Sistema de saúde pública no brasil

  • 1

    Conta-se que durante o período da colonização e império do Brasil, não existiam políticas públicas. O acesso à saúde era determinado pela classe social do indivíduo. O da classe alta tinham acesso aos médicos e já os de classe baixa não recebiam atendimento médico digno.

    No Brasil colonial, eram os curandeiros e barbeiros que proporcionavam atendimentos médicos a classe baixa. Como também nessa época o esgoto era ao ar livre, assim, a população estava sujeita a muitas doenças. Logo após a independência do Brasil, D. Pedro II criou órgãos para ajudar a saúde pública.

Outro aspecto a ser abordado é a criação do SUS (sistema único de saúde), criado em 1953, para que assim pudesse atender toda população. De acordo com a constituição de 1988, é obrigação do estado fornecer o acesso à saúde a todos os cidadãos. Entretanto, o Brasil é o único país com alta grandeza territorial a fornecer um sistema de saúde gratuito. Ainda mais no momento atual, vivenciando a pandemia do vírus COVID19, o sistema de saúde além de atender seus pacientes, ele também mantém informações e pesquisas em busca da solução.

Tendo em vista o cenário apresentado, é dever do governo procurar investir em universidades federais, para que os alunos tenham uma boa formação e possam investir em pesquisas para um bom desenvolvimento da saúde pública.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, boa noite!!
    O seu texto está rico em informações, porem esta faltando as características do gênero dissertativo argumentativo (cobrado pelo ENEM), não sei se esse é seu foco ou esse texto esta no modelo de outo vestibular, mas vou dar algumas diquinhas para melhorar a estrutura da sua redação.

    Introdução:
    Apresentar + contextualizar o tema + tese
    Você apenas citou como era a situação no período colonial mas não trouxe isso com a nossa atualidade, além que faltou as teses, que são os argumentos que você ira abordar no desenvolvimento

    Desenvolvimento1 e 2:
    Conectivos + tópico frasal +repertorio + contextualizar
    Assim como na introdução você apenas citou informações, acontecimentos mas não trouxe para a realidade.(2paragrafo)
    No 3 paragrafo, achei mais completo, além das informações você apresentou seu ponto de vista de maneira indireta.

    Conclusão:
    Conectivo + Agente(quem?) + Ação(o que?) + Modo(como?) + Finalidade(pra quê?) + detalhamento de algum desses elementos.

    Seus repertórios são bons, mas falta você pegar o “jeitão” do modelo da redação cobrada pela maioria dos vestibulares. Recomendo que assista alguns vídeos que ensinam a estrutura básica da redação para você se acostumar.
    Pegue temas da internet ou já cobrados no Enem, pra você ir se acostumando e vendo que geralmente são problemas que ao longo da redação você vai desenvolver mostrando as causas, consequências e uma solução(na conclusão).

    Continue treinando!!

    • 1
  2. Olá, Leticia! Vou te reenviar teu texto com as observações, elas estão em letra maiúscula e entre parênteses para facilitar a visualização.

    Conta-se que (AQUI TEM UMA VÍRGULA) durante o período da colonização e império do Brasil, não existiam políticas públicas. O acesso à saúde era determinado pela classe social do indivíduo. O da classe alta (SERIA MELHOR USAR “AS PESSOAS DA CLASSE ALTA”) tinham acesso aos médicos e já (NÃO PRECISAVA DESSA “JÁ”) os de classe baixa não recebiam atendimento médico digno. (SERIA BOM INICIAR ESSE PARÁGRAFO COM UMA AUTORIDADE POLIFÔNICA)

    No Brasil colonial, eram os curandeiros e barbeiros que proporcionavam atendimentos médicos a (ESSE “A” TEM CRASE) classe baixa. Como também (AQUI TEM VÍRGULA) nessa época o esgoto era ao ar livre, assim, a população estava sujeita a muitas doenças (FICOU MEIO IMCOMPLETO ESSA PARTE). Logo após a independência do Brasil, D. Pedro II criou órgãos para ajudar a saúde pública. (TÁ INCOMPLETO E FALTANDO UMA AUTORIDADE POLIFÔNICA. CASO O “D. Pedro II” SEJA SUA AUTORIDADE, PRECISA EXPLICAR MELHOR)

    Outro aspecto a ser abordado é a criação do SUS (sistema único de saúde) (SERIA MEHOR COLOCAR “Sistema Único de Sáude (SUS)”), criado em 1953, para que (TEM VÍRGULA AQUI) assim (TEM VÍRGULA AQUI) pudesse atender toda (“TODA A POPULAÇÃO”) população. De acordo com a constituição de 1988, é obrigação do estado fornecer o acesso à saúde a todos os cidadãos. (AQUI SERIA UMA VÍRGULA E NÃO UM PONTO) Entretanto, o Brasil é o único país com alta grandeza territorial a fornecer um sistema de saúde gratuito. Ainda mais no momento atual, vivenciando a pandemia do vírus COVID19, o sistema de saúde (TEM VÍRGULA AQUI) além de atender seus pacientes, ele (NÃO PRECISA DESSE “ELE”) também mantém informações e pesquisas em busca da solução. (ESSE PARÁGRAFO FICOU BOM, SÓ PRECISAVA EXPLICAR MAIS A AUTORIDADE POLIFÔNICA)

    Tendo em vista o cenário apresentado, é dever do governo procurar investir em universidades federais, para que os alunos tenham uma boa formação e possam investir em pesquisas para um bom desenvolvimento da saúde pública. (A CONCLUSÃO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM AS NORMAS DO ENEM)

    C1: 120
    C2: 100
    C3: 140
    C4: 100
    C5: 40

    NOTA: 500

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.