SUICÍDIOS ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS: COMO LIDAR COM ISSO?

  • 0

*SUICÍDIOS ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS: COMO LIDAR COM ISSO?*

No filme “Por lugares incríveis”, relata a vida dos jovens protagonistas Violet e Finch na qual se passam por um cenário dramático, tendo em vista, que ambos sofrem com sérios problemas mentais. Diante disso, eles decidem espairecer através de viagens de auto conhecimento na qual implica no desaparecimento de Finch e, assim quando encontrado, nota-se que o jovem teria de fato, cometido suicídio. Apesar de ficcional, tal contexto se assemelha ao atual, visto que é uma realidade vigente de muitos jovens brasileiros e, com isso, medidas precisam ser tomadas para solucionar essa impasse, em que, além de fazer parte do convívio social também faz parte do âmbito da saúde.

Em primeiro plano, um levantamento realizado pela OMS- Organização Mundial da Saúde- com cerca de 9,2 e 18,5 a depressão e a ansiedade simultaneamente são as patologias mais recorrente no mundo contemporâneo. As famílias, por exemplo, não são preparadas para ter cuidados delicados com a vítima dessas doenças e acabam sendo majoritariamente agentes desses distúrbios emocionais. “Isso é frescura” é um dos exemplos de frases repetidas por parentes familiares que, de certa forma, não têm conhecimento sobre o assunto, ou não considera esses transtornos emocionais que, por conseguinte, leva ao suicídio como uma doença. Baseado nisso, torna-se cada vez mais difícil o diagnóstico e o tratamento dessas patologias.

Sob esse viés, a saúde mental teve ser tratado como prioridade no Brasil, uma vez que, a depressão – o principal transtorno que leva ao suicídio – tem crescido esponencialmente ao decorrer dos anos passados. Por esse motivo, com um investimento não só no âmbito da saúde assim como no setor educacional e no mercado de trabalho, os índices de suicídios poderão diminuir significativamente.

Tendo em vista que foi discutido, é necessário, portanto, que o Ministério da Educação deve aprovar projetos que abordem doenças mentais. Tal projeto poderá ser realizado nas aulas de sociologia, visto que, tal matéria tem grande relação com a psicologia, com o fito de conscientizar os alunos sobre essas patologias e pedir ajuda em casos de necessidades. Já no âmbito do trabalho a CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial – deverá entrar em parcerias com outras empresas e profissionais da área, com o objetivo de investir em aulas de relaxamento para os seus funcionários para que em caso de estresse, possa pedir ajuda. Sendo assim, medidas seriam eficazes para combater esses distúrbios emocionais e diminuir o caso de jovens parecidos com “Finch” na sociedade brasileira.

Corrigir e pontuar o texto!

Compartilhar

4 Correções

  1. -Boa construção, creio que tenha pesquisado bastante sobre o assunto.
    -Os parágrafos estão grandes, creio que se fosse passar para o papel a redação ficaria enorme.
    -No 1º paragrafo você relata que o jovem desaparece, é encontrado, mas na verdade teria cometido suicídio. Ficou um pouco confuso.
    -Nos parágrafos seguintes você traz os argumentos, porém eles não foram expostos na sua introdução. A exposição do primeiro paragrafo ficou mais geral.
    -Na conclusão, já que está falando de um problema de saúde, poderia sugerir que em conjunto os ministérios da educação e saúde trabalhassem tal problemática. O CAPS é um equipamento público não faz parceria com o privado, e no lugar de utilizar o termo aulas de relaxamento, pode fazer o uso de terapias, que é o serviço que o CAPS oferta.
    -No mais o texto ficou legal, você utilizou referencias externas, dados de saúde.

    • 0
  2. Sua redação está muito boa, vou falar alguns pontos negativos
    No primeiro parágrafo vc não colocou a sua opinião, você acabou focando mais no filme do que no tema e isso pode ser considerado uma fuga do tema portanto quando por fazer uma citação de filme deixe para o 2 ou o 3 parágrafo e assim vc também economiza linhas na qual são tão valiosas no enem
    Existe também alguns erros como, já que as famílias tem um certo preconceito com a doença qual medida vc irá tomar para que isso não aconteça mais?
    Acho que isso faltou um pouco
    E faltou também falar sobre o que é a doença e o que ela causa em jovens e adolescentes.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.