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Sistema Educacional brasileiro: problemas a seres enfrentados

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A Constituição Federal de 1988 prevê a todo cidadão o direito à educação. No entanto, nota-se que o sistema educacional brasileiro segue enfrentando problemas, visto que não funciona como deveria. Nesse âmbito, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de investimentos e a negligência familiar.

Em primeira análise, evidencia-se a ausência de investimentos como fator contribuinte para o problema. Segundo o economista Lewis, a educação nunca foi despesa e sim um investimento com retorno garantido. Entretanto, ocorre uma oposição ao citar o sistema educacional brasileiro em razão das escolas públicas não possuírem  condições financeiras adequadas, para equipamentos e estrutura escolar, em vista da insuficiência de investimentos destinados à educação. Logo, tal inércia de ajuda monetária prejudica os estudantes brasileiros, principalmente mais pobres.

Além disso, a negligência familiar corroí ainda mais o revés. De acordo com o naturalista Lamarck, o indivíduo é influenciado pelo local em que vive, adaptando-se as condições impostas. Sob esse viés, em algumas famílias, os responsáveis não matriculam suas crianças nas escolas, uma vez que eles próprios não frequentaram o ensino básico, decidindo, muitas vezes, que não é necessário para seus filhos ou parentes. Desse modo, a negligência com a educação é um descaso para o futuro do Brasil.

Depreende-se, portanto, a adoção de medidas para amenizar a problemática. Para isso, o Ministério da Educação deve, juntamente com ong’s educacionais, aumentar o número e a verba de investimentos nas escolas públicas, por meio de reuniões mensais com a diretoria, em busca de informações para destinar suas verbas, a fim de diminuir as falhas do sistema de educação e os alunos aprenderem conforme devem. Paralelamente, precisam intervir na negligência familiar.

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5 Correções

  1. Olá, não sou muito boa em correção, porém pude notar que sua introdução está bem estruturada, assim como o desenvolvimento, porém na conclusão você não focou na problemática familiar, pois foi um assunto que você desenvolveu muito ao longo do texto, porém não enfatizou na conclusão.

    D1 e D2 estão ok

    C1 – 180
    C2 – 160
    C3 – 200
    C4 – 200
    C 5- 180

    920 :)

    • 1
  2. introdução: boa, porém faltou seu posicionamento critico a respeito da problemática em questão.
    D1: ok
    D2: ok
    conclusão: poderia desenvolver mais a problemática familiar.

    c1 180
    c2 200
    c3 160
    c4 200
    c5 180

    920

    • 1
  3. D1 e D2: os seu desenvolvimentos estão muito bem trabalhados, mas faltou você explicar mais quais são as consequências do problema.

    Conclusão: Faltou o detalhamento.

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 180

    Total: 940

    Seu texto está muito bom, você está no caminho certo, procure apenas melhorar em alguns pontos para alcançar o 1000.

    • 1
  4. Competência 1- 160
    Competência 2- 200
    Competência 3- 200
    Competência 4- 200
    Competência 5- 200
    Nota: 960
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    Sistema Educacional brasileiro: problemas a seres enfrentados
    A Constituição Federal de 1988 prevê a todo cidadão o direito à educação. No entanto, nota-se que o sistema educacional brasileiro segue enfrentando problemas, visto que não funciona como deveria. Nesse âmbito, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de investimentos e a negligência familiar.
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    Sem erros
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    Em primeira análise, evidencia-se a ausência de investimentos como fator contribuinte para o problema. Segundo o economista Lewis, a educação nunca foi despesa e sim um investimento com retorno garantido. Entretanto, ocorre uma oposição ao citar o sistema educacional brasileiro em razão das escolas públicas não possuírem condições financeiras adequadas,[1] para equipamentos e estrutura escolar,[2] em vista da insuficiência de investimentos destinados à educação. Logo, tal inércia de ajuda monetária prejudica os estudantes brasileiros, principalmente [3]mais pobres.
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    [1]= sem vírgula
    [2]= sem vírgula
    [3]= os
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    Além disso, a negligência familiar [1]corroí ainda mais o revés. De acordo com o naturalista Lamarck, o indivíduo é influenciado pelo local em que vive, adaptando-se [2]as condições impostas. Sob esse viés, em algumas famílias, os responsáveis não matriculam suas crianças nas escolas, uma vez que eles próprios não frequentaram o ensino básico, decidindo, muitas vezes, que não é necessário para seus filhos ou parentes. Desse modo, a negligência com a educação é um descaso para o futuro do Brasil.
    —————————————————————————-
    [1]= corrói
    [2]= às
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    Depreende-se, portanto, a adoção de medidas para amenizar a problemática. Para isso, o Ministério da Educação deve, juntamente com [2]ong’s educacionais, aumentar o número e a verba de investimentos nas escolas públicas,[2] por meio de reuniões mensais com a diretoria,[3] em busca de informações para destinar suas [4]verbas,[5] a fim de diminuir as falhas do sistema de educação e os alunos aprenderem conforme devem. [6]Paralelamente, precisam intervir na negligência familiar.
    —————————————————————————-
    [1]= maiúsculo
    [2]= sem vírgula
    [3]= sem vírgula
    [4]= palavra repetida
    [5]= sem vírgula
    [6]= evite frases pequenas
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    * Procure evitar a repetição de palavras (verba e despesa)

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  5. olá, primeiramente gostaria de apontar que o Enem trouxe um novo aspecto: originalidade, onde modelos de textos prontos são rigorosamente desqualificados.

    introdução: boa, porém faltou seu posicionamento critico a respeito da problemática em questão.
    D1: ok
    D2: ok
    conclusão: poderia desenvolver mais a problemática familiar.

    c1 180
    c2 200
    c3 160
    c4 200
    c5 180

    920

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