Iniciante

“Sub-representação feminina na política”.

  • 0

Em princípio, é fundamental destacar que o patriarcado no Brasil surgiu com a colonização do país no século XVI, tendo o homem como a figura que detinha a autoridade, o poder político e econômico. Aliás, mesmo em pleno século XXI ainda temos raízes profundas com relação ao patriarcado.

O homem ainda tem o papel central numa família, em qualquer empresa os salários mais altos são os dos homens; mesmo tendo muitas mulheres que desempenham à mesma função dos homens seus salários ficam num patamar inferior.

No meio político há mais homens e, são poucas mulheres que ocupam cargos de deputadas, senadoras, ministras e, com relação aos municípios a maioria dos vereadores são homens.

Na mídia em geral vemos muitas mulheres que são diariamente desrespeitadas, através do assédio sexual, da violência doméstica e também como foi citado anteriormente às mesmas não têm seus direitos respeitados na íntegra conforme rege a Constituição Federal de 1988, como reduzir as desigualdades sociais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Por exemplo como diz Voltaire, filósofo francês: “Preconceito é opinião sem conhecimento”.

A sub-representação feminina na política é visível não só no Brasil um país subdesenvolvido, como também é visível em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Noruega, Suíça, Suécia, Austrália e Japão.

Em resumo, podemos notar que mesmo com o aumento do número de mulheres com diplomas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e, também pelo empoderamento das mesmas a partir do século XX, ainda há um estigma marcante advindo do patriarcalismo.

Tal fato urge ser suplantado, não há lugar no Brasil e no mundo para ofuscar o desempenho e atuação das mulheres.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia!!
    Primeiramente, a redação não está estruturada como uma redação deveria, como, por exemplo: não tem parágrafos, conectivos que ligam um ao outro;
    Também não consegui identificar a tese em seu texto;
    Recomendo ver vídeos e ler redações, se for para o ENEM pesquisa no google “redações nota mil” e estude elas por meio de vídeos e leitura, entenda como é feito, como faz, o pq, estratégias, repertórios, a partir disso começar a fazer redações.
    Lembre-se antes de começar a fazer exercícios e redações NECESSITAMOS da aula teórica

    • 0
  2. amigo voce publicou a redacao sem adequar a redacao a 4 paragrafos. os periodos estao todos espaçados entao h dificil entender quando começa e termina a sua introducao, argumentacao e conclusao. tente primeiramente seguir essa estrutura.

    ademais vou te falar erros estruturais que enxerguei:
    logo ao inicio voce introduz o tema perfeitamente, em seguida é hora de colocar uma tese que dialogue com o tema, coisa que nao foi feita, ou pelo menos nao de forma clara. adiante o que se espera é o roteiro dos dois argumentos que irao sustentar a sua tese

    o tema é : Sub-representação feminina na política

    voce basicamente so tocou nisso do meio pro final da redação e nao soube desenvolver.

    minha dica é: primeiro entenda e introjete a ESTRUTURA de uma redação enem. ai sim voce vai alavancar, mas gostei das ideias propostas e dos conceitos, voce tem bagagem, mas prmeiro foco na estrutura, isso é o mais importante pra iniciar seus estudos em redacao.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.