Com a globalização do mundo e, consequentemente, dos meios de comunicação, a sociedade atual vive uma nova era: o imediatismo. Trata-se de um conjunto de hábitos e crenças que hipervalorizam o agora, dando ênfase à aparente necessidade de ação e reação imediata. No entanto, o que a atual cultura da urgência tem de comum tem de danosa, danos os quais podem ser desafiadores de serem revertidos. Logo, são necessárias medidas para tratar essa questão.
Em se tratando da cultura imediatista atual, uma questão a tratada é a ansiedade, fator principal para a ocorrência do imediatismo, visto que a sociedade atual, de forma geral, está cada vez mais a consumir produtos, serviços e informações mais rapidamente, com falta de planejamento nas ações executadas, levando-as ao impulso e, muitas vezes, ao consumo exagerado.
Somado a isso, outro fator importante para a consolidação do imediatismo na sociedade contemporânea diz respeito à manipulação dos indivíduos quanto às informações acessadas por eles. Nesse contexto, as fake news têm um papel importante no comportamento da sociedade, pois são elas que manipulam a população conforme os interesses de quem as produz, levando muitos a reações imediatistas de manifestações favoráveis ou contrárias a alguma ideia, por exemplo, e esquecendo-se de conferir se uma informação é verdadeira ou falsa, isto é, as pessoas são chamadas a reagir a certas notícias antes de verificar se elas são verdadeiras.
Por conseguinte, cabe a profissionais da área da Educação (como professores, por exemplo) ensinar sobre as consequências pessoais e sociais do imediatismo, os benefícios de não o aderir e como reagir a cada a cada situação, por meio de palestras e rodas de conversa, a fim de desenvolver uma melhor relação entre o ser humano e o mundo que o rodeia. Dessa maneira, há como solucionar os problemas os quais envolvem a cultura imediatista na contemporaneidade.
Rita De Andrade Dos Santos
Olá
Sua redação está ótima
Apenas se atente as vírgulas e repetições de termos
Seus argumentos estão bem organizados, detalhados
Ótimo repertório
Parabéns, continue assim !!
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 200
Competência 4: 180
Competência 5: 160
Nota: 880
Abigail
Introdução: Com o conceito de imediatismo e com a problematização do tema você relacionou bem as frases e deixou claro a urgência da questão. É citado que essa cultura provoca danos, mas nos desenvolvimentos é abordado mais as causas desse problema (ansiedade e a manipulação dos indivíduos), então para demonstrar que houve um bom planejamento de texto, você deveria se atentar a isso, e é aconselhável apresentar logo na introdução esses dois argumentos.
Desenvolvimento 1: Para iniciar esse parágrafo é recomendável usar algum conectivo, como: “Em primeiro lugar” ou “A partir desse cenário”, para estabelecer conexões entre todas as partes de seu texto. O parágrafo só é formado por uma frase bem longa, o que deixou o texto um pouco confuso, para facilitar a leitura prefira usar períodos mais curtos. Para evitar repetir palavras (“atual” já foi usada 4 vezes no texto) use sinônimos. Faltou escrever “ser” em : “uma questão a (ser) tratada é a ansiedade”. Achei que ficou muito descritivo e pouco argumentativo, para dar mais autoria use marcadores como: “é preocupante”, “é notável”, “cabe analisar”; e para comprovar seus argumentos use algum repertório sociocultural, como um dado estatístico ou uma citação.
Desenvolvimento 2: O tópico frasal resumiu bem a ideia que será abordada . A segunda frase ficou bem longa, o que dificultou a leitura, e achei que no final as informações ficaram meio repetitivas. Assim como no parágrafo anterior, achei que esse ficou muito descritivo, porque as informações, apesar de terem relações e explicações, não dizem muito sobre seu ponto de vista sobre o assunto. Para encerrar o parágrafo, é recomendável fazer um resumo do que foi escrito.
Conclusão: A proposta de intervenção apresenta os cinco elementos.
Nota: 720
Competência 1: 160
Competência 2: 80
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Marialusg
c1- 160 : repetição de termos, erros na construção da frase (“uma questão a tratada é a ansiedade”) e uso da vírgula. (era pra ser 120, mas acho que vc se atrapalhou na hora de redigir o texto e omitiu o “ser”)
c2 – 200
c3 – 120 (seu texto é bem escrito, mas apresenta períodos muito longos, o que compromete a fluidez do seu texto)
c4 – 160 (faz-se necessário maior utilização de elementos coesivos na construção dos períodos)
c5 – 200
nota final: 840