Iniciante

SUPERLOTAÇÃO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA NO BRASIL

  • 1

O artigo 5° da constituição Federal de 1989 defende o direito pleno de qualquer cidadão. Entretanto percebe-se uma lacuna na garantia desses direitos na questão da superlotação da população carcerária no Brasil, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Nesse sentido é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como principais causas a ausência de investimentos em inflaestrutura e a falta de uma legislação eficaz.
Em primeiro lugar devemos apontar para a falta de investimentos como um fator determinante na persistência do problema. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimentos no Brasil, somando setores públicos e privados, esta no seu menor nível em 50 anos. Entretanto o sistema penitenciário no Brasil é uma das áreas que menos recebe investimentos conforme o IG de 2019. Nessa ótica muitos problemas não são abordados pela sociedade brasileira, como a falta de investimentos na infraestruturar dos presídios, que, por esse quesito vem acarretando varias doenças, como o Covid-19 que se manifesta rapidamente com contato físico e por superficies contaminadas, com a precariedade das celas as quais tem péssima higienização os indivíduos carcerários se tornam vulneráveis pra tais doenças.
Além disso outra dificuldade enfrentada é ausência de um sistema de lesgislação eficiente. São Tomas de Aquino, defendeu que todo ser humano deve ser tratado com a mesma importância. Dessa forma podemos perceber que há um vácuo na legislação brasileira, visto que a superlotação da população carcerária tem causado vários assassinatos pelos próprios detentos, e muitas vezes essa afirmação não tem dado a suma importância necessária, o que torna a vida desse detento como algo desprezível. A qual afeta diretamente na desigualdade social na sociedade, tornando esse problema não apenas social, mas também constitucional.
Portanto, é evidente que tais entraves precisam ser solucionados. Para que isso ocorra é importante que o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União, devem supervisionar o destino dos investimentos brasileiros. A fim de remanejar melhores recursos para o sistema carcereiro. Para que tal destinação seja coerente, esses órgãos devem criar um blogue no qual a população brasileira poderá interagir e apontar questões como o problema do enunciado que precisam ser resolvidos com urgência. Por fim, com essas ações espera-se promover a construção de um Brasil melhor.

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa noite, como ja foi dito sua redação foi muito bem articulada, você acrescentou citação filosófica e dados ao texto que o enriqueceram bastante.
    Porém houve alguns erros de ortografia (provavelmente causados por erro de digitação no seu dispositivo).
    Nota: 880
    Dica: talvez no próximo você possa acrescentar tbm uma alusão histórica

    • 1
  2. ola maina, td bm? :D
    O texto está bem escrito.
    INTRODUÇÃO: Bom recorte temático, tese esta clara. dentro da estrutura de texto dissertativo-argumentativo.
    Obs: A CF é de 1988 (art 5- direitos individuais e coletivos/ art 6- direitos sociais
    DESENVOLVIMENTO:
    D1: o parágrafo está estruturado com o TF+argumentação+ fechamento. o repertorio socio cultural é bom e tem muita relação com o tema.
    Obs1: aqui vc repetiu o conectivo adversativo NO ENTANTO, vc pode usar outro semelhante: todavia, conquanto…
    Obs 2: ultimo periodo ficou muito grande e isso pode dificultar a leitura. vc poderia terminar em “doenças”. Poderia retomar: Como , por exemplo, a covid-19…
    Obs3: Embora os rescursos financeiros sejam poucos, vc tbm poderia focar na questão da má administração publica pelos estados … (sugestão)
    D2: o parágrafo está estruturado com o TF+argumentação+ fechamento. o repertorio socio cultural é bom e tem muita relação com o tema, PORÉM, o problema não está na legislação carcerária. Visto que eles tem direitos (e muitos). o problema é o poder executivo estadual ou federal que não aumenta o numero de celas ou construção de mais unidades prisionais. Ou seja, má adm. publica. A super lotação dos presídios afeta a dignidade da pessoa humana, nesse caso o TF frasal teria que ser outro, e, ainda assim, caberia legal com a citação de Tomás. Senti falta de um conectivo melhor no ultimo periodo: “A qual afeta” = E, desse modo, afeta…
    Obs1: “podemos perceber” – a redação deve ser impessoal- (use: percebe-se dessa forma)
    obs2: “a vida desse detento”- parece que vc está falando sobre um caso especifico. Aqui é bem melhor vc ser genérica . Ex: a vida dos detentos/presos/ encarcerados
    CONCLUSÃO: Possui uma introdução, responde as 5 perguntas e tem um fechamento. Ta otima! Sugestão: serial legal se vc retomasse a CF. isso mostra planejamento de texto.
    Obs1: troque ” investimentos brasileiros” por recursos financeiros ou recursos publicos
    Obs2: “MPF e TCU devem “, ou “o MPF, em parceria com o TCU, deve”- cuidado com uso da virgula aqui.
    Obs: o texto é razoavelmente bem escrito. Alguns erros de virgula e conectivos. Uma redação muito boa, mas sei que vc pode melhorar.
    AVALIAÇÃO
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 160
    C5-200
    TOTAL: 880

    • 1
  3. Olá, boa noite. Aqui está o que achei da sua redação: texto bem articulado, com boas referências e bom conhecimento geral sobre o tema proposto. Defendeu-o de forma coerente e soube propor soluções para a problemática apresentada. Ressalto apenas alguns erros gramaticais que talvez tenham até sido cometidos ao digitar no computador ou celular.
    Nota atribuída: 880
    Abraços

    • 1
  4. C1: 140 Desvios de escrita e de pontuação.
    C2: 180 Tema bem desenvolvido e boa colocação do dissertativo argumentativo, porém os conectivos de ligação de parágrafos foram fracos.
    C3: 200 Apresentou informações e fatos muito bem relacionados ao tem proposto e de aparente autoria. Muito bem distribuídos também.
    C4: 140 Texto bem articulado, porém alguns conectivos mal colocados.
    C5: 120 Proposta de intervenção mediana e confusa.

    • 0
  5. Olá, boa noite. Aqui está o que achei da sua redação: texto bem articulado, com boas referências e bom conhecimento geral sobre o tema proposto. Defendeu-o de forma coerente e soube propor soluções para a problemática apresentada. Ressalto apenas alguns erros gramaticais que talvez tenham até sido cometidos ao digitar no computador ou celular.
    Nota atribuída: 880
    Abraços

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.