Estudante

SISTEMA PREVIDENCIÁRIO NO BRASIL

  • 0

É notório que o sistema de previdenciário que o Brasil adota tem sido objeto de grande debate e reflexão. Problemáticas como a incerteza de pagamento futuro e o rápido envelhecimento da população, são, respectivamente, o motivo pelo qual isso é um problema e o que impede que essa questão seja resolvida. Por isso, medidas precisam ser pensadas para reverter o quadro.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar a incerteza dos pagamentos futuros da aposentadoria para os brasileiros. No Brasil, o direito a se aposentar está previsto na Constituição Federal no artigo 6º, inciso XXIV, onde o benefício é fornecido por contribuição. Ou seja, os trabalhadores ativos contribuem para cobrir os gastos com os pagamentos de benefícios dos aposentados. Porém, essa conta não tem fechado e enquanto isso, o déficit vai aumentando. E a única garantia que se tem, é qual faixa social será atingida com esse rombo, tendo em vista que os detentores de grandes fortunas têm alternativas para a questão apresentada, estando a nação diante de uma injustiça social de grande potencial ofensivo para grupos desprivilegiados.

Além disso, o envelhecimento rápido da população brasileira vem sendo enfrentado como um dos fatores que acirra ainda mais a problemática. De acordo com o IBGE, a partir de 2006 a expectativa de vida do brasileiro ao nascer aumentou cerca de 32% em relação à década de 60, chegando a 72,3 anos. Ou seja, o brasileiro está vivendo mais, dessa forma, uma mesma quantia de trabalhadores precisam está ativamente no mercado de trabalho para cobrir as despesas com o custeio desse sistema. E, no entanto, as pessoas continuam trabalhando e contribuindo com pouca garantia do direito previsto constitucionalmente, logo, sendo essas pessoas filha do estado elas não podem ficar desamparadas, tendo esse problema que ser imediatamente solucionado.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessa forma, compete ao Ministério da Cidadania em trabalho conjunto com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), elaborar um projeto para que vários setores da sociedade passem a contribuir de forma mais efetiva: desonerando a folha de pagamento, criando alternativas e taxando grandes fortunas para sustentar o sistema. Essa ação deve ser feita por meio de projeto de lei, uma vez que este instrumento tem força para que o que foi planejado entre no campo da ação.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. É notório que o sistema de previdenciário que o Brasil adota tem sido objeto de grande debate e reflexão. Problemáticas(1) como a incerteza de pagamento futuro e o rápido envelhecimento da população, são, respectivamente, o motivo pelo qual isso é um problema e o que impede que essa questão seja resolvida. Por isso, medidas precisam ser pensadas para reverter o quadro.
    1 – precisa de vírgula aqui.
    Em primeiro lugar, é importante ressaltar a incerteza dos pagamentos futuros da aposentadoria para os brasileiros. No Brasil, o direito a se aposentar está previsto na Constituição Federal no artigo 6º, inciso XXIV, onde(2) o benefício é fornecido por contribuição. Ou seja, os trabalhadores ativos contribuem para cobrir os gastos com os pagamentos de benefícios dos aposentados. Porém, essa(4) conta não tem fechado e(3) enquanto isso, o déficit vai aumentando. E a única garantia que se tem, é qual faixa social será atingida com esse rombo(6), tendo em vista que os detentores de grandes fortunas têm alternativas para a questão apresentada(5), estando a nação diante de uma injustiça social de grande potencial ofensivo para grupos desprivilegiados.
    2 – só se usa o ‘onde’ para se referir a lugares.
    3 – aqui tem vírgula.
    4 – por que essa conta não tem fechado?
    5 – quais alternativas são essas?
    6 – qual faixa social é essa? Por que ela é atingida pelo rombo?
    Além disso, o envelhecimento rápido da população brasileira vem sendo enfrentado como um dos fatores que acirra ainda mais a problemática. De acordo com o IBGE, a partir de 2006(7) a expectativa de vida do brasileiro ao nascer aumentou cerca de 32% em relação à década de 60, chegando a 72,3 anos. Ou seja, o brasileiro está vivendo mais, dessa forma, uma mesma quantia de trabalhadores precisam está(8) ativamente no mercado de trabalho para cobrir as despesas com o custeio desse sistema. E, no entanto, as pessoas continuam trabalhando e contribuindo com pouca garantia do direito previsto constitucionalmente, logo, sendo essas pessoas filha do estado elas não podem ficar desamparadas, tendo esse problema que ser imediatamente solucionado.(9)
    7 – vem vírgula
    8 – estar
    9 – ficou incoerente, você fala que o problema é o envelhecimento rápido, mas na verdade seria a ‘expectativa de vida alta’.
    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessa forma, compete ao Ministério da Cidadania em trabalho conjunto com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS)(agente), elaborar um projeto(ação) para que vários setores da sociedade passem a contribuir de forma mais efetiva(finalidade): desonerando a folha de pagamento, criando alternativas e taxando(10) grandes fortunas para sustentar o sistema(detalhamento). Essa ação deve ser feita por meio de projeto de lei(meio), uma vez que este instrumento tem força para que o que foi planejado entre no campo da ação.
    10 – evitar uso excessivo do gerúndio.

    • 0
  2. Bom dia! Seu texto está ótimo.

    Cuidado com a expressão “Uma vez” ela é desnecessária para sua oração, uma vez que é uma expressão prolixa, e representa um vício de linguagem.
    Exemplo:
    1 – Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro.
    2 – Qualquer informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro.

    Atenção ao uso do plural. No segundo desenvolvimento

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.