SUS: desafios e importância no Brasil.

  • 0

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, instituíu o Sistema Único de Saúde(SUS), para oferecer saúde a todos como dever do Estado. De maneira análoga a isso, nota-se que apesar de ser um sistema com base na universalidade, ou seja, garantir que todos tenham direito aos serviços de atenção à saúde de forma gratuita, há entraves na eficiência do sistema para sua eficácia. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: Ausência de infraestrutura nos hospitais da rede pública e baixo investimentos na saúde do Brasil.

Percebe-se, primeiramente, que os postos de saúde e os grandes hospitais públicos encontra-se com sua infraestrutura precária, assim dificultando a fluidez do atendimento médico pela falta de leitos e até equipamentos. Desse modo, vale ressaltar a situação caótica do maior hospital de urgência de Sergipe(HUSE), que tem seus corredores sobrecarregados de macas com pacientes ao invés de possuir leitos suficientes.

Ademais, é notório o baixo investimentos do governo com a saúde brasileira, assim contrariando o pensamento do filósofo Thomas Hobbes, que defende que é dever do estado garantir bem-estar social. Conquanto, é de importância salientar que só em 2017, o governo de Temer, bloqueou aproximadamente 42 bilhões de gastos públicos, sendo que parte desse dinheiro era destinado ao SUS. Dessa forma, a realidade do sistema de saúde fica prejudicada ao ponto de faltar equipamentos, materiais e médicos para o atendimento dos usuários da saúde pública.

Portanto, cabe o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, libere recursos financeiros suficientes aos Estados da federação, para que estes, em parceria com suas respectivas secretaria da saúde, possam contratar profissionais da área, além de fazer implementações  de melhorias técnicas, administrativas e de infraestrutura no SUS, a fim de que garanta seu papel com qualidade.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1o parágrafo: mto bem escrito e com fortes argumentos.
    2o parágrafo: podia ter sido mais opinativo, expor mais sua opinião.
    ainda no 2o, seria bom se o repertório fosse colocado no início, pois, daria maior ideia de “introdução” ao argumento.
    3o parágrafo: bem escrito
    4o parágrafo: proposta de intervenção forte, porém, a ausência de detalhamento pode fazer com que o corretor tire ponto.

    competência I: 160
    comp. II: 200
    comp. III: 160
    comp. IV: 200
    comp. V:160

    • 1
  2. 1° parágrafo está muito bom, identifiquei muito bem a tese e percebi uma ótima gramática.
    2° parágrafo ótimo, só percebi uns dois erros gramaticais, porém ótima argumentação e um repertório forte.
    3° parágrafo também está muito bom, parabéns. Um ótimo repertório e percebe-se uma ligação com o 2° parágrafo.
    4° tem o agente; tem o meio e o modo pelo qual ele deve agir; tem uma finalidade; percebi um bom detalhamento, mas n consegui vê tão aprofundado. Ótimo parágrafo também.

    •Competência I: consegui ver um domínio da escrita formal, mas vi alguns erros .: 160
    •Competência II: consegui ver um grande conhecimento nesse texto.: 200
    •Competência III: ponto de vista está claro, argumentando principalmente com fatos.: 160
    •Competência IV: existe uma diversificação na utilização de recursos coesivos e n vi inadequações.: 200
    •Competência V: Ótima proposta de intervenção, com respeito aos direitos humanos e uma elaboração muito boa para a proposta de solução do problema abordado.: 200

    Ps: adorei o seu texto, continue assim que vc vai além.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.