A iminência do pensamento humanístico, sobretudo após a publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, propiciou uma revisão histórica e filosófica sobre a função e normas do sistema penitenciário. Não obstante, persiste no Brasil a dificuldade de ressocialização dos detentos. Isso ocorre tanto pela estrutura prisional quanto pela falta de perspectivas sociais e econômicas.
Em primeira análise, cabe enfatizar a vida dentro das cadeias como fator preponderante para a difusão da violência no país. Consoante ao pensamento de Thomas Hobbes, o papel do Estado é garantir a paz e a ordem social. Sob esse viés, pode-se notar que a prisão, em si, não é suficiente para a contenção da violência, o que tem sido constatado pelo aumento do número de presos concomitante ao crescimento da criminalidade. Sendo assim, além de deter, é preciso repensar a estrutura prisional e planejar estratégias para a reabilitação dos indivíduos.
Ademais, a falta de perspectivas do detento quanto a sua reinserção na vida social faz prosperar a permanência no mundo do crime. Conforme o filósofo Aristóteles, não há nada que defina melhor a essência humana do que a sua habilidade e necessidade política, isto é, a constituição de relações sociais. Entretanto, percebe-se, no Brasil, a ausência de investimentos na formação educacional e profissionalizante dos detentos. Com isso, fica obstaculizada a possibilidade de inseri-los no mercado de trabalho, dificultando a garantia de uma vida digna bem como uma reinserção saudável no corpo social.
Urge, portanto, que medidas sejam tomadas com a finalidade de facilitar a ressocialização dos infratores e mitigar a violência no país. Dessa forma, cabe ao Governo Federal desenvolver um projeto integrado às unidades federativas que reforme o sistema prisional brasileiro por meio do investimento em ações de reabilitação social. Essas medidas garantirão a todos os detentos o acompanhamento rotineiro com psicólogos, a formação educacional e profissionalizante e a aproximação com suas famílias. Somente assim, o indivíduo perceberá e terá possibilitada a oportunidade da ressocialização.
alexaleq
Olha, quase nenhum erro cometido, redação em geral tá ótima.
Primeiramente, sou péssimo em ortografia, então passo a bola pra isso, prefiro confiar no amigo que corrigiu a cima.
Segundo o único erro q vi de cara é a falta de uma posição sua diante aos problemas, vc não tem uma posição em relação aos argumentos q vc abordou, vc apenas apresentou eles, e isso n pode, agride a competência 3. O que vc precisava era de uma simples frase dizendo que esse problema deve ser resolvido e pronto vc tinha uma opinião forte sobre o problema, q ele tem q ser resolvido, use firmeza nas palavras nessa hora, isso é ótimo.
A credito eu q vc tiraria +900 pontos e certeza q seria – 960, vai depender da sua competência 1.
Ariel_hsy
Competência I: No terceiro parágrafo,em “[…]do detento quanto a sua reinserção na vida social”, deveria-se ter utilizado a crase, pois este é um caso de contração prepositiva por preposição e artigo essenciais.
No mesmo parágrafo, em “[…]Possibilidade de inseri-los”,faltou utilizar o acento agudo, pois este é um tipo de colocação pronominal, a ênclise, que, na maioria das vezes, requer acento agudo na última vogal ou semivogal.
Competência II: a compreensão temática foi certeira. Muito bom! A argumentação foi previsível quanto à questão da ressocialização, mas acredito que, ao se falar sobre tal temática, principalmente no Brasil, essa é a linha argumentativa mais coesa e consistente possível.
Competência III: Foi uma ótima escolha citar a Declaração Universal de Direitos Humanos ao introduzir-se o tema. As referências a Hobbes e Aristóteles também foram bem elaboradas.
Competência IV: O uso dos conectivos textuais, bem como os recursos coesivos estão excelentes. Contudo, seria bacana buscar uma aproximação maior entre os parágrafos, pois notei que a introdução está um pouco menor que os demais parágrafos.
Competência V: A proposta de intervenção é excelente: Especifica os agentes, meios e finalidades da intervenção.
I – 160
II – 200
III – 160
IV – 160
V – 200