Coloque nota, por favor:)
O SUS ( sistema único de saúde) foi criado em 1988 pela Constituição Federal, que assegura a todos os brasileiros acesso a saúde pública. Todavia, há questões problemáticas quanto a esse sistema, como é o caso das condições insalubres observadas. Também, a falta de aparelhos responsáveis que asseguram a vida dessas pessoas. Haja vista, que muitos só tem o SUS como opção para sua saúde.
Com a chegada dos portugueses, em meados de 1500, o problema relacionado a saúde veio aumentando, inúmeras doenças veio junto com os portugueses, matando centenas de índios, nativos da terra. Contudo, é visível que em tempo de pandemia do novo coronavírus e o agravo do SUS,é notório que haja mais filas em hospitais e várias pessoas levando a óbito.
A medida que vemos que milhares de pessoas morrem como consequência da falta de materiais disponíveis,urge que medidas cabíveis devem ser aplicadas. Conforme o sociólogo Durkeim, o fato social é uma maneira de agir e pensar. Seguindo essa linha de pensamento, note-se que o problema tornou-se cotidiano e a população habitou-se a ele. Entretanto, só foi observado uma real precariedade do SUS em tempo de pandemia onde teve agravo maior de mortes por consequência da falta de materiais.
Desse modo, medidas devem ser tomadas visando o combate à precariedade de materiais em seu sistema. Portanto, faz necessário que o setor público de saúde,por meio de recursos ao Ministério da Saúde, promova verbas de aparelhos qualificados e eficientes para quem necessita do sistema, objetivando a diminuição de óbitos, filas e precariedade, por fim a condições péssimas no SUS.
Daniel Barbosa
Bom dia!
Sua introdução está boa, porém deveria ser mais explícita com sua tese;
D1: Tente fazer esse parágrafo com 3 ou 4 períodos, com tópico frasal, repertório sociocultural, explicação, e um fechamento bem crítico;
D1: Aqui também sentir falta de fazer uma abordagem melhor e um fechamento mais crítico.
INTERVENÇÃO: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO.
Falta detalhar melhor…
=======================
DICA: NÃO USE PALAVRAS COM FINAIS …NDO, NAS REDAÇÕES DO ENEM.
TENTE ESTUDAR SOBRE PONTUAÇÕES.
=======================
C1 = 160
C2 = 180
C3 = 120
C4 = 160
C5 = 160 ========= 780 PONTOS!
viniciusss02
NOTA: 650
os dois primeiros parágrafos davam pra se fundir, pelo menos eu acho que n haveria perda de sentido e a sua conclusão tá um pouco falha pois falta o efeito mais especifico da situação.
Ah e no seu desenvolvimento tenta analisar e colocar em uma sequencia mais conectiva que der mais entendimento no leitor pois eu achei que tem umas ideias meio que soltas
Ray_martins04
Olá Jacqueline! Primeiramente sou nova aqui e assim como você estou no caminho do aprendizado. Peço que encare todas as correções aqui feita como criticas construtivas.
Em geral a redação está no caminho certo. Porém ainda há pontos a se corrigir.
No 1 parágrafo foi usado a introdução definitiva, que é um uso bom da introdução. A sua tese esta lá , mas não muito explicita.
No 2 parágafo seu pensamento ficou um pouco perdido. Ao tentar entrelaçar um fato histórico com a atualidade você se perdeu. Além do erro de coerência na frase “… inúmeras doenças veio junto…”, eu utilizaria vieram.
No 4 parágrafo, ou seja, a conclusão, eu costumo usar 4 elementos para ficar completo. Agente ( Quem irá fazer ou tomar uma atitude para acontecer a proposta de intervenção); 2 Ação ( O que será feito, ou seja, a proposta em si); 3 Instrumento ( por onde vai ser feito/transmitido. ex: propagandas, mídias sociais, jornais, etc.) e 4 Consequência ( é a solução/conclusão). Os seus ficaram escondidos por assim dizer.
Seu uso de linguagem é mediano. Super recomendo ler livros e estudar sinônimos.
Aqui ficam minhas considerações finais, bjuus!
Nota 620
Victor_Nobre
Olá Jacqueline, bom dia! De maneira geral, a redação está boa , entretanto, alguns erros de concordância valem ser destacados.
No 1°parágrafo, do final da 4 para início da 5° linha, creio que não deveria existir esse ponto final e sim uma vírgula, dado que quebra a conexão da frase.
No 2 parágrafo, ao invés de “inúmeras doenças veio junto” trocar para “inúmeras doenças vieram junto”. Ainda no segundo, como sugestão, trocaria “várias pessoas levando a óbito” para “várias pessoas levadas a óbito”.
No 4°parágrafo, 2 linha, acrescentar o “se” antes do “faz necessário”. Por fim, na última linha, colocar o artigo concordando com o substantivo, ou seja, “por fim as condições péssimas no SUS”.
Essas foram minhas percepções. No mais, está ótimo.
Nota 650