Iniciante

Situação da gestantes em situação cárcere no Brasil,

  • 2

Na série “Vis a Vis” exibida pela plataforma Netflix, relata em alguns episódios a protagonista sofrendo um aborto em uma penitenciária pelas baixas condições existentes no sistema carcerário. Fora da ficção, observa-se que existem inúmeras mulheres no Brasil que sofrem com a gestação nas prisões. Ademais, persiste em uma problemática seja pela falta de médicos nas instituições carcerárias diminuindo a qualidade de vidas dessas pessoas, seja pela violação dos direitos humanos com as gestantes.
Primeiramente, vale ressaltar que muitas mulheres sofrem com hemorragias, doenças e abortos com a falta de cuidados médicos. Segundo Thommas Hobbes, filósofo e socialista, é dever do estado garantir o bem estar da população. Mesmo assim, o governo não cumpre com a obrigação de proteger e zelar pela saúde dessas mulheres que vivem em selas inapropriadas e em situações deploráveis mesmo gerando uma criança em seu ventre. Logo, infelizmente é comum e espera-se mudanças na desenvoltura do estado diante das vidas que se encontram em penitenciárias .
Seguidamente, é notório a violação dos direitos humanos com as mães presentes nos presídios, em uma análise nos processos da Defensoria Pública do CDF de Franco da Rocha relatou que 80% dos casos as mulheres não tiveram o benefício da prisão domiciliar. Portanto, é necessário uma observação sobre as medidas a serem exercidas pela administração superior do Brasil com as gestantes.
Destarte, compete ao Governo Federal -instância máxima administrativa- potencializar o cuidado da saúde das gestantes carcerárias por meio de isenções fiscais nos presídios, com o intuito de orientar e cuidar da higidez desse grupo e inclui-los na sociedade. Por seguinte, será possível ter controle e resolver a problemática da situação das gestantes em cárcere no Brasil.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oii, Camili, boa tarde! Vou corrigir sua redação por parágrafos e pontuar algumas observações. Qualquer incoerência, você me corrige, pode ser? =)

    INTROO———————————————————————————–
    –> contextualização: Vis a Vis
    –> contextualização + tema: “relata em alguns episódios a protagonista sofrendo um aborto em uma penitenciária pelas baixas condições”
    –> tese: “observa-se que existem inúmeras mulheres no Brasil que sofrem com a gestação nas prisões”
    –> 1° problemática: falta de médicos nas instituições carcerárias
    –> 2° problemática: violação dos direitos humanos com as gestantes

    OBS:
    -> ausência de vírgula: “Na série “Vis a Vis”, exibida pela…” (isolamento)
    -> ausência de vírgulas: “relata, em alguns episódios, a…” (isolamento)
    -> ausência de vírgula: “penitenciária, pelas baixas condições…”
    -> o uso do conectivo ‘ademais’ expressa uma ideia de ‘além disso’, visto que você está explicando o porquê de tal problemática, o mais adequado seria “nesse viés/contexto/cenário”
    -> “Ademais, persiste em uma problemática” ficou meio confuso: “Nesse viés, a problemática persiste seja pela falta…”
    -> ausência de vírgula:”…instituições carcerárias, diminuindo a…”

    D1 (falta de médicos nas instituições carcerárias) —————————————————
    –> introdução da ideia: “muitas mulheres sofrem com hemorragias, doenças e abortos com a falta de cuidados médicos.”✔️
    –> citação: Thomas Hobbes✔️
    –> afirmação: “o governo não cumpre com a obrigação de proteger e zelar pela saúde dessas mulheres que vivem em selas inapropriadas e em situações deploráveis mesmo gerando uma criança em seu ventre”✔️
    –> opinião: “Logo, infelizmente é comum e espera-se mudanças na desenvoltura do estado diante das vidas que se encontram em penitenciárias.”✔️

    OBS:
    -> sempre que puder, evite a expressão “primeiramente”, pois passa uma ideia de que há um “segundamente”… Prefira “em primeira análise”
    -> Estado deve vir com inicial maiúscula, visto que você está se referindo ao Governo (União) e não a um pedaço de terra ou estado (modo). Assim como Governo também deve vir
    -> ocorrência de barbarismo: Sela é de cavalo | Cela é de prisão (para você lembrar, tente associar: cela com C de cadeia)
    -> não utilize termos sentimentalostas como “infelizmente”, “lamentavelmente”

    D2 (violação dos direitos humanos com as gestantes) —————————————————
    –> introdução da ideia: “é notório a violação dos direitos humanos com as mães presentes nos presídios.”✔️
    –> citação: processos da Defensoria Pública do CDF de Franco da Rocha✔️
    –> afirmação: ❓
    –> opinião: “Portanto, é necessário uma observação sobre as medidas a serem exercidas pela administração superior do Brasil com as gestantes.”✔️

    OBS:
    -> seu parágrafo ficou muito curto, talvez tenha sido isso que impediu de você fazer sua boa argumentação neste desenvolvimento, atendendo ao exigido.
    ->ausência de vírgula: “…Franco da Rocha, relatou que 80%…”
    -> Procure separar a sua introdução (frase de efeito) da sua citação

    CONCLUSÃO———————————————————————————–
    –> ação: potencializar o cuidado da saúde das gestantes carcerárias✔️
    –> meio/modo: por meio de isenções fiscais nos presídios❓
    –> agente: Governo Federal✔️
    –> finalidade: com o intuito de orientar e cuidar da higidez desse grupo e inclui-los na sociedade✔️
    –> detalhamento: ❓

    OBS:
    -> primeiro: como a isenção de tributos, por parte das penitenciárias, iria ajudar com os cuidados da saúde das gestantes? Não sei se o que você quis dizer foi ” por meio de fiscalizações nos presídios” mas, se foi isenção fiscal mesmo, faltou explicar como, de fato, isso seria possível (este seria seu detalhamento)
    -> segundo: invista no encerramento de parágrafos, interligando-os por meio de conectivos, ajuda na C1 e C4

    |FEEDBACK – GERAL|
    Excelentíssimo texto, você escreve superbem. Muito cuidado, Camili, com a pontuação, o uso de vírgulas e de conectivos. Sempre coloque a sua argumentação em primeiro plano nos desenvolvimentos, pois é justamente isso que irá revelar, ao corretor, o seu posicionamento e conhecimento a respeito do assunto, os repertórios serão apenas para reforçar aquilo que será argumentado por você. Continue treinando, você tem um potencial e tanto! Parabéns! ❤️

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 760
    Essa nota é apenas representativa, visto que eu não tenho autoridade para tal ato. Atente-se às dicas/sugestões. Espero que tire algum proveito da correção e, qualquer dúvida, só chamar. ❤️❤️

    • 4
  2. Olá, tudo bem?
    Deixarei algumas anotações sobre o que encontrei em sua redação:

    1° parágrafo: Teria que ser “A série” para poder concordar com relata, seria bom colocar o “em alguns episódios” entre vírgulas para ajudar na compreensão e não deixar o período tão longo sem nenhuma pontuação.
    2° parágrafo: Repetição de mulheres, uma opção seria “população carcerária feminina”. Acredito que devido caia melhor do que com para se referir a falta de atendimento adequado. Repetição de mulheres novamente. Sela com S se refere a sela de cavalo ou ato de selar, aqui seria Cela. Teria uma vírgula após deploráveis. Logo o que é comum? Não está especificado.
    3°parágrafo: O repertório está confuso, você começa a falar de gestante, mas ao usar o repertório cita apenas mulheres, a que casos você está se referindo? Falta um pouco de clareza e sem a palavra de ligação com o que você está tentando dizer, você perde um pouco de produtividade e pertinência do repertório.
    4° parágrafo: Administração e administrativa bem próximo. Muita repetição de termos já usados e repetidos no texto. Proposta de intervenção contendo quase todos os agentes: Agente, ação, meio/modo, ( falta de detalhamento) e finalidade (cuidado ao usar dois termos que indicam finalidade).

    COMPETÊNCIA I: 160- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II: 200- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA III: 160- Argumentação consistente e Repertório sociocultural
    COMPETÊNCIA IV: 160- Repetição de palavras e uso de conectivos.
    COMPETÊNCIA V: 160- Proposta de intervenção.

    TOTAL: 840.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato.
    Parabéns pela redação e boa sorte! ^-^

    • 1
  3. boa tarde
    não sou nenhuma corretora profissional mas vou deixar aqui a minha análise da sua redação :)
    1. gostei do repertório usado na introdução, achei que não poderia dar certo mas no término da leitura compreendi o que vc quis passar.
    2. fique atenta ao usa da vírgula, pois percebi que vc se equivocou em alguns momentos colocando aonde não precisava ou então esquecendo de colocar quando preciso.
    3. ficou faltando o detalhamento na sua proposta de intervenção.
    4. gostei da abordagem do filósofo no desenvolvimento 1
    5. o seu último parágrafo ficou muito curto, tome cuidado.

    • 0
  4. oi cami,antes tudo sua introdução está perfeita visto que vc contextualizou o tema com um roteiro socio-cultural basntante coerente,com uma tese muito bem definida e arguementos plausíveis.No seu desenvolvimento nos dois parágrafos vemos a explicação dos dois argumentos com uma boa coesão e na sua conclusão ta perfeito,vemos uma proposta de intervenção baseada nos argumentos que citou no começo,parabéns.

    • 0
  5. Na minha visão , sua redação esta muito bom.
    ela apresenta: clareza, não foge do tema e com ótimos dados e referências como a do filme.
    Gostei muito da introdução e o primeiro desenvolvimento , mas senti falta de mais coisas no segundo desenvolvimento.
    Mas no Geral , o seu texto esta muito bom!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.