Dirigido por Carolina Jabor, o filme ”Aos teus olhos” de 2017, narra a trajetória de Rubens, professor de natação. Ao ser acusado de molestar um de seus alunos, mesmo alegando ser inocente, Rubens se torna vítima de agressões verbais e físicas devido a divulgação da notícia, sem confirmação policial, em redes sociais. O foco principal da narrativa é demonstrar as atitudes apresentadas pelos envolvidos, consideradas também, similares na nossa realidade, como: a facilidade em confiar e disseminar informações sem comprovação verídica, tornando-a falsa na maioria dos casas. Na atualidade, sendo causadora de diversas consequências geradas pelo mundo, elas são denominadas Fake News.
A princípio, é importante ressaltar que segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), as Fake News se espalham cerca de 70% mais rápidas que as notícias verdadeiras, atingindo um público de 100 pessoas a mais, causando um impacto maior, pois são consideradas mais atrativas por oferecer propostas e soluções acima do esperado. Dessa forma, os admirados, divulgam a todos quando conhecem, julgando estarem ajudando outros a solucionarem seus problemas, quando na verdade, estão disseminando ilusões com consequências futuras. Ademais, as universidades, New York e Princeton dos Estados Unidos, constataram que a faixa etária que mais colabora com suas divulgações são acima de 65 anos, mostrando o quanto idosos são vulneráveis e menos conscientes em relação as Fake News.
Como consequência, frustrações são geradas por todos os lugares do mundo quando os envolvidos descobrem que suas expectativas estavam embasadas em mentiras, outros, perdem suas economias financeiras por serem depositadas em vão. Em casos mais graves, violência, racismo e preconceito, podem ser submetidos a pessoas inocentes, ao serem julgadas por algo que não fizeram. Como exemplo, em São Paulo, Dona Fabiane Maria de Jesus, foi espancada pela comunidade após ser acusada de sequestrar crianças que seriam utilizadas para rituais de magia negra, sendo comprovado mais tarde, que era apenas um boato gerado em redes sociais.
Portanto, cabe ao Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, realizar campanhas e palestras publicitárias em locais públicos, através de verbas governamentais, com o intuito de conscientizar toda a população sobre as consequências geradas pelas Fake News, evitando com que sua disseminação continue prejudicando outras pessoas. Além disso, o Ministério da Justiça deverá vigorar leis específicas que apliquem multas ou pena de prisão, de acordo a gravidade do caso, aos criadores desse crime. Somente assim, poderemos combatê-las, garantindo a conscientização da população, eliminando sua propagação e evitando julgamentos falsos.
Utilizou apenas um argumento, percebi que tem conhecimento do tema, então poderia ter aproveitado melhor e feito o uso de dois, sua tese ficaria mais completa.
O ministério sugerido na conclusão como responsável pela campanha não tem capacidade técnica ou mesmo domínio no fazer profissional sobre a problemática. Deveria ter sugerido o ministério da comunicação que é responsável por esta pasta. O que voce sugeriu pode sim atuar de maneira articulada, mas não seria ele o responsável por tal campanha.
Seus parágrafos foram bem construídos, mostrou domínio, mas ficaram longos.
alizoneida
De maneira geral, sua redação é grande. Por isso eu te digo, isso tudo coube em 30 linhas?
Apesar disso, sua redação seguiu corretamente a estrutura dissertativa-argumentativa.
No 1º parágrafo:
Não há tese (ponto de vista). O que você acha sobre isso. É ruim? É bom? Quais as consequências disso?
Dica: crie uma tese com 2 núcleos. Eles podem ser 2 causas ou causa e consequência, dependendo do tema.
De maneira geral, você apenas citou o filme e falou o que são as fake news, mas não colocou argumentos.
Dica: cite algum repertório (da sua preferência), contextualiza-o, relaciona-o com o tema e expõe sua tese com 2 núcleos. (nesta ordem)
No 2º parágrafo:
Há duas ideias (argumento) em um mesmo parágrafo. Isso não pode. Cuidado!
Você fala sobre a velocidade de disseminação das notícias falsas e no mesmo parágrafo fala sobre o público que é mais atingido. Ademais, você argumenta muito pouco.
Lembre-se: informações são importantes, pois reforçam seu argumento, mas seu argumento tem de haver. Não esqueça!
Além do mais que, há erros de gramática- principalmente com o uso da vírgula.
Exemplo: você separa o sujeito do predicado na frase “os admirados, divulgam…”
No 3º parágrafo:
Já aqui você argumenta, mas com frases de uso coloquial, nas quais tornam seu texto pobre e faz com que você perca pontos na competência 1.
No 4º parágrafo:
Aqui você comete um erro que muitas das pessoas cometem: colocar 2 propostas de intervenções incompletas. Por isso, te aconselho a usar apenas uma, a qual você pode deixá-la de maneira completa.
Na primeira proposta: quase completa, porém falta mais detalhamento. Como serão estas campanhas?
Na segunda proposta: há Agente, Modo, e Finalidade; mas falta Detalhamento e Meio. Por meio de que serão vigoradas estas leis? E como serão elas?
O que eu te aconselho é, evite usar propostas de intervenções que tenha “propagandas”, “conscientização, “campanhas”, ou algo assim; pois é de punho senso comum e faz com que você perca pontos.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 600.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 120
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120
Maria Eduarda Campos
Olá
Seu texto no geral foi muito bom
A introdução ficou boa, um pouco extensa e a tese não ficou tão clara.
Seus desenvolvimentos ficaram bom, teve bons dados e argumentos o exemplo da mulher julgada injustamente ficou ótimo, pois foi um caso que muito repercutiu.
Sua conclusão está tudo ok, teve os 5 elementos essenciais e seu desfecho ficou bom.
No geral seu texto está coeso e bem escrito só tome cuidado com a tese -ela tem q estar bem clara- e também com a pontuação.
Boa sorte
Sucesso!