Sistema Prisional Brasileiro

  • 0

O escritor Gilberto Dimenstein, na obra O Cidadão de Papel, corroborou que embora o país possua uma das legislações mais avançadas do mundo, muito do que se prevê não se concretiza. Análogo ao sistema prisional do Brasil que, mesmo após vários anos, o cenário de iniquidade persiste e reflete na sociedade brasileira, devido a situação social em que os presos estão submetidos, nesse sentido, convém analisarmos as principais causas, consequências e possíveis soluções para o impasse.

Nesse contexto, é válido ressaltar que a má infraestrutura é um grande vilão para a sobrevivência dos penitenciários. Com isso, a superlotação limita as necessidades básicas e privacidade que as pessoas têm por direito. Ademais, tal condição supre a visão Determinista do século XIX, afirma-se que o homem é fruto do seu meio. Entretanto, essa concepção pode gerar a dificuldade para a reintegração social do ex-detento, em alguns casos, podendo voltar ao mundo do crime para subsidiar sua integridade humana.

Em segundo plano, além do público carcerário masculino, exite uma grande negligência às condições básicas femininas. Isto porque, a realidade vivenciada por detentas é igual do seu gênero oposto, seja pela falta de acompanhamento médico, materiais de tratamentos íntimos, tudo isso é retratado no livro Presos Que Menstruam, de Nana Queiroz. Também, o auxílio para as gestantes não são diferentes, a falta de zelo por parte das políticas públicas para suprir as necessidades básicas está em transparência.

É evidente, portanto, que esse cenário nefasto é um grande problema em virtude dos direitos humanos. Cabe ao Estado, expansionar as penitenciárias para evitar a superlotação, logo, também investir no abastecimentos de suprimentos medicinais e tratamentos íntimos para as mulheres detentas, havendo acompanhamento de ginecologistas para realizar a ação, tendo assim sua saúde zelada. Além disso, atividades lúdicas intermediadas por ONG, com o propósito de reinserir o presidiário na sociedade, assim poder-se-á alcançar o bem estar social, visto na obra O Cidadão de Papel, concretizar tudo aquilo que é previsto.

 

COLOQUEM NOTA, POR FAVOR! <3

Compartilhar

1 Correção

  1. Oiii, tudo bem???? Eu não consigo dar nota, mas vou falar algumas coisas que eu percebi.
    – alguns erros de vírgula
    – bom planejamento de texto
    – achei que você não deixou mto claro as suas ideias da proposta, você poderia colocar a palavra “por meio” e “finalidade” pq assim facilita para a pessoa que estiver lendo identificar o que pede a proposta
    – você usou muito conectivo, mas acho que poderia ter usado em todos os inícios de período
    – te aconselho a começar 2 parágrafo com alguma coisa tipo : “em primeira análise” / “em primeiro plano”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.