TEMA: A IMPORTÂNCIA DO SUS
pf explicitem a nota de cada uma das competências
O acesso à saúde é um direito previsto no artigo sexto da Constituição Federal de 1988, no qual diz que todo cidadão brasileiro tem direito a ter uma saúde pública de qualidade. Tal prerrogativa aparece, na prática, no Sistema Único de Saúde (SUS), serviço esse que tem a excelência de garantir aos mais pobres acesso a tratamentos médicos. Entretanto, esse respeito a Constituição não é garantido de forma sólida, principalmente ao se observar o desejo de privatização do SUS e os recentes cortes nos gastos da saúde pública. Nesse sentido, percebe-se que a saúde democratizada não é garantida de forma plena e convém analisar as causas dessa situação na sociedade.
Em primeiro lugar, é válido ressaltar o frequente desejo de privatização do SUS, por parte das elites e da população. Essa vontade tem como fundamento pensamentos liberais, como o princípio da concorrência, que afirma que a competição garante bons serviços. Entretanto, o problema é o percurso até a privatização, que implica no sucateamento do serviço, afim de abaixar o seu valor, facilitando sua venda. Logo, ideologias econômicas interferem diretamente na integridade do SUS.
Além disso, há também os cortes nos gastos (em forma da PEC 241, por exemplo), que são os instrumentos que possibilitam a privatização de um serviço. Nesse horizonte, o simples desejo liberal de tornar privado, fomenta significativa diminuição nos investimentos na coisa pública, prejudicando sua qualidade, e consequentemente, àqueles que a acessam. Diante disso, o pensamento liberal entra em contradição com a fala de John Locke, que diz que o Estado tem o dever de garantir o bem estar social (neste caso, uma boa saúde pública). Dessa forma, a privatização do SUS nega, além de direitos, o próprio pensamento de Locke, o pai do liberalismo.
Sendo assim, é fundamental a tomada de ações que recuperem o prestígio do SUS, de forma a impedir, não só o desejo de privatizar, mas também suas drásticas consequências como o sucateamento. Para isso, campanhas de valorização do SUS nos meios midiáticos, por parte de médicos e funcionários diretamente ligados ao dia-dia médico, são essenciais para criar uma consciência na população e cristalizar no imaginário popular, a importância de um sistema público de saúde. Além disso, o Ministério da Saúde deve reinvestir bilhões no SUS com o fito de o fortalecer e reverter os cortes. Destarte, todos terão acesso a um SUS excelente, respeitando, deste modo, o artigo sexto da Constituição Federal.
Ordep
Olá! bom, espero ajudar.
antes da correção em si, venho alertar que sua redação tem 33 linhas, no Enem são aceitas somente 30, digo isso pois de certa forma, se você treinar sem limites de linha, corre o risco de no dia da prova estar “familiarizado” com textos maiores e ser prejudicado.
Também coloco uma atenção nas palavras cultas que você usou; Se você escreveu essa redação sem ajuda, e essas são palavras que você usa no seu cotidiano, excelente!
Mas caso não, e você não usa essas palavras no seu dia a dia, aconselho a não usar no Enem, pois em primeiro lugar você ira ficar muito tempo buscando palavras cultas e perdera um tempo significativo, outra, lembre que mesmo os professores de correções do Enem serem instruidos, eles corrigem muitas! mas muitas redações, além de que, o Enem não da pontos extras ou coisas do tipo por palavras mais cultas, mas sim preza pelo portugues correto.
Li e reli sua redação, sou um estudante, então não sei muito, mas ao meu ver, não consigo encontrar nenhum erro pertinente ou algo que possa prejudicar sua nota em relação a escrita de seu texto.
1 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa = 200
Mas deixo aqui o alerta em relação ao vocabulario, se é de seu cotidiano o usar desta forma tão formal ou somente para a redação.
2 Compreender a proposta de redação e o tipo textual exigido = 200
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa do ponto de vista = 200
4 Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação = 200
5 Elaborar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. = 200
a nota final seria 1000, mas levando em conta o excesso de linhas e na pratica que posso ter errado algo, minha nota de fato seria um 900.
Espero ter ajudado
VitorLdeLetras
Não consigo pensar em sinônimos para
Saúde
Público
Sucateamento
Se alguém souber de algum, agradeço a dica :))
Não revisei pontuação também, meu foco nessa redação foi o encadeamento de ideias. Espero ter conseguido costurar bem o texto
;3
Obrigado a quem corrigir e/ou ler minha redação