Iniciante

Soluções para a problemática da precária mobilidade urbana brasileira (com nota, por favor)

  • 0

 

No ano de 1920, Washington Luís, 11.° presidente do Brasil, criou o lema: “Governar é abrir estradas”. Tal frase, revela um problema antigo do país quanto a mobilidade urbana, a concetração na malha rodoviária em relação a outros modais. Desde Dom Pedro II, que asfaltou a primeira rodovia brasileira, há esse foco nas estradas. Essa situação, traz consequências aos dias de hoje, como por exemplo, engarrafementos. Por isso, para solucionar o problema deve-se repensar o sistema modal local, com investimentos em ferrovias e um maior foco aos transportes coletivos.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que no Brasil, 58% do sistema de locomoção é composto por rodovias. Entretanto, as ferrovias são mais vantajosas, pois conseguem trasportar mais itens, são três vezes mais baratas e o material rodante é de longa duração, além de não ter como problema a emissão de gás carbônico, sendo mais sustentável. Mesmo com algumas desvantagens, como rotas fixas, o modal ferroviário é muito superior ao rodoviário, principalmente no transporte de produtos.
Ademais, se deve repensar a utilização das estradas no país. Afinal, a concentração de rodovias vêm desde o Segundo Reinado, logo é muito difícil reverter a situação. Por isso, uma via alternativa seria um foco maior no uso de ônibus, visando a diminuição dos engarrafamentos e diminuição de gases do efeito estufa. Entretanto, isso se torna difícil no Brasil, posto que, o preço das passagens é alto, em São Paulo, por exemplo, o custo médio é de R$ 4,40, segundo dados da SPTrans. Ou seja, o descuido dos governos auxilia na prioriação dos trasnporte indivíduais.
Tendo em vista o que foi exposto, medidas são importantes. Cabe ao ministério da infraestrutura, orgão responsável pela administração dos modais de transporte, por meio de investimento massivos, construir meios ferroviários, como metrôs para transporte público e trens para carga de produtos. Maior financiamento para ônibus e diminuição do preço de passagens, também são necessários, para que assim, se amenize o problema construido há anos, por governantes como Washington Luís.

Compartilhar

2 Correções

  1. Redação muito boa. Soube usar muito bem os conectores, mostrou conhecimento sobre o tema e apresentou uma progressão de ideia coerente. Finalizou com uma boa intervenção. Parabéns gostei muito de sua redação.

    1- 180 pontos
    2 -180 pontos
    3 – 200 pontos
    4- 200 pontos
    5-200 pontos
    Total: 960

    • 0
  2. No ano de 1920, Washington Luís, 11.° presidente do Brasil, criou o lema: “Governar é abrir estradas”. Tal frase, revela um problema antigo do país quanto a mobilidade urbana, a concetração na malha rodoviária em relação a outros modais. Desde Dom Pedro II, que asfaltou a primeira rodovia brasileira, há esse foco nas estradas. Essa situação, traz consequências aos dias de hoje, como por exemplo, engarrafementos. Por isso, para solucionar o problema deve-se repensar o sistema modal local, com investimentos em ferrovias e um maior foco aos transportes coletivos.

    1 – repertório tá ok .
    2 – contextualização tbm está boa , porém dois erros ortográficos , concentração e engarrafamentos , fora isso nada mais , as posições das vírgulas tbm estão coerentes .
    3 – teses tbm está ok

    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que no Brasil, 58% do sistema de locomoção é composto por rodovias. Entretanto, as ferrovias são mais vantajosas, pois conseguem trasportar mais itens, são três vezes mais baratas e o material rodante é de longa duração, além de não ter como problema a emissão de gás carbônico, sendo mais sustentável. Mesmo com algumas desvantagens, como rotas fixas, o modal ferroviário é muito superior ao rodoviário, principalmente no transporte de produtos.

    1- tópico frasal bom , começou com um dado estatístico ok
    2 – argumentação tbm está coerente , mostra q vc tem domínio do tema
    3 – fechamento está ok , seu d1 está repleto de conectivos e sem erros de vírgulas.

    Ademais, se deve repensar a utilização das estradas no país. Afinal, a concentração de rodovias vêm desde o Segundo Reinado, logo é muito difícil reverter a situação. Por isso, uma via alternativa seria um foco maior no uso de ônibus, visando a diminuição dos engarrafamentos e diminuição de gases do efeito estufa. Entretanto, isso se torna difícil no Brasil, posto que, o preço das passagens é alto, em São Paulo, por exemplo, o custo médio é de R$ 4,40, segundo dados da SPTrans. Ou seja, o descuido dos governos auxilia na prioriação dos trasnporte indivíduais.

    1 – tópico frasal ok
    2 – o repertório na sua argumentação deixou seu d2 mais exaltante , ficou ótimo
    3- conectivos sempre importante , e aqui na sua redação está explícito isso. Fechamento tbm ficou ótimo

    Tendo em vista o que foi exposto, medidas são importantes. Cabe ao ministério da infraestrutura, orgão responsável pela administração dos modais de transporte, por meio de investimento massivos, construir meios ferroviários, como metrôs para transporte público e trens para carga de produtos. Maior financiamento para ônibus e diminuição do preço de passagens, também são necessários, para que assim, se amenize o problema construido há anos, por governantes como Washington Luís.

    1-agente ok
    2- ação ok
    3 – meio/modo ok
    4- detalhamento ok
    5-finalidade ok
    Você colocou tudo o que uma proposta de intervenção precisa , e ainda fez uma retomada no repertório com o Washington Luís , consequentemente vc fechou a competência 5.

    1- 120 pontos
    2 -160 pontos
    3 – 200 pontos
    4- 200 pontos
    5-200 pontos
    Total: 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.