Suicídio e Depressão

  • 0

Atualmente muito tem se falado sobre o suicídio e por consequência a depressão, esses temas são muito complexos e quaisquer interpretações superficiais são ignorantes e perigosas, como cidadãos bem informados, deveríamos analisar com muito cuidado, separando informações falsas de verdadeiras e alegações de fatos.

Afinal, existe um mercado de noticias proditórias que se alimenta da exploração de eventos emocionalmente intensos. É muito difícil falar de causas especificas pois não é um fenômeno redutível a uma ou outra coisa, é mais racional falar de fatores de risco de suicídio, entre os principais podemos citar: em primeiro lugar alguns transtornos mentais, dependência química e a esquizofrenia, sendo que certas doenças também aumentam o risco, tais como distúrbios neurológicos, câncer e infecção por HIV.

Estudos apontam que provavelmente quadros de depressão estejam na raiz de uma parte considerável dos suicídios é importante ressaltar que o mesmo tem altos índices de comorbidade sendo assim uma das maiores causas de males a saúde e incapacitação em todo o planeta, a falta de suporte para com essas pessoas é agravada pelo estigma e preconceito vivido que acaba impedindo as mesmas de buscarem ajuda e tratamento.

Portanto, precisamos falar disso enquanto cidadãos, o preconceito e a desinformação produzem uma gigantesca ignorância a respeito do tema abordado e só seremos capazes de combater através da educação e dialogo, precisamos falar sobre a depressão e por consequência o suicídio de forma adulta e sem misticismo, porque apesar de grave debilitante não é uma sentença de morte, existem tratamentos e saídas, após acompanhamento profissional, essas vitimas são capazes de escapar desse abismo incapacitante em que estavam aprisionadas.

Compartilhar

5 Correções

  1. Na introdução poderia ter feito alusão a algum filme/desenho, ou até mesmo a alguma série, já que esse tema é muito abrangente. Logo na primeira linha, após o “depressão” deve vir um ponto, e não uma virgula. Faltou mostrar ao leitor quais serão suas teses.
    No desenvolvimento¹ você poderia tirar esse “Afinal”. Bom argumento de como a depressão é um problema.
    No desenvolvimento² seria interessante citar a fonte, assim fica mais detalhado.
    A conclusão/proposta de intervenção deveria ser mais detalhada.
    Acho (não sou esperto na área) que existem alguns erros de virgula que acabam confundindo um pouco.
    Daria de 600 a 700.

    • 1
  2. Sua redação é muito boa. Só alguns pontos que precisam melhorar. Falta uma citação para dar mais “valor” para seu argumento. No desenvolvimento I, você poderia ter citado alguma notícia, mas achei interessante citar possíveis causas do suicídio.
    No desenvolvimento II, você poderia citar quais estudos dizem isso (é interessante citar algum autor que seja da área, mas pode ser também filmes e etc).
    A sua conclusão não ficou tão boa porque você so dissertou, na competência 5 você zeraria. Você teria que dizer os agentes que iram resolver os problemas, o que eles fariam, como fariam e para que.
    Sua nota seria de 640 a 700

    • 1
  3. Oii
    -Achei sua introdução muito boa, mas poderia começar com alguma alusão histórica.
    desen
    – informaçoes legais, com exemplos e consequências
    conc
    –faltou você detalhar bem sua proposta de intervenção, pois você precisa convencer quem lê sobre o que realmente pode ser feito para essa problemática.
    NO GERAL:
    * pode por mais conectivos
    *parabens pela estrutura, tanto dos paragrafos quando do texto, todos com começo, meio e fim, só precisa enriquecer com os treinos

    • 1
  4. Boa tarde, Maria. Peço desculpa se falar algo que não goste, é apenas uma opinião minha, mas espero te ajudar em algo.
    Esse tema é muito rico em informações e contextualizações que você poderia usar na introdução, existem diversos filmes e series que abordam esse assunto muito bem. Na introdução é preciso direcionar suas teses de uma forma clara que o corretor entenda.
    No desenvolvimento 1 você iniciou por “afinal” não deu uma ideia que início, comece por:
    Em primeiro lugar
    Primeiramente/Primordialmente
    A sua conclusão está incompleta, você colocou “precisamos falar disso enquanto cidadãos” não fez muito sentido, se nós somos o AGENTE, poderia colocar dessa forma ” cabe a sociedade…..” falta também a AÇÃO, DETALHAMENTO, MEIO E EFEITO.
    C1- 100
    C2-80
    C3-80
    C4-100
    C5-80

    • 1
  5. (apesar de grave debilitante ) – apesar de grave e debilitante
    *Usar pesquisas cientificas, como: IBOPE, DATAFOLHA, IBGE, CODEPLAN
    *Usar citação de: Lei, Livro, Site, Jornais, Autores;
    *Erros Ortográficos e gramaticais .
    Mais detalhes para o resultado da solução
    Citar o resultado da solução: o que vai acontecer após ocorrer a sua solução;

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.