Na série da Netflix “You”, é retratado como as vítimas do stalker Joe sofrem ao terem suas intimidades invadidas . Nesse contexto, a obra assemelha-se realidade brasileira , uma vez que o stalking se faz presente arrebatando a privacidade de indivíduos ,o que configura um problema de segurança pública. Logo, torna-se preciso analisar os fatores contribuintes de tal conjuntura: exposição excessiva nas redes aliada a negligência governamental.
Primordialmente, é válido ressaltar que a exibição de maneira exarcebada nas mídias digitais contribui para perpetuação da problemática.Sob essa ótica, tal comportamento exibicionista é caracterizado pelo sociólogo Guy Debord, na expressão “sociedade do espetáculo”, em que o corpo social enxerga como necessário o compartilhamento da vida para obter status social. Com efeito, esse hábito põe em risco a privacidade dos indivíduos , porque entrega informações precisas a pessoas que podem persegui-los, o que possibilita o risco a integridade física e psicológica das vítimas.
Outrossim, é lícito postular que a ineficiência estatal atua como propulsora desse cenário. Pois, sendo responsável por resguardar o bem-estar da população apresenta escassez de políticas públicas voltadas para erradicação do stalking. Prova disso, é a inexistência de delegacia especializada e falta de divulgação acerca da lei que criminaliza essa perseguição ameaçadora. Essa situação, é exemplificada pelo escritor Gilberto Dimenstein na expressão cidadão de papel, em que as leis são válidas apenas na teoria por falta de cumprimento e expressividade. Dessa forma, a coletividade convive com esse problema e não engaja-se para resolvê-lo devido ao aparente estado de anomia.
Portanto, é perceptível que o stalking configura um obstáculo para proteção da comunidade. Nesse sentido, é preciso que o Ministério da justiça e segurança crie projetos e campanhas sobre os perigos da exposição acentuada, por meio das mídias sociais e digitais, a fim de alertar a todos e evitar a perseguição. Além disso, é ideal que o mesmo agente invista em delegacias especializadas e propague a lei que criminaliza esse mal, por intermédio dos meios de comunicação. Dessa forma, o corpo social será preservado e o ocorrido na série “You”, não será realidade no Brasil.
Brendaab
Oi, achei sua introdução muito bem desenvolvida, você deixou claro que é um problema quais são.
No desenvolvimento 1 e 2 muito bem desenvolvido também!
Na sua conclusão do seu segundo problema talvez fosse melhor que você enfatizasse o para que o agente invista em delegacias especializadas ( com fim de.. para que… com o intuito de..)
Não irei dar nota pois não me sinto segura a fazer isso mas creio que você esta no caminho certo
kelianecf
Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. (200)
Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão.(200)
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. (160)
Competência 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (160)
Competência 5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (200)
Nota Final: 920
OBS: Espero que faça uma boa prova e que consiga a nota que tanto deseja. Boa sorte!