Mestre

Soluções para acabar com as Fake News

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#minha segunda versão kkkk

Sendo conhecida pelo mundo inteiro, Fake News, é um termo utilizado para denominar notícias falsas divulgadas, principalmente, em redes sociais. Em nosso hodierno, sua propagação tem amedrontado diversas nacionalidades, fazendo-se necessário analisar o real motivo de sua disseminação e dos impactos físicos e emocionais que elas podem gerar a toda população.

Primeiramente, é importante ressaltar que, apesar de serem temidas, as Fake News, são completamente atrativas ao público, por oferecerem soluções  acima do esperado, sendo esse, o motivo principal de sua disseminação. Com isso, a grande maioria da população deixa de lado o senso crítico, perdendo a oportunidade de questionar e analisar de forma racional e objetiva, confirmando de fato a informação, e parte para o senso comum, que acredita em experiências relatadas sem embasamento teórico, resultando no surgimento das mesmas. Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachucetts (MIT), as Fake News se espalham cerca de 70% mais rápidas que as notícias verdadeiras, tendo um público de 100 pessoas a mais, demonstrando a todos o quando sua disseminação é real.

Como consequência, uma parte da população tende a submeter-se aos impactos físicos e emocionais gerados pelas Fake News, considerados prejudiciais à qualidade de vida, pois culminam com o aparecimento de: estresse emocional, insatisfação corporal, depressão, discriminação, preconceito, furtos às instituições privadas e públicas, desavenças familiares e violência física. Em casos mais graves, levando ao óbito, em 2014 no Estado de São Paulo, por exemplo, dona Fabiane de Jesus, após ser acusada de sequestrar crianças rituais de magia negra, foi agredida até a morte pela comunidade que alegava terem certeza do crime, devido à informação ser postada em redes sociais, confirmado mais tarde, a inocência da vítima e a presença de uma Fake News.

Portanto, cabe ao Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos criar campanhas e palestras publicitárias, através de verbas governamentais, em locais públicos e em redes sociais, com o intuito de conscientizar todas as famílias sobre os impactos que as Fake News podem causar aos envolvidos, demonstrando a importância de usar o senso crítico para analisar e confirmar as notícias recebidas, a fim de checar se suas fontes são confiáveis, antes de divulgá-las. Somente assim, poderemos conviver em paz, sabendo que sua disseminação e as consequências futuras serão mitigadas.

 

 

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6 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Vamos fazer umas observações na sua redação por parágrafos, ok?
    INTRODUÇÃO: ficou incrível, trouxe a alusão, a contextualização, mostrou qual o problema e ainda sua tese.
    D1 e D2: interessante trazer fatos reais e citar as referências, dá mais credibilidade.
    INTERVENÇÃO: Sua interferência também ficou show, apresentando todos os tópicos exigidos. Uma sugestão é só a questão de conjugar o verbo na primeira pessoa, o que não é recomendado.
    ATENÇÃO: se seu foco é ENEM, cuidado com o tamanho do texto.
    Em suma, parabéns pela sua redação. :)

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  2. Introdução:
    1. “Sendo conhecida pelo mundo inteiro” – termo errado, pois não se pode generalizar
    2. “,Fake News, é um termo utilizado“ – não se separa o sujeito [Fake News] do verbo [é].
    3. “divulgadas, principalmente, [vírgula errada] em redes sociais.”
    4. “Em nosso hodierno,” – Aqui você erra em duas coisas: o pronome em 1ª pessoa do plural [nosso] e o adjetivo [hodierno]. No contexto hodierno? No cenário hodierno? O adjetivo está solto sem o substantivo.
    De maneira geral, sua introdução é fraca, tanto em repertório quanto à falta de uma tese: o que você acha sobre isso?
    Dica: traga algum repertório sociocultural e relaciona com a sua tese. Pode ser filme, música, frase de um filósofo, etc.
    Desenvolvimento 1:
    1. “News, são” – Aqui você comete um erro igual ao *2. da introdução*
    De forma geral, aqui você não deixa claro a sua argumentação: começa falando que as Fake News impossibilitam o senso crítico e, no mesmo parágrafo, argumenta sobre o quanto essas notícias falsas se espalham rapidamente.
    Aqui você perde na competência 1,2, 3 e 4; pois há excesso de vírgulas postas de forma errada, o erro já dito anteriormente e a ausência de conectivos.
    Desenvolvimento 2:
    De maneira geral, há excesso de informações. Escolha apenas um argumento ou generalize. Exemplo: “estresse emocional, insatisfação corporal, depressão, discriminação, preconceito, furtos às instituições privadas e públicas, desavenças familiares e violência física.” Fale de apenas um dessas consequências ou generalize elas.
    Conclusão:
    Aqui você consegue os tão sonhados 200 pontos na competência 5, pois possui os 5 elementos: (Agente, Ação, Modo/Meio, Detalhamento e Finalidade).
    Porém, te dou uma dica: evite usar “palestras, conscientização ou afins”, pois são de punho senso-comum e fazem você perder ponto na competência 2.
    Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 680.
    Competências analisadas:
    1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 120
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 120

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  3. Meus parabéns, o seu texto está estruturado em um texto dissertativo-argumentativo aquele comprado pelo Exame Nacional de Ensino Médio o (Enem).
    competência 1;
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    200 pontos
    Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
    Tese;Está bem contextualizada, no contexto previsto as fake news,porem faltou exemplificar claramente ,o verdadeiro desastre que as fake podem causar na vida social,econômica e cultural das pessoas,e também a rapidez que elas se espalham pelo mundo.
    competência 2;
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    160 pontos;
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    Seu texto está bem estruturado quando o assunto e coerência e coesão textual ,os conectivos,pronomes e preposições estão colocados no lugar certo.
    competência 3 ;
    160 pontos;
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    Suas ideias estão bem estruturadas , e organizadas de forma que prender o leitor e o faz bem no seu ponto de vista ,pois e como se a terceira pessoa passasse a ser a primeira pessoa pessoa,e também a utilização de dados,exemplos .fatos e historias que somados contribuir para enriquecer o texto,meus parabéns.
    competência 4;
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    120 pontos Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos
    observação;faltou usar outras áreas do conhecimento ,como historia,ciência,geografia que tende a enriquecer o seu texto,fica a dica.
    competência 5 ;
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    sua proposta de redação e magnifica,mas se você conseguir indicar dois problemas a ser solucionados em relação a fake e muito importante ,pois o corretor terá a mente de que você esta por dentro assunto,e não apenas escrevendo em linhas curvas , mas sim um pessoa que saber o que está escrevendo e defendo pelo ponto de vista ,pois como diz um filosofo , todo ponto de vista e vista de um ponto.
    Meus parabéns,o seu texto está bem formal e estruturado em um texto dissertativo- argumentativo.
    Se você continuar assim .chegará bem longe, e sempre acredite em seu potencial independentemente de qualquer coisa ,e sucesso em seu estudo.

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  4. 👉 Introdução tem uma breve contextualização e uma problematização legal, mas falta uma tese mais explicita .
    👉 No D1, achei o uso de repertório pouco produtivo, haja vista que você faz toda sua analise e desenvolvimento do argumento e, ao chegar no ultimo período, me pareceu que apenas jogou um dado, se fazer menção ao que fala anteriormente. Nesse sentido, precisa melhorar o encadeamento lógico do texto.
    👉 No D2 já é possível ver um encadeamento lógico das ideias bem melhor. Ainda sim, acho que sua estrutura argumentativa pode melhorar mais. Me parece um pouco bagunçada as ideias. RETOMA O QUE VAI SER COMENTADO, AMPLIA COM ARGUMETO ODE AUTORIDADE e DEIXA SUA MARCA DE AUTORIA/ANÁLISE CRÍTICA
    👉 Boa intervenção, contém todos os elementos para garantir um 200 na C5
    👉 não vi erros gramaticais e me deparei com uso produtivo de elementos coesivos .

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  5. Redação perfeita, parabéns! Vc contextualiza muito bem, defende com firmeza seu ponto de vista,dados muito bem escolhidos e comprovam seus argumentos, ideias bem organizadas. Porém, senti falta da sua marca de autoria. No 2D ficou um pouco confuso o trecho “Em casos mais graves, levando ao óbito, em 2014 no Estado de São Paulo, por exemplo, dona Fabiane de Jesus, após ser acusada de sequestrar…”
    Acho que aquele “casos mais graves” deveria estar no periodo anterior, e poderia ter começado o próximo período com “Em 2014, no estado de SP, por exemplo,…”
    Conclusão completa.
    Enfim, parabéns, continue assim!

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  6. Olha, eu achei sua redação muito boa mesmo, parabéns!!
    Introdução: Contextualizou direitinho, apresentou a tese bem clara e encaminhou o projeto de texto.
    Desenvolvimento: Achei sua argumentação muito boa, realmente trás dados que fortalecem o seu ponto de vista o que consequentemente convence o leitor.
    Conclusão: pessoalmente acho que você poderia ter ido por outro caminho, mas de acordo com os critérios pro Enem ela está completa e boa.
    Só algumas ressalvas, no meu ponto de vista, lógico. Nesse trecho “aparecimento de: estresse emocional, insatisfação corporal, depressão, discriminação, preconceito, furtos às instituições privadas e públicas, desavenças familiares e violência física. Em casos mais graves, levando ao óbito, em 2014 no Estado de São Paulo, por exemplo, dona Fabiane de Jesus, após…”
    Deveria ficar assim: “pois culminam com o aparecimento de: estresse emocional, insatisfação corporal, depressão, discriminação, preconceito, furtos às instituições privadas e públicas, desavenças familiares, violência física, e, em casos mais graves, levando ao óbito. Em 2014, no Estado de São Paulo, por exemplo, dona Fabiane de Jesus, após…”
    Enfim, mais uma vez parabéns, seu texto está muito bom. Acredito que ficaria em torno de 940.

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