Sistema de cotas para acesso da educação: avanço ou retrocesso ?

  • 1

Promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, a Constituição da República Federativa do Brasil – de 88 – garante a todos os brasileiros o direito à educação e ao bem-estar social. No entanto, a dificuldade em inserir-se no ensino superior, sendo uma pessoa negra, parda, indígena ou de classe baixa é exorbitante e impede que essas garantias e leis fundamentais funcionem corretamente. Nesse sentido, cabe avaliar os fatores que acentuam esses quadro estagnando seu avanço educacional.

Primeiramente, deve-se entender que a educação é a razão principal na evolução de um país. Etimologicamente o processo de educar remete ao desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Entretanto, na contemporaneidade, tal polidez possui o efeito contrário, visto que não é devidamente valorizada e seus desdobramentos são claramente perceptíveis nós baixos índices de indivíduos não favorecidos financeiramente nas universidades. Segundo a lei de cotas, na universidades no mínimo 50% das vagas acadêmicas estão disponibilizadas para estudantes de escolas públicas. (Divididos ainda em  negros, pardos, indígenas e indivíduos de baixa renda). A pesquisa supracitada evidência a magnitude e a importância do sistema coral para a sociedade.

Em segundo plano, pode-se observar, que muitas pessoas só conseguem entrar na  universidade devido as cotas raciais ou financiamentos, pois eles não possuem recursos suficientes para ingressar na mesma. Tal fato é reflexo do passado e dos problemas enfrentados por essa parcela da população, onde eles eram considerados inferiores e indignos de viverem no mesmo ambiente das classes ricas e por isso, por muitas vezes eram  escravizados, humilhados e excluídos socialmente, refletindo a desigualdade atual. De acordo com o revolucionário africano Nelson Mandela, “ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Diante de tal contexto, é necessário, concientizar a população sobre a importância das cotas e a dívida histórica relacionada a essas classes, que foram amplamente reprimidas na antiguidade, mas hoje merecem a a chance de mudar sua realidade, através da melhor arma transformadora, a chamada “ Educação “.

Em suma, faz-se necessário, a tomada de medidas que visem fortalecer as estratégias indispensáveis quanto à melhoria nacional. Assim, urge, que as Mídias sociais divulguem a importância das cotas universitárias, por meio das redes sociais, televisão e jornais. Além de incentivar sua utilização entre indivíduos que preencham o pré requisito, com  textos motivacionais, reportagens e pressão sobre os governantes, a fim de garantir o bom funcionamento da lei universitária. Dessa forma o Brasil poderia se enquadrar realmente nos moldes da constituição brasileira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem ? Vou corrigir seu texto ao longo dele ok ?
    Então vamos lá !
    Promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, a Constituição da República Federativa do Brasil – de 88( ACHO QUE AQUI VOCÊ NÃO PRECISA COLOCAR NOVAMENTE QUE É DE 1988 ) – garante a todos os brasileiros o direito à educação e ao bem-estar social. No entanto, a dificuldade em inserir-se no ensino superior, sendo uma pessoa negra, parda, indígena ou de classe baixa é exorbitante e impede que essas garantias e leis fundamentais funcionem corretamente. Nesse sentido, cabe avaliar os fatores que acentuam esses( ESSE ) quadro estagnando seu avanço educacional.( AQUI VOCÊ DEVERIA COLOCAR SUA DUAS TESES, ASSIM VOCÊ NÃO SE PERDE NA SUA ARGUMENTAÇÃO E MOSTRA QUE TEM PROJETO DE TEXTO )

    Primeiramente, deve-se entender que a educação é a razão principal na evolução de um país. Etimologicamente o processo de educar remete ao desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. Entretanto, na contemporaneidade, tal polidez possui o efeito contrário, visto que não é devidamente valorizada e seus desdobramentos são claramente perceptíveis nós (NOS- SEM ACENTO) baixos índices de indivíduos não favorecidos financeiramente nas universidades( NÃO SEI SE VOCÊ QUIS PASSAR A IDEIA DE QUE POUCAS PESSOAS TEM CONDIÇÃO DE ENTRAR EM UMA FACULDADE, SE FOR ENTÃO ESSA FRASE ESTÁ INCORRETA , PQ CONTRADIZ COM A IDEIA DA TESE ) . Segundo a lei de cotas, na (NAS) universidades no mínimo 50% das vagas (ESSA FRASE FICOU UM POUCO ESTRANHA ACHO MELHOR RELER ELA E REFORMULAR) acadêmicas estão disponibilizadas para estudantes de escolas públicas. (AQUI VOCÊ DEVERIA TER CONTINUADO A FRASE SEM COLOCAR O PONTO FINAL ) (Divididos ainda em negros, pardos, indígenas e indivíduos de baixa renda). A pesquisa supracitada evidência a magnitude e a importância do sistema coral ( SISTEMA CORAL SERIA UM SINONIMO PRA SISTEMA DE COTAS PQ SE FOR ISSO NÃO EXISTE- QUE EU SAIBA )para a sociedade.
    OBS
    FALANDO SINCERAMENTE ESSE SEU PARAGRAFO NÃO ME DIZ MUITA COISA, A FALTA DA TESE NA INTRODUÇÃO PODE TER CAUSADO ISSO, JÁ QUE VOCÊ PARTE PRA VÁRIAS DIREÇÕES AO MESMO TEMPO, VOCÊ FALA SOBRE O QUE É O SISTEMA DE COTAS,SOBRE COMO A EDUCAÇÃO É IMPORTANTE E QUE AS PESSOAS NÃO TEM ACESSO , MAS SERIA MELHOR VOCÊ DESENVOLVER MAIS AS IDEIAS, POR QUE AS PESSOAS NÃO TEM ACESSO ? POR QUE A EDUCAÇÃO NÃO CHEGA A TODOS JÁ QUE ELA É DIREITO DE TODOS ? SERÁ QUE É JUSTO MESMO QUE A EDUCAÇÃO SEJA PAGA? A PORCENTAGEM SEPARADA A PESSOAS PRA COTA É O SUFICIENTE? REFLITA MAIS SOBRE ESSAS QUESTÕES QUE EU TENHO CERTEZA QUE VAI SAIR UMA EXCELENTE ARGUMENTAÇÃO , MAS NÃO FALE TUDO DE UMA VEZ EM ; )
    Em segundo plano, pode-se observar, que muitas pessoas só conseguem entrar na universidade devido as cotas raciais ou financiamentos, pois eles não possuem recursos suficientes para ingressar na mesma ( O TERMO ”NO MESMO” NÃO RETOMA SUJEITO OK). Tal fato é reflexo do passado e dos problemas enfrentados por essa parcela da população( EU SEI QUE VOCÊ TÁ QUERENDO FALAR DA POPULAÇÃO QUE SOFRE PRECONCEITOS E TLAS , MAS É MELHOR DEIXAR MAIS CLARO AQUI QUEM SÃO), onde eles eram considerados inferiores e indignos de viverem no mesmo ambiente das classes ricas e ( VÍRGULA) por isso, por (TIRA ESSE ”POR” AQUI) muitas vezes eram escravizados, humilhados e excluídos socialmente, refletindo a desigualdade atual. De acordo com o revolucionário africano Nelson Mandela, “ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Diante de tal contexto, é necessário, concientizar a população sobre a importância das cotas e a dívida histórica relacionada a essas classes, que foram amplamente reprimidas na antiguidade, mas hoje merecem a a chance de mudar sua realidade, através da melhor arma transformadora, a chamada “ Educação “.
    OBS; AGORA SIM EU VI UM BOM PARAGRAFO , UM POUCO LONGO , MAS BEM FEITO ,PERCEBE QUE AQUI VOCÊ ABORDA SOBRE A DESIGUALDADE ESTRUTURAL QUE AINDA E VISTA NO PAÍS ?E POR ISSO AS PESSOAS QUE SOFRERAM ANTIGAMENTE (E NÃO FORAM INDENIZADAS ) CONTINUAM A VIVER OS PROBLEMAS QUE SÃO FRUTO DOS OBSTÁCULOS PASSADOS , MUITO BOM MESMO SEU PARAGRAFO , O QUE EU TENHO A DIZER SOBRE ELE É PRA DEIXAR ELE MAIS CURTO E UM POUCO MAIS ORGANIZADO

    Em suma, faz-se necessário, a tomada de medidas que visem fortalecer as estratégias indispensáveis quanto à melhoria nacional( AQUI FICOU UM POUCO VAGO ESSE PARAGRAFO) . Assim, urge, que as Mídias sociais divulguem a importância das cotas universitárias, por meio das redes sociais, televisão e jornais. Além de incentivar sua utilização entre indivíduos que preencham o pré requisito, com textos motivacionais, reportagens e pressão sobre os governantes, a fim de garantir o bom funcionamento da lei universitária. Dessa forma o Brasil poderia se enquadrar realmente nos moldes da constituição brasileira.
    OBS ;
    SUA CONCLUSÃO TEM TODOS OS REQUISITOS ( OS CINCO AGENTES)
    OBS FINAIS:
    SEU TEXTO É BOM , TEM ALGUNS ERRINHOS BOBOS DE GRAMÁTICA QUE PODEM SER FACILMENTE CONSERTADOS , PRINCIPALMENTE NA CONCORDÂNCIA
    SEUS REPERTÓRIOS SÃO ÓTIMOS PODE DESENVOLVER ELES MAIS TMB, E PROBLEMATIZAR BASTANTE , SEU ARGUMENTO PODE SER MAIS TRABALHADO E UMA DICA É USAR TERMOS DISSERTATIVOS PRA DEIXAR ELE MENOS EXPOSITIVO ,CUIDADO COM A ORGANIZAÇÃO DE TODO O TEXTO ELE FICOU UM POUCO CONFUSO EM ALGUMAS PARTES , USE MAIS CONECTIVOS ENTRE OS PERÍODOS E NO INICIO DOS PARAGRAFOS E POR FIM NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR AS TESES NA INTRODUÇÃO
    TENHO CERTEZA QUE VOCÊ CHEGA LÁ , CONTINUE PRATICANDO E BONS ESTUDOS, DÚVIDAS É SÓ CHAMAR ; )

    • 1
  2. olá! eu não sou boa com notas mas irei dar meu comentário sobre.
    seu português é ótimo, só tende a melhorar. talvez falte um pouco mais de autoria no D1. Talvez tenha pecado na conclusão, haja vista que a mídia não foi citada acima e também, você falou sobre os adolescente não tem recursos financeiros pra entrar na faculdade, será se sua conclusão conseguiria solucionar isso?

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.