Na obra “utopia” do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza – se pela a ausência de conflitos e problemas. Entretanto, o que se observa a realidade dos dias atuais, é o oposto do que o autor prega, uma vez que, o suícidio entre os jovens brasileiros apresenta barreiras,os quais dificultam concretizar os planos de More. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências sobre tal postura negligente para a nossa sociedade.
Em primeira análise, é válido destacar que, o bullying nas escolas colabora com esse cenário. Segundo os dados da pesquisa Violência Letal, cerca de 100 mil jovens cometem suícidio, com um aumento de taxa de 4,1% em 2013. O bullying nas escolas é algo bem decorrente, e por a grande maioria dos professores e colegas ignorarem essa situação, a vítima acaba cometendo suícido. É necessário que as autoridades das escolas tomem providências diante desse fato.
Em segunda análise, o uso excessivo das redes sociais também contribui com essa estrave. De acordo com o psiquiatra e escritor Augusto Cury, Quando uma pessoa pensa em suícidio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida. Jovens que fazem o uso constante do instagram ou facebook, assistem vidas “perfeitas”, internaltas postam suas melhores conquistas, e quem está visualizando acaba fazendo uma comparação e por acharem que sua vida é pior, principalmente quando se está passando por problemas, se suícidam.
Diante dos fatos supracitados, urge que medidas sejam tomadas. O Ministério da Educação deve criar uma lei proibindo o bullying nas escolas, em que o individuo que praticasse o bullying, pagaria uma multa por 5 anos. O governo do Município poderia criar um projeto por meio de verbas governamentais com psicologos, dança, capoeira, natação, para que os jovens não fiquem horas apenas nas redes sociais. E assim, quem sabe, se concretizaria os planos de More.
Suícidios entre os jovens brasileiros – como enfrentar esse problema?
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Thamirysbds
Parabéns!!! Muito bem escrito o texto, mas ainda apresenta alguns errinhos. Vou corrigir por parágrafos e no final dou uma nota, pode ser ? :) Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. Ah, e eu não sei se vc está estudando pro Enem, mas vou corrigir de acordo, ta? =)
INTRODUÇÃO
-“a realidade” deve ser “na realidade” e o uso da vírgula depois de atuais é desnecessário, bem como depois de “uma vez que” sendo: “Entretanto, o que se observa na realidade dos dias atuais é o oposto do que o autor prega, uma vez que o suícidio entre os jovens brasileiros apresenta barreiras…” obs: o excesso de vírgulas torna o texto cansativo
-aconselho a evitar o uso da 1° pessoa do plural “convém analisarmos”, visto que no Enem o correto seria o uso da 3° pessoa s/p (ele/eles)
-tese clara e objetiva, o que é muito bom, porém, faltou detalhar as 2 problemáticas, que, no seu caso, seria D1 (prática do bullying no ambiente estudantil) e D2 (uso demasiado das plataformas digitais)
D1
-muito bom que vc trouxe informações de pesquisas, o que acabou dando força e veracidade as suas ideias
-“é válido destacar que, o bullying nas escolas colabora” novamente, uso da vírgula desnecessária
-trabalhe mais sua argumentação crítica
-senti falta de um conectivo no final do paráfrago, exemplo: “Nesse viés, é necessário que as autoridades das escolas tomem providências diante desse fato.”
D2
-grabrielle, acredito que na 2° linha do 2° parágrafo, a palavra que vc quis dizer seria “entrave”, mas vc colocou “estrave”, que é o ato de defecar/expelir (uma letra mudou todo o sentido kkkk, mas tudo bem)
-cuidado com as concordâncias, o d2 acabou ficando bastante confuso, também pela falta de pontuação: “Jovens que fazem o uso constante do instagram ou facebook, assistem vidas “perfeitas”, internaltas postam suas melhores conquistas, e quem está visualizando…”
CONCLUSÃO (Para desenvolver uma boa conclusão vc precisa se atentar a 4 perguntas: O QUE? COMO? QUEM? PRA QUE? além do detalhamento)
-repretição de palavras (bullying)
-aconselho a desenvolver sua conclusão usando o modo imperativo da língua, visto que é um conselho/pedido/orientação, assim sendo: ” O governo do Município poderia criar um projeto” -> “O governo do Município deve criar projetos…”
-O QUE: criar uma lei proibindo o bullying nas escolas || criar um projeto com psicologos, dança, capoeira, natação
-COMO: ???? || por meio de verbas governamentais
-QUEM: Ministério da Educação || Governo Municipal
-PRA QUE: ???? || para que os jovens não fiquem horas apenas nas redes sociais.
DETALHAMENTO: o individuo que praticasse o ato, pagaria uma multa por 5 anos. || ??
-o enem não obriga vc a resolver as duas problemáticas, mas se quiser não tem problema. Porém, vc quis resolver as duas e acabou não completando nenhuma.
*Você escreve muito bem, aconselho a ler redações nota 1000. Se continuar assim e se esforçando vc chega lá!
C1: 120 (cuidado com as vírgulas, repetição de palavra e concordância)
C2: 160 (utilzação de sendo comum na argumentação, mas vc trabalhou bem trazendo outras áreas do conhecimento no seu texto)
C3: 160 (muito bem organizado, mas trabalhe mais a sua argumentação crítica )
C4: 160 (procure usar mais conectivos, isso enriquece seu texto e os corretores do enem adoram rsrs)
C5: 120 (procure sempre responder as 4 perguntas + o detalhamento)
NOTA: 720
lindsey
olá, tudo bem? vou corrigir sua redação de acordo com meus conhecimentos sobre a estrutura dissertativa.
introdução: sua introdução ficou muito boa, porém preste atenção nos erros de concordância e no uso inadequado da vírgula.
” No entanto, o que se observa na realidade é o oposto de sua obra”
obs: cuidado com a quantidade de linhas, lembre-se que terá apenas 30 na hora da prova.
desenvolvimento: “que o, bullying ” –> não tem vírgula.
é importante que não use todos os dados que a citação ofereça, além disso senti uma falta da sua visão crítica, deixe de forma clara e objetiva.
obs: a estrutura comum de desenvolvimento são com 3 parágrafos
* cuidado com a concordância em seu argumentos.
conclusão: ela está incompleta e meio confusa
não é poderia ” o município deve criar..”
obs: notei a falta de conectivos entre parágrafos, você perde ponto por isso.
nota: 630