O aumento continuo da crise penitenciaria na sociedade brasileira é evidente. Isso deve ser freado, pois as maiores vitimas são a sociedade.Sendo relevante uma analise dos aspectos que corroboram com essa problemática que são a população carceraria e os presidios com situações degradaveis.
É indubitavel que a questão legislativa e sua aplicação estejam entre os fatores que atenuam o problema. Nesse contexto, é importante enfatizar que, o desconhecimento acerca da crise penitenciaria influir em comportamentos inadquados contra os presidiarios. A exemplo de em 2016 a população carcerária brasileira era de 726 mil pessoas segundo o Departamento Penitenciario Nacional (Depen).
Além disso, é cabivel salientar que segundo Pablo Neruda que por meio da sua arte nos faz refletir sobre nossas liberdades individuais, mas que nos trazem consequências além das |sob os quais somos julgados. Dessa forma, a sociedade se faz plenamente responsavel pela situação atualde tal problematica. Sendo a midia grande responsavel por tal visão dos presidios em situações degradantes com superlotações e celas insalubres.
Destarte, fica evidente a problemática da crise penitenciaria no Brasil, tornando assim indubitavel a importância do Governo Federal , mediante o ministério da segurança. Ainda cabe a midia o papel de promover campanhas públicitarias, fomentando a conscientização sobre a crise penitenciaria. Afim de que essa problemática de cunho social seja cada vez menos recorrente na sociedade brasileira.
PedroScalone
seu texto ficou muito bom, porém houve alguns erros gramaticais, seria bem legal usar mais conectivos e acho que a problematização ficou muito oculta, mas fora isso gostei muito do seu texto continue praticando :)
se você quiser trocar uma ideia sobre qualquer assunto manda uma mensagem( pq também estou tentando melhorar minhas redações )
alineps
Olá Katia, parabéns pelo texto e aqui vai algumas observações que fiz sobre a sua redação:
Notei muitos erros gramaticais ao longo do texto,não são capaz de enumerá-los, falta de vírgula e acento agudo principalmente. Algumas palavras que você escreveu, como ” midia, continuo, indubitavel, presidios,….” estão com falta de acentuação. Também notei aqui “as maiores vitimas são a sociedade” falta de concordância, tente passar o verbo para o singular que ficará melhor.
Na sua tese você usou “situações degradaveis.” como argumento, além da falta de pontuação, eu vejo que ‘situações precárias’ se encaixaria melhor :)
No seu desenvolvimento (D1 e D2) não consegui ver a relação clara do argumento com as referências, e inclusive não entendi sua referência de Pablo Neruda no D2. Sei que você consegue melhorar nisso, por isso estude mais e pratique sempre :D
Vejo que você traz duas propostas de intervenção, minha dica é usar apenas uma e detalhe-a bem, coisa que não consegui ver no seu texto. É importante investir na proposta e garantir seus 200 pontos na C5.
Essas são minhas observações, minha nota geral ficaria entorno de 600 pontos, e espero que eu lhe ajude em algo,bons estudos :))
Japinha_k
Olá, vamos começar?!
Bom, mediante a análise dos parágrafos de seu texto temos a estrutura está completa.
-introdução: temos uma tese muito “desprotegida” (vamos utilizar esse termo) então aí vai a dica: procure começar sua introdução com algum repertório referente ao texto (é um pouco complicado mas faz uma grande diferença, anota aí!)
°opte pelo uso de conectivos para dar um bom manejamento ao texto (use e abuse, mas se atente a utiliza-los adequadamente de acordo com o que você quer repassar e não se esqueça de variar).
°não se esqueça também de finalizar sua introdução com alguma frase de efeito.
-D1: Opte também por desenvolver bem seus argumentos desse parágrafo além de, nas primeiras linhas, abordar seu argumento a respeito do tema e desenvolve-lo com bons exemplos apontando suas consequências e finalizando o paragrafo.
°atente-se aos desvios gramaticais, pois isso é bastante cobrado e tira ponto, no caso, se você for fazer algum vestibular. Treine sempre as formas concordância, já que são de extrema importância.
-D2: As mesmas observações do D1, com atenção maior para os desvios gramaticais.
-Conclusão: não houve uma boa apresentação da PI completa, inclusive uma ação para a resolução da problemática dos argumentos.
COMPETÊNCIA 1: 80
COMPETÊNCIA 2: 120
COMPETÊNCIA 3: 80
COMPETÊNCIA 4: 80
COMPETÊNCIA 5: 80
TOTAL: 440