Iniciante

Sistema de cotas nas universidades federais

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De acordo com a Constituição Federal de 1988, o Estado deve promover o acesso igualitário à educação. Contudo, a população negra é minoria no ensino superior, o que mostra que essa premissa constitucional não é efetivada na realidade. Sob esse viés, o passado histórico brasileiro é um dos fatores responsáveis por esse problema. Logo, a implantação das cotas raciais passa a ser uma solução para a desigualdade da inserção do corpo social nas universidades, mas a ocorrência de fraudes dessa política afirmativa é um empecilho para a resolução do desafio mencionado. Assim, medidas são necessárias para a reversão desse cenário.

Em primeira análise, a história dos séculos passados gerou impactos no Brasil hodierno. Nessa perspectiva, após a abolição da escravidão em 1888, os negros não receberam nenhum apoio governamental para que pudessem ser inseridos na sociedade. Consequentemente, eles viraram alvo de discriminação pelas pessoas e receberam menos oportunidades, tanto pela etnia, quanto pela condição socioeconômica. Ao voltar-se para o atual cenário brasileiro, a população negra ainda enfrenta os mesmos desafios, e um deles é evidenciado no dado fornecido pelo IBGE, no qual é revelado que, em 2018, somente cerca de 18% dos afrodescendentes fazem parte do corpo universitário, enquanto os brancos constituem mais de 30%. Dessa forma, o sistema de cotas racial reserva metade das vagas à minoria e faz com que a igualdade do acesso ao ensino superior seja possível.

Por conseguinte, a ocupação das vagas reservadas para as minorias por aqueles que não se enquadram nos requisitos é um problema. Nesse sentido, existem pessoas que mascaram a verdadeira realidade socioeconômica com a finalidade de encaixarem nos termos necessários para serem cotistas. Esse argumento é constatado ao observar o caso divulgado por um jornal gaúcho, em 2019, no qual a UFRGS eliminou em torno de 40% dos candidatos devido à fraude no sistema de cotas. Sendo assim, a população que precisa da política afirmativa mencionada é prejudicada e, como consequência, o ingresso nas universidades continua a ser desigual. 

Diante dos argumentos supracitados, o sistema de cotas é imprescindível para a igualdade no ensino superior, mas esbarra no obstáculo das fraudes. Portanto, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação – órgão responsável por políticas relacionadas ao sistema educacional -, mitigar o desafio citado, por intermédio de melhorias no processo de verificação racial, como a análise mais atenta dos documentos apresentados e a entrevista rigorosa com os candidatos, a fim de que as universidades sejam ocupadas de forma igualitária e, desse modo, o direito constitucional referente a isso seja consolidado na prática.

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5 Correções

  1. Oiie, Emily, tudo bom ?? Vou corrigir sua redação (ja dei uma lida e amei) por parágrafos, qualquer erro, sinta-se a vontade pra me corrigir, pfvr! =)

    INTRO
    -> Em relação à pontuação, acentuação… a gramática, em geral, você foi perfeita nesse parágrafo, não notei nenhum erro
    -> Agora, nota-se uma introdução muito longa, o que revela puco dominio de objetividade, tome cuidado com isso. O que se percebe é um excesso de informações, no qual sua tese acabou ficando perdida.
    -> Tente, ao maximo, ser sucinta, mas atenda à estrutura padrão (você atendeu, mas colocou muitas informações).

    D1 (implantação das cotas raciais)
    -> “os negros não receberam nenhum apoio governamental” retire esse ‘nenhum’, por repassar uma ideia generalizada
    -> “e um deles é evidenciado” prefira “e um destes é evidenciado” ja que vc esta se referindo a uma ‘cosia’, no caso, os desafios
    -> Você trouxe apenas dados e opiniões que entram em oposição à igualdade de direitos, em relação às minorias, daí no final vc diz “Dessa forma, o sistema de cotas racial reserva metade das vagas à minoria e faz com que a igualdade do acesso ao ensino superior seja possível.”
    1°: dessa forma, é um conectivo de conclusão, ou seja, você deveria concluir a ideia posta no parágrafo, ideia esta que, em todo momento, se mostrou como ao negativo
    2°: você não citou nada sobre reserva de vagas às minorias durante seu parágrafo, então, você não pode trazer essa ideia na sua tese de fechamento, ainda mais acompanhada de um conectivo conclusivo
    3°: “a igualdade do acesso ao ensino superior seja possível” houve uma generalização, sabemos que, mesmo com as cotas, o sistema educacional ainda é muito seletivo

    |FEEDBACK|
    Você argumentou muito bem, exceto no fechamento. Começou fazendo uma alusão histórica, depois puxou pra realidade, ficou muito bom mesmo! Cuidado com a sua opinião final, é nela que vc vai dar um ‘resuminho’ do q vc disse no parágrafo.

    D2 (ocorrência de fraudes)
    -> sem erros gramaticais
    -> argumentação pertinente e um excelente uso de repertorio
    -> respeitou ao modelo exigido

    |FEEDBACK|
    esse seu parágrafo eu não tenho nada a pontuar, está otimo! Você trouxe um problema de causa/consequência, o que deixou seu texto circular, e quase não perdeu a linha de raciocinio (seu erro foi no final do D1).

    CONCLUSÃO
    -ação: mitigar o desafio (fazendo o que ?)
    -meio: por intermédio de melhorias no processo de verificação racial
    -agente: Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação
    -finalidade: a fim de que as universidades sejam ocupadas de forma igualitária
    -detalhamento: como a análise mais atenta dos documentos apresentados e a entrevista rigorosa com os candidatos

    |FEEDBACK|
    proposta muito boa, mas faltou dizer o que exatamente tais orgãos iriam fazer. Tente encerrar períodos e interliga-los por meio de conectivos, ajuda na coesão e estetica do seu texto.

    C1: 200
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 180
    NOTA: 900

    Parabéns pelo texto, seus erros foram mínimos! Continue praticando, você escreve divinamente bem! =)

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  2. Olá, vou corrigir sua redação de acordo com os padrões do Enem, espero te ajudar!
    Introdução: Começou muito bem, citando a Constituição, porém achei que o desenvolvimento do parágrafo ficou desorganizado, o que o torna cansativo e pouco atrativo ao corretor. Tente seguir o seguinte padrão: Iniciar com uma alusão+apresentar a tese+apresentar os 2 argumentos. Vou adaptar seu parágrafo, para ficar mais claro, ok
    “De acordo com a Constituição Federal de 1988, o Estado deve promover o acesso igualitário à educação. Contudo, a população negra(ocorreu uma GENERALIZAÇÃO- que tal substituir por: MINORIAS ÉTNICAS) é minoria no ensino superior (são uma pequena parcela no ensino superior), o que mostra que essa premissa constitucional não é efetivada na realidade, sob esse viés, fica evidente a necessidade de implantação de cotas raciais. Isso se deve, ao passado histórico brasileiro repleto de preconceito e desigualdade, no entanto ocorrência de fraudes dessa política afirmativa é um empecilho para a resolução do desafio mencionado.”
    Desenvolvimento:
    1.Demonstrou diversas informações sobre o tema, respeitou a estrutura, porém senti falta da sua opinião sobre o fato, sempre de maneira impessoal.
    2.Iniciou com um conectivo inadequado, por conseguinte=consequentemente; o correto seria um conectivo de adição, como além disso, também, ademais, bem como…
    Respeitou a estrutura, citou dados estatísticos, porém faltou a opinião, que dá autoria ao texto.
    Em relação aos dados estatísticos não acho tão indicado , pois no dia da prova você só terá acesso a esse tipo de informação caso seja citado nos textos motivadores e nesse caso, deve-se escrever de maneira diferente, pois cópia faz sua linha copiada ser anulada. Sugiro que você aprofunde seu repertório, com informações que se enquadrem para diversos problemas e que sejam fáceis de se lembrar na hora
    Conclusão:
    Agente- Governo/ Ministério da Educação
    Ação- melhorias no processo de verificação racial
    Modo-como (com*) a análise mais atenta dos documentos apresentados e a entrevista rigorosa com os candidatos
    Finalidade -a fim de que as universidades sejam ocupadas de forma igualitária
    Detalhamento- não consegui identificar
    Concluiu o parágrafo bem mas poderia ter criado outro período, dessa maneira:
    ” a fim de que as universidades sejam ocupadas de forma igualitária. Desse modo, o direito constitucional referente a isso seja consolidado na prática.”
    Agora vamos analisar as competências:
    1. Muito bom domínio da modalidade formal-180
    2. Argumentação consistente, repertório sociocultural-200
    3. Apresenta fatos relacionados ao tema, limitados aos argumentos, sem traços representativos de autoria-120
    4. Articula bem as partes do texto com poucas inadequações-160
    5.Proposta bem elaborada, faltou apenas o detalhamento-180
    Total=840
    Continue treinando que sua nota vai aumentar bastante!!!

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  3. olá boa tarde!

    Bom um comentário geral da sua redação: Parabéns você escreveu bem e apresentou bom domínio em repertório sociocultural, recursos coesivos e a norma padrão da língua portuguesa!

    OBS: deixe sua tese mais explícita e fundamentalize seus argumentos, além de prestar atenção para não exceder o número de linhas, bom espero ter te ajudado e que você consiga sua aprovação, beijo!”

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  4. 1. sua introdução está muito boa, mas sua tese não esta clara. além disso, você tem dados que embasem a sua afirmação de que negros são minoria nas universidades? porque, na realidade, a minoria é de indígenas. tome cuidado com generalizações.
    Fora isso, sua redação está muito boa, com dados que embasem seus argumentos e demonstração de bom domínio da norma padrão da Língua Portuguesa e de recursos coesivos, Parabéns.

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  5. Oie, tudo bem?

    Sua abordagem sobre o assunto foi muito interessante.

    Ótima introdução.

    Seguindo de um desenvolvimento bem sucedido, e uma conclusão coerente.
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    Só alguns detalhes para aperfeiçoar e tá ótimo, to enrolando pq tem q escrever muito hahaha
    Beijos!

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