Segundo o coordenador do Observatório Europeu das Prisões, Alessio Scandura, as prisões acabam sendo utilizadas como verdadeiros armazéns humanos onde não ocorre a reinserção social.Visto isso, é possível mencionar que a superlotação no sistema carcerário brasileiro é um dos maiores problemas decorrentes. Entretanto este fator ocorre devidamente pelo grande número de presos condenados ou esperando por tal ato judiciário. Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido pelos poderes públicos, dando ênfase a lentidão judiciária.
No contexto relativo a reinserção social do detento, pode-se citar que, a função de pena vária de “uma retribuição do crime cometido” na chamada Escola Clássica de Criminologia, afirmando que esse sistema trás a reclusão como punição e um período do criminoso sobre seu delito. Atualmente, é possível condizer com essa afirmação, visto que milhões de presidiários não tem um suporte adequado e básico de estrutura social, consequentemente, após a sua pena, voltará a cometer os mesmos erros. Isso é intensificado devido a carência de suporte e ajuda do governo que administrem oficinas de aprendizado, ensinando-lhes o básico da base social.
Ademais, é importante destacar a falta de compreensão da sociedade, dentre que grande parte usa os critérios ‘ex presidiário’ como forma de ofensa ou menosprezo. Em detrimento disso a Lei de Execução Penal diz no art. 10 que ” a assistência ao preso e ao internado é dever do estado, objetivando, prevenindo o crime e orientando o retorno á convivência em sociedade”, é preciso que medidas imediatas sejam tomadas para que aconteça o desenvolvimento da sociedade.
Portanto, cabe ao governo por meio de leis e investimentos, estabelecer políticas públicas efetivas para que ocorra a diminuição da superlotação do sistema carcerário no Brasil, utilizando de forma correta e organizada, o funfo destinado a melhorias nos presídios. Além, é de suma importância que as pessoas e o estado se conscientizem sobre a importância da reinserção social de forma sútil e parcial. Entretanto a importância das leis penais para a conscientização da razão, com o intuito de adentrar todos em um meio social igualitário.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎Segundo o coordenador do Observatório Europeu das Prisões, Alessio Scandura, as prisões acabam sendo utilizadas como verdadeiros armazéns humanos onde não ocorre a reinserção social.Visto isso, é possível mencionar que a superlotação no sistema carcerário brasileiro é um dos maiores problemas decorrentes. Entretanto este fator ocorre devidamente pelo grande número de presos condenados ou esperando por tal ato judiciário. Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido pelos poderes públicos, dando ênfase a lentidão judiciária.
OBS:
▪︎Ausência de vírgula depois de (entretanto) sempre após um conectivo vai haver uma vírgula.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎No contexto relativo a reinserção social do detento, pode-se citar que, a função de pena vária de “uma retribuição do crime cometido” na chamada Escola Clássica de Criminologia, afirmando que esse sistema trás a reclusão como punição e um período do criminoso sobre seu delito. Atualmente, é possível condizer com essa afirmação, visto que milhões de presidiários não tem um suporte adequado e básico de estrutura social, consequentemente, após a sua pena, voltará a cometer os mesmos erros. Isso é intensificado devido a carência de suporte e ajuda do governo que administrem oficinas de aprendizado, ensinando-lhes o básico da base social.
OBS:
▪︎Tire essas aspas. Desnecessário.
▪︎Aconcelho antes de iniciar a argumentação, fazer um tópico frasal.
▪︎Ausência de crase em (devido a carência). Se é ” devido ” é devido à alguma coisa. (Devido à carência).
▪︎O ideial é 4 períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.
▪︎Senti falta de conectivos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, é importante destacar a falta de compreensão da sociedade, dentre que grande parte usa os critérios ‘ex presidiário’ como forma de ofensa ou menosprezo. Em detrimento disso a Lei de Execução Penal diz no art. 10 que ” a assistência ao preso e ao internado é dever do estado, objetivando, prevenindo o crime e orientando o retorno á convivência em sociedade”, é preciso que medidas imediatas sejam tomadas para que aconteça o desenvolvimento da sociedade.
OBS:
▪︎Equívoco de vírgula depois de (sociedade).
▪︎(ex presidiário) faltou o hífen (ex-presidiário).
▪︎Ausência de vírgula depois de (em detrimento disso).
▪︎(o retorno á convivência) você colocou um acento agudo ao invés de uma crase.
▪︎(é preciso que medidas imediatas sejam tomadas para que aconteça o desenvolvimento da sociedade) evite frases como essas nos desenvolvimentos.
▪︎Poderia ter argumentado mais.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, cabe ao governo por meio de leis e investimentos, estabelecer políticas públicas efetivas para que ocorra a diminuição da superlotação do sistema carcerário no Brasil, utilizando de forma correta e organizada, o funfo destinado a melhorias nos presídios. Além, é de suma importância que as pessoas e o estado se conscientizem sobre a importância da reinserção social de forma sútil e parcial. Entretanto a importância das leis penais para a conscientização da razão, com o intuito de adentrar todos em um meio social igualitário.
OBS:
▪︎(governo) é com letra maiúscula (Governo).
▪︎Ausência de vírgula depois de (Governo).
▪︎Equívoco de vírgula depois de (organizada).
▪︎(além) além de quê ? Tá solto.
▪︎(estado) é com letra maiúscula (Estado).
▪︎COMO vão se conscientizar ? Detalhe.
▪︎Acredito que o correto seja (futil) e não (fútil).
▪︎Após (entretanto) tem uma vírgula, repetiu e isso afeta a competência 4.
▪︎(Entretanto a importância das leis penais para a conscientização da razão, com o intuito de adentrar todos em um meio social igualitário) sem sentido por causa do conectivo (entretanto) substitua por (dessa forma, dessa maneira … etc).
NOTA:
C1: 140
C2: 160
C3: 160
C4: 140
C5: 160
TOTAL: 760
Qualquer coisa estou à disposição.
micfrtt
Achei a introdução um pouco confusa, mas de resto tá ótima.Primeiro desenvolvimento tá bom, porém acho que no segundo você citou algo que não tinha citado na introdução..Mas o que mais pesou foi a conclusão, faltou elementos essenciais já citados pelas correções acima.Também senti falta de conectivos
Fryda
Olá Maria, tudo bem?
INTRODUÇÃO
U A U, sua introdução está perfeita! VC apresentou o repertório fez uso produtivo dele, delimitou o tema e deixou claro seu ponto de vista por meo das teses, Parabéns!
1)Entretanto==== sugiro a troca por um conectivo conclusivo. Houve inadequação ao ser empregado o o entretanto, uma vez que vc não contrapôs a ideia e sim a concluiu.
DESENVOLVIMENTO 1
Gostei bastante da sua argumentação, contudo vc prejudicou o seu projeto de teto ao citar uma teses na introdução e não reafirmá-la no desenvolvimento, o que acaba prejudicando na C3
Recomendo muito que vc abuse dos conectivos, ao iniciar o parágrafo e também entre os períodos, isso dá mais fluidez ao seu texto.
1) relativo a ==== Relativo à* ( relativo A algo, no caso A reinserção
2) devido a==== devido à*
3) TRAZ*
VC citou uma afirmação no início do seu desenvolvimento, porém não cita quem a disse ou qual é o autor. Sempre coloque a fonte de onde vc retirou, isso prejudica na C2- repertório não legitimado.
Os parágrafos tendem a seguir uma microestrutura, sendo ela- tópico frasal(retomada da tese), repertório, embasamento argumentativo e conclusão- crítica. Fica dica ;)
DESENVOLVIMENTO 2
Novamente, não faz retomada da tese de forma fiel.
Senti falta de argumentação no seu desenvolvimento, vc coloca o repertórioe já faz a conclusão do seu parágrafo, isso prejudica sua C2- devido a falta de uso produtivo do repertório e também na C3 que demonstra falta de planejamento textual.
USE CONECTIVOS
CONCLUSÃO
1) GOVERNO*
2) Entretanto, a*
Inadequação coesiva no uso do entretanto, acredito que vc queria fechar seu parágrafo com essa frase, então o ideal seria um concetivo conclusivo.
Falta um elemento finalidade da sua proposta, embora eu tenha entendido que v queria colocar ela no último período, mas não fiou legal. Tente reorganizar a frase que vai ficar ótimo.
C1- 160
C2- 200
C3- 120
C4- 160
C5- 160
Continue praticando, vc escreve muit0 bem.
Bons estudos!
Bjos!!
Rayenny
Uma boa redação precisa ter dois mecanismos da construção textual: coesão e coerência. São importantíssimos. A coesão é a ligação, a harmonia, a conexão dos elementos; é a forma como as palavras e os parágrafos estão entrelaçados. Esse é o primeiro ponto: cuidado com a coesão. Eu senti que, em alguns pontos, ela aparece desconexa como por exemplo na sua introdução. Em contrapartida, a coerência é o assunto do texto, a parte superficial do dele, mas veja que a desconexão – falta de coesão – faz com que o texto pareça incoerente. Por isso, ambos andam juntos porque um depende do outro. O segundo ponto é pra você tomar cuidado com os conectivos como por exemplo o uso do “entretanto”no terceiro parágrafo da introdução. Eu acharia por bem usar o “Dessa forma” “Assim sendo” “Portanto”.
Seus parágrafos de desenvolvimento ficaram bons. Soube usar bem seus repertórios.
Na conclusão, além de faltar o uso do recurso da coesão e coerência, faltou elementos essenciais da próprias da conclusão: o plano de intervenção; Faltou apresentar a solução do problema. No início, por exemplo, você dava uma retomada do tema e da sua tese. Feio isso, apresentava a resolução do problema, respondendo às perguntas: o que será feito, por quem será feito, pra quê será feito, como será feito, logo após viria seu detalhamento com um exemplo e depois um frase pra fechar com chave de ouro. Sem esquecer de usar bastante conectivos conclusivos.