palavras deixaram transparente e claro a pauta do assunto.
Fernandawill
Parabéns, seu texto está muito bom!
Competência 1 ; 160 pontos. Seu texto demonstra ótimo domínio da língua, apresentando poucas falhas de concordância
Competência 2; 200 pontos. O texto segue a ideia do tema.
Competência 3; 200 pontos. Apresenta ideias claras e sustentadas por argumentos plausíveis.
Competência 4 ; 160 pontos. O texto obedece à estrutura correta, apresentando poucas falhas de coerência.
Competência 5 ; 160 pontos. Conclusão muito boa! Só faltou um detalhamento mais aprofundado nas ações e modos de serem realizadas.
TOTAL; 880 pontos
OBS; Não sou especialista, desculpe caso houver falhas na correção :)