A série ”Vis a Vis” — transmitida pela plataforma de streaming Netflix—, demonstra a realidade de um presídio feminino na Espanha, e as dificuldades cotidianas vivida pelas detentas. Similarmente, existem diversos problemas no sistema prisional brasileiro, a exemplo da superlotação e discriminação. Atualmente, a problemática se dá tanto pelo preconceito aos ex-detentos, quanto pela morosidade processual.
Inicialmente, é válido ressaltar a aversão por parte da sociedade em relação aos ex-presidiários. Segundo Agnes Heller, o preconceito seria um fator de coesão social. Nessa perspectiva, é possível afirmar que pela ótica de um empresário, é mais vantajoso contratar um jovem sem experiência, do que um ex-detento, com o intuito de preservar a imagem de sua empresa. Naturalmente, há uma grande taxa de reincidência criminal no Brasil, uma vez que muitos ex-presidiários não encontram uma oportunidade de ressocialização, recorrendo a antigas práticas criminais.
Igualmente, a lentidão no andamento dos processos judiciais também influencia no estado caótico das instituições penitenciárias. Em 2019, o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias — Infopen — apontou cerca de 254 mil detentos em situação provisória, o que representa mais de 30% da totalidade das vagas do sistema prisional. Entretanto, este cenário evidencia que apenas agilizar os processos, não resolveria por completo o problema, visto que os presídios nacionais, segundo o próprio Infopen, estão com aproximadamente 65% de superlotação.
Enfim, faz-se necessário, para que seja seguido o princípio da isonomia, que haja intervenção estatal, como defendido por Thomas Hobbes. Dessa forma, o poder judiciário, por meio da justiça comum, atuaria agilizando os processos penais, diminuindo o número de detentos presos preventivamente. Ainda o poder judiciário, todavia, por meio da justiça do trabalho, incentivaria a contratação de ex-detentos, através de campanhas nas mídias, e se necessário, por leis de inclusão, atuando como agente na ressocialização dos ex-presidiários.
DaviMCutrim
Olá, Luiz! Td blz?
Parabéns pelo texto! Muito bom mesmo!
INTRODUÇÃO: O tema está bem delimitado e a tese está clara.
obs 1: “A série ”Vis a Vis” — transmitida pela plataforma de streaming Netflix—, demonstra” – retire a vírgula após o travessão. (para não separar o sujeito do predicado)
DESENVOLVIMENTO: Desenvolvimento muito bem desenvolvidos e dentro da estrutura padrão de argumentação: TF+ argumento + registro de autoria.
D1: Vc fez um bom uso do pensamento da filósofa Heller. A argumentação é pertinente ao tema. Vc fez uma boa relação de causa consequência.
obs2: acho que seria bem interessante vc citar quem é a autora e nacionalidade (nesse caso: socióloga/filosofa húngara). O corretor pode não saber quem é, e, por isso, descontar pontos)
D2: Vc fez uso de um bom dado para legitimar seu TF. E fez uma ótima problematização.
CONCLUSÃO: Vc fez uma boa alusão quanto ao papel e dever do Estado na sociedade, conforme a visão de TH sobre o Estado. Embora vc nao o tenha usado antes, para poder retomar ao final, o texto deixa implícito que o problema é uma consequência por falha do Estado. A proposta de Intervenção contem os 4 elementos + o detalhamento de um deles e, além disso, responde bem aos problemas abordados no texto.
OBS FINAL: O TEXTO ESTÁ DENTRO DO TEMA, POSSUI BOA COESÃO POR CONTA DOS CONECTIVOS BEM USADOS E UM RARÍSSIMO DESVIO GRAMATICAL.
Vc escreve muito bem, continue assim e o mil no ENEM será uma realidade.
Não sou corretor e nem profissional de letras, mas espero ter contribuído com a minha análise. Estou certo que não valeria menos de 960.
Em minha avaliação, eu daria a nota:
C1- 180
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 200 ==============TOTAL: 980
Madu03
Competência 1- Bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa = 160
Competência 2- Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura = 200
Competência 3- Informações , fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos textos motivadores e pouco organizados = 120
Competência 4- Articula o texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos = 160
Competência 5- Elabora a proposta de forma mediana e articula à discussão = 120
Nota = 760
Beatriz Moura Martins
Amei a sua redação. Porém o final ficou meio avulso a ideia de intervenção. Qual a ideia defendida por Thomas Hobbes? Além do mais algumas idéias durante o texto ficaram soltas também. Dessa forma só faltou o “entrosamento” de suas idéias no texto!… 680 creio que seria a nota ideal !!
Chokmah
Muito bacana sua redação, conseguiu desenvolver uma excelente argumentação defendendo o posicioamento sobre um tema tão controvérsio e, com argumentos consistentes. Todavia, devo salientar que na conclusão não teve o êxito almejado, visto que não elaborou a proposta completamente.
Critérios ENEM:
I = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios = 190
II = Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes = 160
III = Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria = 200
IV = Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações = 140
V = Proposta insatisfatória ou não articulada com a argumentação desenvolvida = 70
TOTAL = 760