Tema: Caminhos para a recuperação cultural no Brasil pós-pandemia
Sophie Scholl foi uma ativista famosa contra o movimento nazista. Infelizmente, acabou sendo morta simplesmente por ter refletido sobre valores que regiam seu país. Analogamente, com a atual pandemia, vê-se, na sociedade brasileira, uma ruptura com questões culturais da sociedade, pois os indivíduos, em sua maioria, impossibilitados de exercerem seu trabalho e, principalmente, sua cidadania e inserção no ciclo social, ficam fora de um contexto que os una enquanto integrantes de algum convívio. Assim, é necessária a compreensão de tal panorama.
Mormente, vale salientar a grande influência do espírito capitalista no mundo ocidental. Então, com um enfraquecimento na economia, é natural pensar que características afins, a saber, o próprio consumismo, sejam claramente questionadas, fazendo com que haja perda de credibilidade no modelo econômico vigente da sociedade – o qual é um fator que determina a maneira como as pessoas vivem. Nesse viés, além de haver uma queda no potencial de consumo e venda, os valores sociais são observados como mutáveis, dando instabilidade, consequentemente, ao país como um todo. Dessa forma, a falta de estímulo ao capitalismo pode ser considerada um empecilho a uma possível recuperação cultural pós-pandemia.
Ademais, é válido notar que o Estado, através de instituições sociais, atualmente, não consegue exercer seu papel de elemento unificador do povo. Sendo assim, é de imaginar que sua própria organização esteja um caos – não é à toa que o Ministério da Saúde, em um momento tão importante, encontre-se em evidente desordem, com alteração de representantes e desconfiança por parte da mídia e da população acerca dos dados sobre COVID-19. Por conseguinte, a política acaba se desdobrando, primordialmente, como uma polarização dos próprios cidadãos e políticos e, consequentemente, numa clara imposição de ideias, ainda mais por ser uma situação bastante delicada, na qual muitos a veem como oportunidade de protagonismo. Além disso, com a ascensão de redes sociais, os pensamentos não passam de palavras, ou seja, os indivíduos, na realidade, apenas se expressam de maneira superficial e não prática. Destarte, a falta de coesão e o excesso de individualismo faz com que os costumes e valores sejam objetos de grupos e não do todo.
Entende-se, portanto, a necessidade de retomada da cultura brasileira após a hodierna pandemia. Logo, é necessário que o Ministério da Economia fomente a compra e venda de produtos. Assim, é notável a importância de injetar, na medida do possível, dinheiro na economia, de modo que pessoas possam circular, novamente, capital. Outrossim, é imprescindível a atuação de empresas estatais em ramos estratégicos, como o setor terciário – prestação de serviços -, o qual precisa de pouca qualificação, fazendo com que a maioria da população consiga trabalhar. Com essas medidas, talvez, Sophie Scholl e a sociedade brasileira poderiam retomar a cultura após a pandemia ou qualquer grande instabilidade político-social.
thatsu
Nota = 860
Competência 1 = 200 pontos. O candidato apresenta um excelente domínio da língua portuguesa e não apresenta desvios de escrita
Competência 2 = 160 pontos. O candidato mostrou um repertório legítimo e pertinente ao tema, mas o uso foi improdutivo. Pois, foi falado de ativista que foi morta por questionar os valores da sociedade e, ao fazer a analogia, os problemas não foram tão bem relacionados com o repertório
Competência 3 = 200 pontos. O candidato, no decorrer dos desenvolvimentos, selecionou e organizou os argumentos de forma estratégia e autoral
Competência 4 = 160. No geral, o texto está muito organizado e bem coercivo. Porém, o desenvolvimento 2 não está bem organizado e isto reduziu nota
Competência 5 = 120 pontos. A conclusão necessita de uma Ação, de um Agente e precisa ter um Objetivo concreta e não generalizo e isto o candidato conseguiu cumprir. Porém, os Modos Meios não são bem explicados e funcionais, assim como as propostas não apresentam um Detalhamento. Logo, só foram cumpridos 3 dos 5 elementos de uma proposta.
Larissa Prestes
Nota = 860
Competência 1 = 200 pontos. O candidato apresenta um excelente domínio da língua portuguesa e não apresenta desvios de escrita
Competência 2 = 160 pontos. O candidato mostrou um repertório legítimo e pertinente ao tema, mas o uso foi improdutivo. Pois, foi falado de ativista que foi morta por questionar os valores da sociedade e, ao fazer a analogia, os problemas não foram tão bem relacionados com o repertório
Competência 3 = 200 pontos. O candidato, no decorrer dos desenvolvimentos, selecionou e organizou os argumentos de forma estratégia e autoral
Competência 4 = 160. No geral, o texto está muito organizado e bem coercivo. Porém, o desenvolvimento 2 não está bem organizado e isto reduziu nota
Competência 5 = 120 pontos. A conclusão necessita de uma Ação, de um Agente e precisa ter um Objetivo concreta e não generalizo e isto o candidato conseguiu cumprir. Porém, os Modos Meios não são bem explicados e funcionais, assim como as propostas não apresentam um Detalhamento. Logo, só foram cumpridos 3 dos 5 elementos de uma proposta.