Iniciante

Sistema Carcerário e Reintegração.

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Algo necessariamente imperceptível é como podemos descrever a resocialização de presos no Brasil. Do início para o fim do regime militar brasileiro, não houveram ações governamentais para a reintrodução significante da população carcerária do Brasil, sendo, em maioria dos casos, segregados, oprimidos e separados do convênio social.

Esta realidade ocasionou problemas sociais com viés ideológico, dando a entender que o estado seria o principal responsável pela realidade de muitos presos, surgindo organizações criminosas de alto escalão, como o caso da “falange vermelha” que mais tarde seria conhecida como “O comando vermelho”.

Não é de se admirar que populações basicamente isoladas e afastadas pudessem se voltar contra o estado, foi assim em Canudos e, atualmente, essa revolta se estende ao sistema carcerário e as comunidades cariocas.

Tendo em vista os argumentos acima descritos, ligaremos o aspecto histórico e social como justificativa da promoção de um novo viés, sendo ele desenvolvimentista nas áreas sociais e econômicas, tanto em favelas, morros e pequenas comunidades quanto em penitenciárias lotadas. Evitando condenações e re-inserindo ex-condenados à sociedade mais uma vez.

 

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2 Correções

  1. Olá Josué, boa tarde. Vou tentar corrigir sua redação por parágrafos.
    P1- Dois erros de concordância/norma-culta: resocialização, ao invés de ressocialização, e “convênio”, ao invés de convívio. Fora isso, acho que não teve muitos erros grandes.
    P2- Erro: “problemas sociais com viés ideológico”, como “problemas” está no plural, “viés ideológicos” também deveria estar, ficando assim: “problemas sociais com vieses ideológicos”. Outro ponto que você errou foi não ter exposto o ponto de vista defendido. Em textos dissertativos-argumentativos SEMPRE tem que estar claro o ponto de vista defendido. Também não houve o uso de conhecimentos de outras áreas, como alusões históricas, citações, informações de dados científicos, e etc.
    P3- Você tangenciou no tema, ou seja, fugiu dele. Este é um erro grave. Você focou muito tanto neste parágrafo quanto no outro nas “revoltas contra o estado”, e não na reintegração de presos.
    P4- Este parágrafo não tem ligação com os parágrafos de desenvolvimentos. Nele você aborda a ideia de desenvolver socialmente e economicamente as favelas, morros e etc, mas o que isso tem haver com as revoltas contra o estado que você citou antes, e ainda mais, com o título do seu texto, que é a reintegração de presos? Cuidado: você também não seguiu o que é necessário numa proposta de intervenção: O QUE vai ser feito, QUEM vai fazer, COMO vai ser feito, PARA QUE vai ser feito e um DETALHAMENTO sobre algum desses, ou seja, sua proposta está incompleta. Na última frase você acrescenta “evitar condenações”, e como você não tinha citado isso antes, dá a impressão de ser um novo argumento que não foi bem desenvolvido. Cuidado: o fechamento é a hora de reafirmar e concluir o que foi dito, e não expor mais argumentos sem desenvolvê-los.
    Notas:
    C1 – 160 pontos (alguns erros de gramática, mas poucos)
    C2- 40 pontos (tangenciou o tema)
    C3- 40 pontos (não houve a defesa de um ponto de vista)
    C4- 80 pontos (parágrafos mal relacionados entre si)
    C5- 80 pontos (proposta de intervenção insuficiente)
    Total: 400 pontos (corrijo olhando a tabela de notas que o MEC disponibiliza, se quiser ver é só entrar no site deles falando sobre as competências do ENEM.)
    Dicas: Estude o modelo de redação dissertativo-argumentativo e leia muitas redações do ENEM e suas respectivas correções.
    Se praticar bastante você com certeza vai ir looonge e fazer redações dignas de 1000, acredite em você e que Deus te abençoe muito pra você conquistar seus sonhos. Beijosss

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  2. Na introdução não ficou muito claro o ponto de vista, pois a parte “sendo,em maioria (…)” parecia ser o repertório sobre o regime militar, e isso prejudica muita no projeto de texto. No terceiro parágrafo faltou mais argumentos para deixar mais firme o ponto de vista, o que faz perder pontos na competência 2 e, já na conclusão, não ficou implícito o agente da ação, o que também faz perder pontos na Competência 5.
    Continue praticando e logo você verá a diferença.
    Espero ter ajudado!!!

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