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Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções

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Um sistema carcerário competente é aquele que oferece para os detentos mecanismos de ressocialização, como cursos de capacitação, desenvolvimento das habilidades socioemocinais e alfabetização, afim de possibilitar a mudança na vida dessas pessoas. Todavia , ao observar a ausência dessas características no sistema carcerário brasileiro, percebe-se que o país é incapaz de zelar pelo bem coletivo. Por isso, tal problema deve ser atenuado para alcançar uma sociedade mais justa. Para tanto, é preciso analisar o processo de ressocialização dos detentos e a marginalização que esses indivíduos são acometidos quando livres.

Em primeira análise , é fundamental ressaltar a omissão governamental relativo à políticas públicas de ressocialização. A esse respeito, em um dos episódios de Shark Tank Brasil, pessoas privadas de liberdades são contratadas para a fabricação de roupas por uma empresa que vai ao programa ampliar seus negócios. Entretanto, ações como essa não são realidade no Brasil, o que favorece com a narrativa que o Estado falha em ressocializar os detentos, haja vista que depois de livres os ex- presidiários voltam a cometer crimes por falta de qualificação para os empregos. Portanto, são necessárias parcerias público-privado para abrandar a questão, como ocorridas no reality citado.

Em segunda análise, é válido trazer o conceito de violência simbólica proposta pelo sociólogo Pierre Bordieu: essa consiste na imposição de estigmas que são interiorizados e depois reproduzidos pelos indivíduos. Nesse viés, a marginalização dos presidiários caracteriza-se como uma agressão simbólica e é negativa para a sociedade, além de ser um obstáculo para a reintegração dos detentos, visto que ao serem libertos os ex-presidiários não conseguem arranjar um emprego por causa de seus antecedentes criminais , pois a ideia de que eles são pessoas sem qualificações está naturalizada. Enquanto, essa mentalidade se mantiver, o Brasil manterá as mazelas advinda da desigualdade social.

Logo, para atenuar o impasse , o Ministério da Educação (MEC) , responsável pelo desenvolvimento educacional do país, deve criar cursos de capacitação, como aulas de idiomas, letramento em matemática e em língua portuguesa e projetos de robótica, nos presídios, por meio de parcerias público-privado , a fim de inserir novamente ex-detentos na sociedade. Espera-se, com isso, uma sociedade menos preconceituosa e com mais oportunidades.

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1 Correção

  1. Introdução: faltou dois ponto (…como*:* cursos de capacitação…). “por isso, …” evite conjunções conclusivas na introdução. Conjunções conclusivas são usadas nos finais dos desenvolvimentos e na conclusão.
    Desenvolvimento1: está faltando vírgula, por exemplo: … pessoas privadas de liberdade*,* são contratadas para fabricação de roupas*,* …
    Desenvolvimento2: esse “:” não está correto, e não fez muito sentido esse repertório, além de está faltando virgula.
    Conclusão: Você citou os 5 elementos, mas lembra-te que a conclusão tem que ter entre 3 e 4 períodos, mas vc apresentou apenas 2

    competência 1: 120
    competência 2: 120
    competência 3: 120
    competência 4: 120
    competência 5: 180
    total: 660

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