Durante o Período Colonial brasileiro,milhões de indígenas foram capturados para o trabalho forçado nos engenhos, ou mortos por inúmeras doenças trazidas pelos portugueses.Contudo, mesmo depois de quinhentos anos, a situação dos autóctones continua alarmante, já que em pleno século XXI continuam sendo desrespeitados e esquecidos. Essa terrível situação ocorre tanto pelo descaso estatal, que não pune exploradores de áreas indígenas, quanto pelo preconceito da própria população, que tem dificuldade em aceitar o diferente, atravancando o bem-estar dos nativos.
Segundo a Constituição Federal de 1988, cabe ao Estado proteger as terras indígenas. Porém , essa máxima é desrespeitada , visto que grande parte das áreas pertencentes aos nativos são apropriadas ilegalmente por empresários do agronegócio, que não são punidos de maneira eficiente, pagando apenas uma multa, que para esses”homens poderosos” não causa prejuízo algum, e continuam em liberdade dizimando todo e qualquer povo que atrapalhe seus lucros.Assim, o Estado não protege a fonte de alimento e sustento dos aborígenes encaixando-se no conceito de Instituição Zumbi, de Bauman, no qual uma instituição mantém sua forma , mas deixa de cumprir suas funções.
Ademais, segundo o filósofo Franz Boas, não existe cultura superior ou inferior, e sim diferente . Contudo, o “homem branco” nutre a ideia errônea de ser superior e, ao chocar-se com a cultura nativa em universidades, por exemplo, exclui e maltrata com xingamentos e agressões físicas aqueles que possuem um importante papel na construção identitária nacional. Assim, a maioria da população não aceita que o aborígene se desvie do estereótipo de índio vivendo na aldeia com pinturas no corpo, o que evidencia o caráter xenófobo enraizado na sociedade.
Destarte, é necessário que o Estado puna empresas que desrespeitem as fronteiras indígenas, por meio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que deve investigar casos de exploração ilegal nessas terras e encaminhar ao Ministério Público que deve prender por um longo período os indivíduos responsáveis, a fim de garantir esta importante ferramenta, de onde tiram seu alimento e que possui um importante significado para esses povos:a terra. Cabe ainda a essa instituição de poder, através de campanhas publicitárias mostrar à população a importância indígena na história nacional, a fim evitar outro genocídio como o ocorrido no Brasil Colonial .
SITUACAO INDÍGENA NO BRASIL
Compartilhar
Daniel Barbosa
Competências:
Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 200 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 – 180– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 180– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA: 920
Você escreve muito bem, Parabéns! Boa introdução, desenvolvimento e conclusão.
Continue assim e sucesso no ENEM!!!
ANGELMUSIC
BOA NOITE ,
DE INICIO GOSTEI DA SUA REDAÇÃO.
Competências:
Nota 1 – 160 – demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 200 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 – 160 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 160 – demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.
BOA SORTE :^) BOA NOITE =)