Iniciante

Sistema prisional e a reincidência criminal

  • 0

        Hodiernamente, sabe-se que o sistema prisional no Brasil, apresenta graves falhas, dentre elas a dificuldade de reinserção social do apenado, levando-o a reincidência criminal, este é um problema complexo e de origem estrutural.

       O Brasil, tem muitos presos, mas pouca organização e medidas para triagem e proporcionamento de mudanças para o encarcerado. Os presídios e casas de detenção que deveriam corrigir o preso e auxiliar na diminuição da criminalidade, tornaram-se berço de facções criminosas e escolas do crime.

         A maioria dos prisioneiros é de origem pobre e com baixa escolaridade, isto mostra a complexidade do problema, sendo a prisão a consequência de problemas estruturais: baixa escolaridade e desigualdade social.

          Dessarte, entende-se a necessidade urgente de qualificar o ensino básico, através do Ministério da Educação e Cultura e criar políticas para redução da desigualdade social, com ação conjunta de vários ministérios. Paralelamente deve ocorrer triagem nas prisões, para que condenados de baixa periculosidade não sejam aliciados por facções e consigam ressocializar-se.

 

Observação: Texto para banca que exige minimo 20 e máximo 25 linhas, no papel ficou no máximo de linhas, tanto totais quanto plenas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Faltou desenvolver melhor sua introdução, sugiro começar com um repertório e adicionar uma tese também ,direcionar o seu texto nela, vai mostrar que elaborou um projeto de texto.
    Depois de um ponto final coloque sempre um conectivo
    Usar dados estatísticos para reforçar sua argumentação é uma boa ideia também.
    é bem difícil desenvolver a ideias, fazer uma conclusão bem detalhada com uma quantidade menor de linhas, mas acredito que vc pode melhorar na conclusão, deixar ela bem mais detalhada e coma agentes mais definidos, como por exemplo ” com ação conjunta de vários ministérios” , ficou meio vago.

    • 1
  2. De forma mais geral, acredito que você poderia embasar mais seu texto, utilizando de alusões históricas, dados estatísticos, entre outras estratégias que fortaleça sua argumentação. Além disso, destacar melhor os agentes que causam a problemática, na introdução. No desenvolvimento é interessante usar alguns conectivos como no primeiro parágrafo do desenvolvimento, “Inicialmente, é valido ressaltar a existência de uma grande quantidade de presos nas penitenciárias brasileiras”. Ja na conclusao, é interessante você relacionar melhor com os agentes que causam o problema na introdução, a fim de gerar uma retomada com o início e tornar o texto mais “redondo”.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.