SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

  • 0

(Esta redação é para banca NUCEPE)
          ⠀⠀A sociedade brasileira contemporânea, cada vez mais depara-se com notícias lamentáveis de ações hediondas advindas do tratamento penitenciário. Essas organizações sofrem com a falta de um regime humanitário, gerando nos detentos sentimento de revolta contra o sistema geral, afastando-o da saída do âmbito criminal e de uma possível mudança de vida.

          ⠀⠀Em relação a abordagem não humanitária, é bem verdade a realidade de superlotação nos presídios do Brasil. Existe, nesse aspecto, um desinteresse político pela manutenção do número de celas, economizando assim, o dinheiro dos cofres públicos que também deveriam ser voltados para essa causa. Esse cenário, por sua vez, intensifica a degradação dos cárceres.

          ⠀Outro fator importante está relacionado a reinserção do infrator na sociedade. Entretanto o que não se pode negar é que faltam projetos de cunho educacional e trabalhista. Caso essas ações não ocorram o descontentamento do indivíduo poderá leva-lo a reincidência no crime, uma vez que esse fenômeno requer alguma intervenção para que possa ser interrompido.

             As entidades presidiais nacionais, portanto, necessitam de intervenções. Por um lado estruturais, e por outro sociais, afim de diminuir a perigosa retomada ao crime. O Governo Federal, por meio da União, obrigatoriamente, deve organizar os problemas de lotação superior a capacidade, bem como garantir a reabilitação por meio de cursos para o mercado de trabalho. Dessa forma, a população poderá se tranquilizar e esperar melhorias da conduta de suas futuras gerações.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1- A introdução deveria começar com um contexto, como por exemplo a inauguração do primeiro presidio no brasil.
    2- Precisa acrescentar elementos de coesão no início de cada período.
    3- A introdução poderia ter o tangenciamento dos argumentos.
    4- os desenvolvimentos devem ter um suporte, que seria a fala de uma autoridade(citação) ou pesquisa científica(IBGE ou ONU por ex.)
    C1=120
    C2=80
    C3=120
    C4=120
    C5=200
    nota final: 640

    • 1
  2. Boa noite, Alice!
    Tudo bem?
    Inicio frisando que seria interessante iniciar sua introdução com uma contextualização.
    A introdução deve conter:
    ALUSÃO+ ANALOGIA+ CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICAS
    A sua, infelizmente, não tem alusão e, consequentemente, não tem analogia, apenas uma contextualização em razão do tema, houveram alguns erros referentes à vírgula e a só foi citada uma problemática, a outra veio como consequência, e dessa forma, o leitor pensa que esse segundo fator estará contido em um mesmo desenvolvimento, afinal, é uma problemática e sua consequência. Perceba:
    “Essas organizações sofrem com a falta de um regime humanitário (problemática 1), gerando nos detentos sentimento de revolta contra o sistema geral, afastando-o da saída do âmbito criminal e de uma possível mudança de vida.”
    Quando vc escreve “gerando” entende-se que as dificuldades encontradas para sair da vida do crime e a falta de oportunidades de uma possível mudança de vida, são consequências da escassez de um regime humanitário. Se tivesse estruturado melhor, vc teria outra problemática para ser apresentada no desenvolvimento 2, sendo a melhoria de vida, resultado da saída do âmbito criminal . Mesmo que vc tenha apresentado essa problemática no d2, isso comprometerá pontos na competência 3 por coesão.
    Se desenvolvimento 1 exibe a problemática, mas não aprofunda, vc tem argumentos para comprovar, mas não comprova a existência deles, por isso, ficam vagos e não têm muito valor. Além disso, senti falta dos conectivos, atente-se a isso.
    Seu d2 ficou bom, com uma boa discussão. Porém não trouxe nada que comprovasse também.
    A conclusão deve apresentar:
    RETOMADA DA TESE
    AÇÃO
    AGENTE
    MEIO
    EFEITO
    DETALHAMENTO
    DESFECHO
    a sua apresenta tudo, parabéns!
    C1:180
    Pois houveram alguns erros referente à virgula.
    C2: 120
    Você trouxe argumentos, mas não comprovou (d1 e d2) e não desenvolveu bem no d1.
    C3: 160
    Seu ponto de vista é claro, mas houveram os erros de coesão
    C4: 160
    Pois o uso dos conectivos foi escasso
    C5: 200
    Já disse o motivo anteriormente.
    =820

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.