O filme “Quarto de Jack” aborda a história de um filho e sua mãe, no qual permanecem apenas dentro de um cômodo pequeno durante anos graças ao pai de Jack, que os mantém reféns. Ambos sobrevivem à solidão em cativeiro, possuindo uma rotina conturbada que trás problemas psicológicos afetando a saúde mental tanto da criança quanto do adulto. Dito isso, não há para eles a concepção de mundo, ou a sensação de felicidade, como pessoas sociáveis obtém ao longo da vida.
Primeiramente, os problemas que são contraídos durante esse período de cativeiro, envolvem o psicológico. Dentre tantos aspectos, destacam-se a insegurança em relacionar-se afetivamente com outras pessoas, já que anteriormente a única relação existente era de sua mãe , como no filme. Pela falta de contato social, o indivíduo torna-se abalado e próprio a obter amizades ao longo da infância, podendo acarretar em depressão ou suicídio.
Todavia, ainda há a falta de conhecimento mundial sendo prejudicial, pois afeta parte do sistema comunicativo humano. Salienta-se a falta de serotonina em pessoas depressivas, já que não apresentam a disposição e o ânimo de conhecer novos ambientes e indivíduos. Eventualmente, são poucos recursos buscados, já que quase nunca há um familiar ou alguém próximo e disposto a colaborar com ajuda.
Conclui-se que são necessárias ações benéficas tanto da sociedade quanto do governo, assim como o Ministério da Educação, a fim de influenciar boa parte desses indivíduos, com o intuito de diminuir o número de casos de solidão existentes. Assim sendo, é imprescindível realizar grupos de apoio com instrutores específicos para cada caso. Também é de suma importância que nas escolas sejam inseridos psicólogos para auxiliar os alunos e ajudá-los a enfrentar muitos dos problemas vividos.
Isabela-Queireza
Olá Érika, tudo bem?
Achei muito pertinente a escolha desse tema, visto que nesse período de quarentena muitas pessoas que vivem sozinhas podem vsentir-se solitárias.
Gostei muito da estrutura que você utilizou, pelo meu conhecimento vi poucos desvios gramaticais e de pontuação, sendo que nenhum deles afeta o entendimento do texto.
Por outro lado, tenho algumas observações que acho muito interessantes para você melhorar sua escrita:
1- Durante sua conclusão use palavras-chave para facilitar a correção do corretor:
– Para o QUEM: Cabe ao…. Compete ao….
– Para O QUE: infelizmente até onde sei não há palavras-chave
– Para o COMO: por meio de…. Mediante a….
– Para o PARA QUÊ: A fim de… Objetivando a…
2- Ainda sobre sua conclusão, achei que seu texto foi muito para o lado da solidão em pessoas que passaram por um período de carcere privado, e muitas delas, quando soltas, já recebem esse tratamento que você citou. Então minha sugestão é você jogar sua proposta para o lado de resgatar essas pessoas em um menor período de tempo, para não sofrerem com todos esses problemas que você citou.
3- Durante minhas aulas de redação fui instruída a nunca começar a conclusão com CONCLUI-SE, pois é redundante, então citarei alguns exemplos que uso: TORNA-SE EVIDENTE, PORTANTO, QUE….. DADO O EXPOSTO, AFERE-SE QUE…..
4- Acredito também que você tem total capacidade de usar mais fatos históricos, estatísticas, pensadores na sua redação, os corretores valorizam muito o conhecimento prévio.
Acredito que no mais é só isso que tenho a dizer, ressalto que estou cursando o 3 ano do ensino médio, então estou totalmente aberta a correções, se caso disse algo que não procede. Peço desculpas por qualquer erro gramatical.
Espero que minha correção auxilie você a conseguir uma boa nota no Enem :)
Acho que sua nota seria de 780 a 820 (é só um chute, não sei avaliar os critérios direitinhos)
Letícia Fernandes
Olá, Erika!
Você escreve muito bem
Demonstra domínio do assunto
Ótimos repertórios sociocultural
Só se atente a norma ortográfica como: concordância verbal, nominal, mas no geral, está muito boa. Acho que vai atrasar no vestibular.
Continue praticando, você vai longe!
Espero ter ajudando.
Minha nota é 940.
ThayAguiar
Olá Érika, você escreve muito bem!! Gostaria só de te lembrar de alguns pontos, principalmente na conclusão, lembre-se de utilizar os critérios (Quem, O que, Como, Para que e o detalhamento). Acho que você poderia ter usado Zygmunt Bauman em um de seus parágrafos, iria enriquecer muito sua redação. Parabéns!!