Soluções para o sistema carcerário no Brasil.

  • 0

Segundo Mahatma Gandhi “A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.” Na contemporaneidade as prisões possuem o desígnio de recuperar um indivíduo para viver em sociedade, entretanto, a justiça brasileira enfrenta discórdias para exercer esse papel, diante do número elevado de presos e da influência de crimes organizados. Logo, a principal consequência dessa realidade, é o aumento da criminalidade, o que é alarmante, devido aos altos índices já existentes no país.

Primeiramente, é válido destacar que a  Lei de Drogas de 2006 (11.343) é uma das principais responsáveis pelo inchaço dos presídios no país.  Pois desde que começou a ser aplicada, o número de pessoas presas por tráfico de drogas cresceu 348%. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Justiça em 2014, 64% das mulheres e 25% dos homens presos no Brasil respondem a crimes relacionados às drogas.

Além disso, o Estado frente ao problema, possui uma nítida responsabilidade acerca do crescimento significativo no número de detentos nos presídios brasileiros o qual por falta de estruturas gera super lotação e rebeliões, situações preocupantes, pois há investimentos, mas os mesmos não são suficientes, devido a ineficácia do Estado na organização desses lugares. Assim, é de extrema importância que o Poder Público e a sociedade civil atentem para às causas e consequências.

Portanto, pode-se inferir que medidas são necessárias para que ocorra melhorias. Cabe ao Ministério da Justiça e Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep), reformarem o sistema de Justiça combatendo assim sua  lentidão, e não só  permitirem  que os presos tenham acesso a formas adequadas de defesa, mas também a aplicação de penas alternativas as quais poderiam substituir penas de prisão de até oito anos que reduzira a população carcerária brasileira em 53%. Sendo assim a violência poderia ser amenizada se a Lei de Execuções Penais fosse cumprida.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Tudo bem?

    a seguir farei uma breve análise de cada um dos seus parágrafos:

    introdução:

    sua contextualização Inicial foi boa, porém, faltou ligá-la melhor ao restante do seu argumento. Também percebi a falta de um conectivo interparagrafal hein “na contemporaneidade…”. Tenha cuidado com períodos muito extensos. e principalmente, seja muito atenta para não tangenciar o tema proposto: nesse caso o assunto solicitado era “soluções para o sistema carcerário no Brasil”, entretanto sua argumentação foi baseada nos aspectos negativos de tal sistema. Desse modo O corretor pode considerar que você fugiu do tema solicitado.

    desenvolvimento 1:

    O primeiro argumento ficou um pouco confuso. nesse sentido, você deveria ter trabalhado a questão da Hiper lotação presidiária como citado na introdução, porém, mesmo tendo alguma relação com o assunto, você focou somente na questão dos crimes de tráfico. Desse modo, sua argumentação acaba ficando um pouco perdida dentro do contexto geral. também é muito importante prestar atenção para que seu texto não fique expositivo, você apresenta muitos dados, mas não demonstra uma opinião sobre eles: nesse aspecto é importante além de apresentá-los evidenciar se tais fatores são negativos ou positivos dentro do contexto social. Na sua redação, não consigo entender se a lei de drogas de 2006 é algo positivo por aumentar a segurança ou negativo por lotar os presídios, neste caso, o conceito “autoria” fica prejudicado.

    desenvolvimento 2:

    o seu desenvolvimento 2 já mostra um pouco mais a sua opinião sobre o assunto, mas mesmo assim ainda ficou um pouco expositivo. O maior deslize desse parágrafo é em relação à estrutura, isso porque o mesmo está composto por apenas dois períodos, um deles extremamente longo. Desse modo, seu texto se torna confuso já que as informações não podem ser distinguidas. Ademais, tenha cuidado com pequenos erros de português, como crase e o uso da vírgula.

    conclusão:

    a sua conclusão está um pouco confusa, mais uma vez o uso de períodos muito longos torna difícil entender seu argumento, já que as informações ficam um pouco embaralhadas. Por esse motivo, reconhecer os cinco aspectos de uma proposta de intervenção perfeita fica um pouco difícil. Percebi que você conhece o funcionamento da conclusão do Enem, mas acho que deveria trabalhar um pouco melhor esse quesito. Para deixar mais claro cada item que deve ser preenchido tente fazer períodos menores. Também é interessante o uso de um texto circuito, o que é relacionar o final do seu texto com alguma parte do início. Por fim, lembre-se que a proposta de intervenção deve ser capaz de solucionar os dois problemas apresentados na sua tese, quando esse quesito não é preenchido perde-se ponto na competência 3.

    Para finalizar percebo que você já conhece um pouco da estrutura da redação do Enem, o que é ótimo, mas acredito que seria bom trabalhar um pouco mais em cima desse quesito para prova. procure estudar regras gramaticais e também sempre pergunte-se se o seu texto passa a sua opinião sobre o assunto. Nesse sentido aconselho você a ler redações nota mil de provas anteriores. Também cuide muito para não fugir do tema, sempre veja todas as palavras que compõem a proposta, se necessário circule-as e questione-se o que realmente o tema está te pedindo.
    Abaixo seguem as suas notas, espero ter te ajudado! Sempre procure melhorar, você consegue!

    C1 – 120
    C2 – 120
    C3 – 80
    C4 – 120
    C5 – 120

    NOTA FINAL: 560

    • 0
  2. Boa tarde, Nicolle. Tudo bom? ;)

    Sabemos que em qualquer redação há pontos positivos e pontos que podem ser melhorados.

    Sendo assim,

    Pontos positivos: há bons argumentos, repertório, estruturação do texto, conhecimento sobre a situação etc.

    Pontos que podem ser melhorados: Na conclusão senti falta do modo.

    No geral ficou bom :)

    Nota de 800 a 900.

    • 0
  3. A sua introdução está ótima.
    No seu d1 você começou bem com um tópico frasal, logo em seguida colocou um repertório, colocou muitos dados, mas não o desenvolveu bem. Indico estruturar seu desenvolvimento em: tópico frasal+ repertório+desenvolvimento do repertório+ e um desfecho forte.
    No D2 da mesma forma. Utilize de repertórios para sustentar o argumento.
    Você falou de drogas no d1 mais não colocou na introdução.
    Na introdução você destacou a criminalidade, mas não a desenvolveu bem no d2.
    Na conclusão senti falta do modo (meio) que vai ser feito, atendo aos 5 elementos que deve ter.
    Espero ter ajudado.
    Continue escrevendo, você consegue!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.