Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções

  • 0

O Brasil enfrenta sérios problemas no sistema carcerário, dentre eles, ponta-se: a superlotação e o domínio de facções nos cárceres. Tudo isso corrobora  para a não ressocialização dos presos, tornando os presídios verdadeiras escolas do crime, aumentando a reincidência de presos. No entanto, penas alternativas e a flexibilização das leis, seria o ótimo viés para solucionar esses problemas.

Haja vista, que o Brasil possui uma das maiores populações carcerárias do mundo, isso porque, a atual medida adotada pelo Governo para punir os criminosos, não tem se mostrado um tanto eficiênte. Com isso, há um aumento no número de reincidentes nos presídios, cooperando para a superlotação.

Contudo, outro fator agravante, são as facções criminosas. Muitos presos são obrigados a se aliarem a elas, isso se dá ao fato de o governo não possui o suporte necessário para atender as necessidades básicas de todos os encarcerados, há os que contam com o apoio familiar , porém não todos. Os que sobram, são atendidos pelos próprios companheiros de cela, no entanto, tal favor não é gratuito e, como forma de pagamento alguns são obrigados a unirem-se às facções.

Portanto, fica claro como o aprisionamento não reduz a violência, precisa-se criar penas alternativas, como: trabalho voluntário para pagamento de crimes pequenos, como o furto. Além da flexibilização das leis que abrangem o tráfico de drogas, deixando claro a quantidade de intorpecente que caracterizem crime. Outrossim, seria a parceria dos governos estaduais com pequenas instituições de esporte para a ocupação dos encarcerados, propondo- lhes o apoio popular em troca dos serviços prestados.

Compartilhar

1 Correção

  1. Acho que faltou vc explanar mais no desenvolvimento as penas alternativas citada na Introdução. Acho que falto o fechamento na proposta de intervenção. Tipo qual a finalidade de todas essas ações citadas? So uma frase de fechamento mesmo.
    Seria super importante vc focar no desenvolvimentos ter tópico frasal do argumento, comprovação e conexão do repertório com o tema. Abraços!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.