Sociedade contemporânea e Saúde Mental: Uma relação possível?

  • 0

-Com o avanço da globalização e redes de internet, o trânsito de informações passou a ser transmitida quase que instantaneamente para os usuários. Segundo profissionais do campo da psicologia, esse imediatismo oriundo da grande troca de informações têm causado grandes danos para a saúde mental dos indivíduos.

-Primeiramente, deve-se compreender o cenário atual da sociedade capitalista atual, que por ser orientada para resultados, qualquer tempo ocioso implica em improdutividade, de maneira que a todo momento, são inventados dispositivos e tecnologias para incrementar ao máximo, a gestão de tempo de uma pessoa. Esses meios podem ser observados na própria criação da Internet, 3,4 e o 5G, tornando o fluxo de informações quase que instantânea.

-No entanto, o imediatismo oferecido pelas novas tecnologias possuem o seu preço, materializando  distúrbios mentais que prejudicam o bem-estar do indivíduo. Exemplos podem ser observados nos recorrentes casos de Ansiedade, TDAH, e Nomofobia, que são diagnosticados com uma frequência cada vez maior, dando um indicativo de como os recursos tecnológicos podem afetar a integridade mental da pessoa..

-Contudo, apesar de não ser possível alterar a estrutura da sociedade atual, é possível conviver com ela, bastando o indivíduo participar de terapias, seja pelo setor público ou privado, para realizar o tratamento desses desvios cognitivos citados anteriormente, e somente por esse meio é possível viver num mundo cada vez mais danoso para a saúde mental.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi! Não há necessidade do uso do – . Na introdução, falta as teses que você usará de argumento no desenvolvimento. No segundo parágrafo há o uso de muitas vírgulas, por exemplo, na frase: “são inventados dispositivos e tecnologias para incrementar ao máximo, a gestão de tempo de uma pessoa.” não seria necessário o uso da vírgula. Falta de conectivos nos parágrafos de desenvolvimento. Na conclusão não tem agente e nem detalhamento. No final, “viver num mundo cada vez mais danoso para a saúde mental” está correto? Ou seria “viver num mundo cada vez menos danoso para a saúde mental?

    Continue escrevendo!! 😊

    • 0
  2. Olá! Vou corrigir sua redação de acordo com os meus conhecimentos ok? Não sei se você quer uma correção baseada no modelo Enem, mas vou corrigir por ele

    Introdução: ficou bom, mas acredito que ficaria melhor
    se você tivesse citado um(a) psicólogo(a).

    D1: “Primeiramente, deve-se compreender o cenário *atual da sociedade capitalista *atual”, sugiro que tente não repetir a mesma palvra na mesma frase, troque ppr outra de mesmo sentido.

    D2: “No entanto, o imediatismo oferecido pelas novas tecnologias possuem o seu preço, materializando distúrbios mentais que prejudicam o bem-estar do indivíduo. Exemplos podem ser observados nos recorrentes casos de Ansiedade, TDAH❗(nesse contexto, essa informação está errada, Tdah é um transtorno, ou seja, a pessoa já nasce com tdah, em algum momento da vida essa pessoa seria diagnosticada, não desenvolve como você deu a entender, mas esse imediatismo pode dificultar bastante a vida de alguém com tdah), e Nomofobia, que são diagnosticados com uma frequência cada vez maior, dando um indicativo de como os recursos tecnológicos podem afetar a integridade mental da pessoa..”❗não entendi esses dois pontinhos aqui, reticências ou erro de digitação? Se for reticências, deveria ser 3 pontinhos, e ainda sim, não recomendo colocá-la em redação Enem, afinal é um sinal que idica omissão de informações.

    Conclusão: não tem agente, nem detalhamento da sua proposta. E terminou de maneira negativa, o que não pode acontecer. Precisa ser terminar de maneira otimista, dando a entender que a sua proposta de intervenção vai mesmo funcionar.

    Continue treinado, com dedicação sua redação vai ficar cada vez melhor, tenho certeza!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.