A Constituição Federal de 1988 prevê a todo cidadão o direito à educação. No entanto, nota-se que o sistema educacional brasileiro segue enfrentando problemas, visto que não funciona como deveria. Nesse âmbito, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de investimentos e a negligência familiar.
Em primeira análise, evidencia-se a ausência de investimentos como fator contribuinte para o problema. Segundo o economista Lewis, a educação nunca foi despesa e sim um investimento com retorno garantido. Entretanto, ocorre uma oposição ao citar o sistema educacional brasileiro em razão das escolas públicas não possuírem condições financeiras adequadas, para equipamentos e estrutura escolar, em vista da insuficiência de investimentos destinados à educação. Logo, tal inércia de ajuda monetária prejudica os estudantes brasileiros, principalmente mais pobres.
Além disso, a negligência familiar corroí ainda mais o revés. De acordo com o naturalista Lamarck, o indivíduo é influenciado pelo local em que vive, adaptando-se as condições impostas. Sob esse viés, em algumas famílias, os responsáveis não matriculam suas crianças nas escolas, uma vez que eles próprios não frequentaram o ensino básico, decidindo, muitas vezes, que não é necessário para seus filhos ou parentes. Desse modo, a negligência com a educação é um descaso para o futuro do Brasil.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas para amenizar a problemática. Para isso, o Ministério da Educação deve, juntamente com ong’s educacionais, aumentar o número e a verba de investimentos nas escolas públicas, por meio de reuniões mensais com a diretoria, em busca de informações para destinar suas verbas, a fim de diminuir as falhas do sistema de educação e os alunos aprenderem conforme devem. Paralelamente, precisam intervir na negligência familiar.
Fernanda_Siqueira
Olá, não sou muito boa em correção, porém pude notar que sua introdução está bem estruturada, assim como o desenvolvimento, porém na conclusão você não focou na problemática familiar, pois foi um assunto que você desenvolveu muito ao longo do texto, porém não enfatizou na conclusão.
D1 e D2 estão ok
C1 – 180
C2 – 160
C3 – 200
C4 – 200
C 5- 180
920 :)
ludmilacerqueira
introdução: boa, porém faltou seu posicionamento critico a respeito da problemática em questão.
D1: ok
D2: ok
conclusão: poderia desenvolver mais a problemática familiar.
c1 180
c2 200
c3 160
c4 200
c5 180
920
brend@
D1 e D2: os seu desenvolvimentos estão muito bem trabalhados, mas faltou você explicar mais quais são as consequências do problema.
Conclusão: Faltou o detalhamento.
C1: 180
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 180
Total: 940
Seu texto está muito bom, você está no caminho certo, procure apenas melhorar em alguns pontos para alcançar o 1000.
Samir soares
Competência 1- 160
Competência 2- 200
Competência 3- 200
Competência 4- 200
Competência 5- 200
Nota: 960
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Sistema Educacional brasileiro: problemas a seres enfrentados
A Constituição Federal de 1988 prevê a todo cidadão o direito à educação. No entanto, nota-se que o sistema educacional brasileiro segue enfrentando problemas, visto que não funciona como deveria. Nesse âmbito, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de investimentos e a negligência familiar.
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Sem erros
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Em primeira análise, evidencia-se a ausência de investimentos como fator contribuinte para o problema. Segundo o economista Lewis, a educação nunca foi despesa e sim um investimento com retorno garantido. Entretanto, ocorre uma oposição ao citar o sistema educacional brasileiro em razão das escolas públicas não possuírem condições financeiras adequadas,[1] para equipamentos e estrutura escolar,[2] em vista da insuficiência de investimentos destinados à educação. Logo, tal inércia de ajuda monetária prejudica os estudantes brasileiros, principalmente [3]mais pobres.
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[1]= sem vírgula
[2]= sem vírgula
[3]= os
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Além disso, a negligência familiar [1]corroí ainda mais o revés. De acordo com o naturalista Lamarck, o indivíduo é influenciado pelo local em que vive, adaptando-se [2]as condições impostas. Sob esse viés, em algumas famílias, os responsáveis não matriculam suas crianças nas escolas, uma vez que eles próprios não frequentaram o ensino básico, decidindo, muitas vezes, que não é necessário para seus filhos ou parentes. Desse modo, a negligência com a educação é um descaso para o futuro do Brasil.
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[1]= corrói
[2]= às
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Depreende-se, portanto, a adoção de medidas para amenizar a problemática. Para isso, o Ministério da Educação deve, juntamente com [2]ong’s educacionais, aumentar o número e a verba de investimentos nas escolas públicas,[2] por meio de reuniões mensais com a diretoria,[3] em busca de informações para destinar suas [4]verbas,[5] a fim de diminuir as falhas do sistema de educação e os alunos aprenderem conforme devem. [6]Paralelamente, precisam intervir na negligência familiar.
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[1]= maiúsculo
[2]= sem vírgula
[3]= sem vírgula
[4]= palavra repetida
[5]= sem vírgula
[6]= evite frases pequenas
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* Procure evitar a repetição de palavras (verba e despesa)
90896054gglol
olá, primeiramente gostaria de apontar que o Enem trouxe um novo aspecto: originalidade, onde modelos de textos prontos são rigorosamente desqualificados.
introdução: boa, porém faltou seu posicionamento critico a respeito da problemática em questão.
D1: ok
D2: ok
conclusão: poderia desenvolver mais a problemática familiar.
c1 180
c2 200
c3 160
c4 200
c5 180
920