Sistema prisional brasileiro.

  • 0

Na obra “Memórias do cárcere”, de Graciliano Ramos, preso durante o Estado Novo, ele narra horríveis condições da rotina carcerária, além de formas de tratamento péssimas, e até os dias atuais o sistema prisional brasileiro é símbolo de tortura. A banalização e a lotação extrema devem ser analisadas, assim como elucidações para essas dificuldades.
O Brasil é um país que lida com uma criminalidade crescente e em razão disso, é normal que tanto a comunidade quando os representantes tentem controlar esses atos, porém algumas vezes as providências tomadas têm consequências negativas. 607,7 mil presos ainda não foram julgados, a prisão sem julgamento – situação comum – gera superlotação nas prisões do Brasil.
É indiscutível, que além das instituições abarrotadas de pessoas, ainda há pouca ou nenhuma higiene e a propagação de doenças. Tais coisas fazem surgir diversas rebeliões – um exemplo, foi o massacre do Carandiru, um dos mais intensos da história – consta-se que não se pode aguardar que os detentos viviam diversas condições e saiam melhores, reeducados e ressocializados. A teoria determinista, diz que o homem é produto do meio que está inserido.
À vista disso, é mister que o Estado tome providências para resolver tais obstáculos para que os prisioneiros tenham oportunidade a um tratamento de correção adequado nas cadeias e uma nova chance de serem inseridos em sociedade de forma saudável e humana, urge que o estado, juntamente com o DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) por meio de políticas públicas para educação e humanização, como cursos técnicos e/ou profissionalizantes, também é importante o aumento do trabalho voluntário como forma de punição e a criação de instituições específicas para os não-julgados. Somente assim, o sistema carcerário brasileiro não será sinônimo de flagelação.

 

(Eu agradeceria demais se a redação fosse corrigida no modelo ENEM)

Compartilhar

1 Correção

  1. Na introdução tu pecou um pouco, ”de Graciliano Ramos, preso durante o Estado Novo” nesta parte você deveria ter colocado o nome do personagem porque dá impressão de que o Graciliano foi preso. ” horríveis condições da rotina carcerária, além de formas de tratamento péssimas” estas duas frases ficou um pouco redundante porque ambas têm quase o mesmo sentido. 607,7 mil presos ainda não foram julgados, aqui tu deveria ter colocado a fonte para o corretor saber que tu não inventou. 607,7 mil presos ainda não foram julgados, a prisão sem julgamento – situação comum – gera superlotação nas prisões do Brasil. o início desse período merece um conectivo.
    c1 160
    c2 200
    c3 200
    c4 180
    c5 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.