Iniciante

Soberania Nacional e Preservação da Amazônia

  • 0

Abaporu é a tela brasileira mais valorizada no mercado mundial de artes. Em sua concepção a artista buscou conceitos europeus para agregar valor a obra. Trazendo essa lógica para preservação da Amazônia, o mundo busca ajudar o Brasil a cumprir suas agendas ambientais sem interferir na soberania nacional. No entanto, a falta de organização do Governo atrelada a uma herança colonial, faz com que esse auxilio seja encarado por parte da sociedade como ataque. Logo, cabe uma análise detalhada acerca da problemática afim de buscar uma alternativa para o dilema.

Decerto, a conjuntura atual é desfavorável às relações exteriores, pois o Governo vem rompendo tratados internacionais, como o acordo de paris. Nesse ínterim, as animosidades com outros países prejudicam a preservação do bioma ao perde-se esforços concentrados na luta contra o desmatamento ilegal. Com isso, incêndios criminosos e invasões de terras ocorrem com mais facilidade. Ademais, o país corre o risco de sofrer sanções externas, pelas constantes faltas com seus compromissos ambientais.

Outrossim, parte da sociedade sofre de analfabetismo ambiental, bem como alimenta um sentimento nacionalista xenófobo. Desse modo, há uma base para o apoio irrestrito à práticas criminosas contra a floresta. A ignorância se torna ainda mais ampla quando há uma leitura parcial da Constituição no que tange os recursos naturais do país a serem utilizados. No entanto, a Carta Magna afirma ainda que deve haver sustentabilidade no uso desses recursos. Assim, a prepotência aliada a falta de conhecimento, distancia o país do mundo e da biodiversidade.

Em suma, é imperativo o reconhecimento nacional da importância da ajuda externa e da preservação da Amazônia. Para tal, o Ministério das Relações exteriores, aliado ao Ministério do Meio ambiente, devem criar um centro de políticas públicas. E, por intermédio de um comitê especializado, no Amapá, estado que concentra maior área da floresta, delegar, com inteligência e apoio de outras nações, ações fiscalizatórias e profiláticas para preserva o bioma. Desta feita, haverá preservação e soberania na grande floresta brasileira.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. HELLO ^_^

    BOA NOITE.

    -parabéns pela redação.
    – TEXTO COESO.
    – USO CORRETO DOS CONECTIVOS.
    – CUIDADO SOMENTE no uso da crase em algumas palavras.

    # Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM
    ( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).

    Correção por Competência:

    Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 _180– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 180– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 : 200– elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
    HELLO ^_^

    ✓ Procure também, outras áreas do conhecimento que possam se agregar ao tema de sua redação, isso deixar a sua redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota.

    > CONTINUE PRATICANDO…

    ESPERO TER TE AJUDADO.
    sucesso. ʕっ•ᴥ•ʔっ

    • 1
  2. Olá, Maciel! Tudo certinho?

    Primeiro, gostaria de te parabenizar por sua redação toda, pois está ótima. Apesar disso, tem alguns pequenos errinhos que gostaria de te avisar para não cometer outra vez e não perder pontos por coisas que não precisa perder!

    Na gramática, tem uma falta de crase lá no primeiro parágrafo, onde diz “valor à obra”. Quando não lembrar das regras certas, tente mudar a palavra feminina para uma masculina e, no caso de se tornar “ao”, vai crase (ex: valor AO quadro – leva crase no valor À obra). Afim, junto, significa afinidade, e não com o objetivo de (esse seria a fim, separadinho).

    Você se esqueceu de usar letra maiúscula em Paris, no segundo parágrafo e mais um ou outro errinho ao longo do texto, coisas básicas que podem melhorar só com uma leitura mais atenta da redação ao passar a limpo. Poderia colocar um pouco mais da chamada marca de autoria, com uma crítica sobre os dados apresentados. Tente colocar mais citações/referências para sustentar suas teses e argumentações e não vacilar na competência 02.

    Sua proposta de intervenção está ótima, com todos os elementos bem visíveis e muito bem articulada com os problemas apresentados nos outros parágrafos. Continue assim e você conseguirá ir muito longe! Nota: 840. Sucesso nos estudos!

    • 1
  3. Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 920

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.