Iniciante

Superando a realidade paralela do mundo virtual

  • 1

De fato, o mundo virtual tem se expandido a ponto de criar uma realidade paralela ao mundo real. Embora os avanços tecnológicos tenham facilitado a vida, como a comunicação, as reuniões de trabalho, o ensino, pagamentos. O crescimento e domínio da internet também tem gerado impactos negativos, como vícios, danos emocionais e psicológicos.

Em virtude disso, faz-se necessário impor limites para que a realidade virtual não venha se sobrepor ao mundo real. A maioria das pessoas são controladas pela internet, depositam credibilidade em fake news, ostentações, criam expectativas baseadas em fatos que não representam a verdadeira essência da vida, que não retratam a realidade, nem de modo superficial.

Os limites a serem impostos são: controle de horário, de uso da internet, através da gestão do tempo, procura da fonte verdadeira das notícias, separar para absorver apenas conteúdos relevantes que tenham alguma utilidade, questionar e se abster de assuntos ou exposições fúteis que nada têm a acrescentar. Tais limitações poderão surtir efeito se o indivíduo valorizar a si mesmo, o seu tempo, o seu trabalho, e continuar na incessante busca do desenvolvimento pessoal, com cursos, capacitação e novos aprendizados, como um idioma, um instrumento, etc.

Por fim, é preciso reconhecer o lado ilusório da internet e admitir que somente desenvolvendo a si mesmo o cidadão poderá somar à sociedade e melhorar a realidade, para que o virtual não supere o mundo real.

Compartilhar

1 Correção

  1. Intro:
    – Bela introdução, pessoalmente, eu sempre gosto de fechar o parágrafo, logo, faria algumas alterações na ordem dos períodos e algumas expressões:

    “Embora os avanços tecnológicos tenham facilitado a vida cotidiana, como a comunicação, as reuniões de trabalho, o ensino e transferências bancárias, o crescimento e domínio da internet também tem gerado impactos negativos, como vícios, danos físicos e psicológicos. Logo, percebe-se que o mundo virtual tem se expandido demasiadamente, a ponto de criar uma realidade paralela ao mundo real. Diante disso, convém analisar alguns fatores que colaboram para tal polarização.”

    D1
    -para usar “em virtude disso” vc deve dar algum contexto antes, logo, essa expressão não pode vir primeiro. por exemplo. “Fui à feira e atropelei um doguinho, em virtude disso, fui presa”, sacou?? precisa ter um contexto antes.
    Então, para começar seu parágrafo vc deve usar algo que dê início como “primeiramente, em primeira instância, em primeiro lugar, antes de tudo…”
    Outro ponto, vc deu uma proposta para resolver sem contextualizar antes, ficou meio estranho, e como se eu dissesse: “Em virtude disso, preciso tomar remédio, eu não consigo dormir”. Vc concorda que seria melhor ” Não consigo dormir, em virtude disso, terei de comprar remédio”. é apenas uma inversão, mas ajuda muito na hora de fazer a redação e entender as conjunções quando vc coloca normal a ordem das palavras.
    Logo, eu deixaria assim:

    ” Em primeira instância, é necessário ter em vista que a maioria das pessoas são controladas pela internet, principalmente pelas redes sociais, já que depositam sua credibilidade em notícias apelativas e sucessos de vidas alheias. De forma a fazer uma constante comparação para com sua própria vida. E, como são expectativas baseadas em fatos que não verdadeiros, acabam por se frustrar. Corroborando assim, o desejo de modificação do corpo e de interesses, bem como mudanças bruscas de personalidade. Esse poder de influência é verificado no documentário “O Dilema das Redes”, o qual apresenta especialistas e profissionais da área alertando sobre o poder devastador das mídias sociais na democracia e na humanidade, fortalecendo o mantra: “se o serviço é de graça, o produto é você.”

    – Outro ponto: Marília, cadê seu repertório?? Na redação vc deve colocar repertórios socioculturais que se relacionem com a temática, no exemplo acima eu coloquei um documentário que eu tinha visto. Eles querem saber o seu conhecimento de mundo, então não basta falar, tem que ter um legitimador.
    Por exemplo: “as pessoas estão cansadas”
    Tá, só isso?? quem vai acreditar?? como base em que vc diz isso?? quem é vc para dizer isso??

    Agora: “As pessoas estão cansadas do rotina moderna. De acordo com uma pesquisa do Correio Brasiliense, 87% das pessoas entrevistas de definem como exaustas e que não veem a hora de ir à praia”
    ” As pessoas estão cansadas da rotina moderna. Isso já foi tema de sociólogos como Zagmunt Bauman, que discorreu acerca da modernidade líquida” >>> isso é uma teoria, pesquise e saiba mais sobre teorias filosóficas e sociolóficas
    ” No livro ” Sociedade do Cansaço” do filósofo Byung-Chul Han, é descrito como a sociedade se comporta perante a modernidade e os avanços tecnológicos..”>> vc deve manjar de teorias, e ler muitos livros, saber sobre os autores e saber explicá-los. Com isso, o corretor fica feliz “olha só! esse aluno lê e estuda muito”

    D2
    – Pude perceber que vc fez dois desenvolvimentos com base no “causa-consequência” então seguiremos, eu trouxe aquela frase que vc usou no D1

    “Em virtude do que foi mencionado, faz-se necessário impor limites para que a realidade virtual não venha se sobrepor ao mundo real. Logo, recomenda-se o controle de horário de uso da internet, através da gestão do tempo e da procura de fonte fontes confiáveis de notícias, para que assim, o indivíduo não torne-se massa de manobra política e alienado. Convém, também, que o sujeito separe tempo para absorver conteúdos relevantes ou que tenham alguma utilidade, bem como questionar-se sobre acontecimentos importantes ao seu redor. Dessa forma, tais limitações poderão surtir efeito se o indivíduo valorizar a si mesmo e buscar desenvolvimento pessoal, através de cursos de capacitação e novos aprendizados, como idiomas ou música.”

    Olhe eu tirei expressões como: “questionar e se abster de assuntos ou exposições fúteis que nada têm a acrescentar.” Pois, se as pessoas vivem a se abster totalmente de idiotices, elas se tornam robôs, deixam de lado momentos divertidos e/ou sentimentais. Pense, eu posso sair com meu amigo, que nada tem a acrescentar, ele é mais burro do que eu, mas gosto dele, ou eu fico em casa estudando?? Eu sempre estudo, então sair um dia ou outro para curtir, falar e fazer besteira, não irá me “contaminar”, nos precisamos relaxar, ser produtivo cansa, pode te levar a estados clínicos irreversíveis, pesquise sobre esses distúrbios de produtividade, é legal para colocar como repertório também. Se não tornaremos a “Sociedade do Cansaço” mais real do que já é.

    Conclusão:
    – Como vc já fez causas e consequências, e já colocou as possíveis soluções, resta agora apenas fazer uma retomada da sua tese ( a tese é o que vc acha, no seu caso, que o domínio da tecnologia é prejudicial), retome seus argumentos e feche o texto, contudo, vi que sua conclusão ficou meio pequena, é legal que os parágrafos tenham mais ou menos o mesmo número de linhas, logo, fica meio estranho 3 parágrafos enormes e 1 de duas linhas. Tente inventar, posso dar uma sugestão:

    “Por fim, pode-se observar que o mundo virtual tornou-se tão crível que, hoje, é capaz de estabelecer realidades paralelas. De forma que, essas outras realidades conseguem facilmente seduzir o indivíduo a ponto de que ele esqueça de sua essência. Logo, é preciso reconhecer o lado ilusório da internet e admitir que somente desenvolvendo a si mesmo, o cidadão poderá somar à sociedade e melhorá-la para que o virtual não supere o mundo real.”

    Pronto, graças a deus.

    Ficou grande mas vamos as considerações finais.

    Cara, quero dizer, Marília, vc escreve muito bem mano. Meus parabéns, sua escrita é muito objetiva e impessoal, sem grandes erros gramaticais ou de sentido.
    Como sou aluna, e ainda não tenho formação académica, isso tudo que escrevi para vc é apenas sugestão, vc decide se é necessário ou não, se é pertinente ou se vc concorda.
    Ademais, senti falta de conectivos durante o texto. Colocamos conectivos para dar liga ao texto, gosto de exemplos vamos a ele:

    “Comprei bananas. Fiquei sem money”
    Objetivo não?? Agora colocando conectivos:
    “Comprei bananas. De forma que, depois disso, fiquei sem money”

    Pesquise por conectivos para redação, e não tente memorizá-los, e só vc usar na redação, dessa forma, (viu o conectivo??) vc irá se lembrar dele depois, por já ter usado antes.

    Senti falta de repertórios socioculturais, sabe, não podemos sair dizendo o que bem achamos, precisamos legitimar tudo isso, pode ser com filmes, documentários, contos, músicas, textos…”
    Leia muito, vc adquire repertório e ainda garante um bom entretenimento ;)

    Tenha uma boa tarde, não me mande xingamentos, pois me sinto triste.
    Não pare de escrever, só nos tornamos bons em algo quando repetimos muito, aí ninguém pode peitar a gente, justamente por sermos mestres nisso.

    Parabéns e obrigado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.