Na Idade Média, a igreja católica utilizava as prisões para o cumprimento da pena eclesiástica, onde os religiosos eram postos para pensarem em suas ações. Atualmente, esses lugares têm por objetivo recuperar um indivíduo para viver em sociedade. Contudo, a justiça brasileira enfrenta dificuldades para executar esse papel, diante do número elevado e da influência do crime organizado.
Há diversas situações de rebelião no sistema carcerário por inúmeros problemas, um deles que cabe grande destaque é a superlotação. Isso por conta que em um presídio que existe a possibilidade de abrigar 500 pessoas, há uma exacerbação no total dos números de detentos, ocasionando rebeliões, protestos, mortes. Além da precária infraestrutura que assola esses locais.
Para que esse e outros problemas sejam sanados, é necessário a aplicabilidade de algumas soluções. Infere-se, por exemplo, a redução drástica dos índices de encarceramento – ou seja – diminuir o fluxo de entrada no sistema prisional e aumentar o de saída ;todos terem acesso à justiça por meio do fortalecimento e autonomia financeira às Defensorias Públicas, entre outros.
Por esse e outros fatores, vê se que o Estado juntamente com a parte que tange à justiça brasileira(poder legislativo, figuras da Câmara Federal e o Senado) deve promover uma reforma na legislação criminal e a amplitude do processo penal, por meio da pressão popular sobre os representantes eleitos, para que seja resolvido os problemas que aflinge os indivíduos e amenize desta forma tanta “balbúrdia”.
Sistema Carcerário brasileiro : problemas e soluções.
Compartilhar
CAROLMAT
Olá, tudo bem ? Sou estudante também, mas vou tentar lhe dar algumas dicas que aprendi com meu professor .
Ficou muito boa a sua citação história, a tese também está muito bem elaborado. Faltou problematizar mais o conteúdo apresentado, o desenvolvimento está fraco, e houve falta de conectivos. A vírgula também foi um ponto negativo, já que faltou usá-la em diversos momentos, por notas :
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita. 120
Competência 2 – compreender a proposta da redação. 160
Competência 3 – coerência do texto. 120
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos. 120
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado. 100
Total : 620
amelo
Olá!
.
Farei o possível para ajudar na sua correção:
.
Introdução:
.
Sua introdução está ótima! Fez um bom uso do repertório, relacionou com o tema e expôs os argumentos. Incríveeeel!!!!
O único comentário é sobre a forma de relacionar os dois argumentos, deixei exemplos de como pode ficar ainda melhor!
.
Na Idade Média, a igreja católica utilizava as prisões para o cumprimento da pena eclesiástica, onde os religiosos eram postos para pensarem em suas ações. Atualmente, esses lugares têm por objetivo recuperar um indivíduo para viver em sociedade. Contudo, a justiça brasileira enfrenta dificuldades para executar esse papel, *seja pelo* número elevado *de detentos* *, seja pela* influência do crime organizado.
.
Na Idade Média, a igreja católica utilizava as prisões para o cumprimento da pena eclesiástica, onde os religiosos eram postos para pensarem em suas ações. Atualmente, esses lugares têm por objetivo recuperar um indivíduo para viver em sociedade. Contudo, a justiça brasileira enfrenta dificuldades para executar esse papel,* não há estrutura adequada para o número elevado de detentos, tampouco combate à influência do crime organizado. Desse modo, esse problema deve ser debatido.*
.
Desenvolvimento:
.
Fez a retomada dos argumentos, não houve fuga do tema. Ótimo!! No entanto, seu texto está incompleto por dois motivos:
1. Você não usou repertório para confirmar seu argumento 1, poderia ter citado alguma autoridade nessa área, um dado estatístico sobre a superlotação, um depoimento de alguém da área, enfim… Algo que fortalece e confirme o que você defende. Sem isso, não é possível ter um argumento completo, certo?
.
2. Você só desenvolveu um dos argumentos, falta abordar o segundo ( sobre o crime organizado), ele será feito na mesma linha de raciocínio do anterior, voce faz a retomada, aborda sobre a influência desse no problema, usa algum repertório e conclui o argumento. :)
.
Há diversas situações de rebelião no sistema carcerário *, geradas* por inúmeros problemas, um deles que cabe grande destaque é a superlotação. Isso *por conta que* (retirar essa parte) *,acontece devido* (adicionar) *em um presídio que existe*(retirar) *a possibilidade de abrigar 500 pessoas, * (todos os presídios abrigam 500 pessoas?)*
*no entanto,* há uma exacerbação no total dos números de detentos, ocasionando rebeliões, protestos *,e*mortes. Além da precária infraestrutura que assola esses locais.
.
.
Conclusão: sua conclusão apresenta o agente, a ação, o modo, e a finalidade. Faltou o detalhamento :(
.
Uma dica: Busque não fugir muito do que foi abordado nos demais parágrafos, tente solucionar pelo menos um dos argumentos analisados. Não é obrigatório, mas permite que você crie uma boa conclusão e “costure” melhor seu texto. ;)
.
amelo
Boa sorte nos estudos! Até uma próxima oportunidade!
VIIHGBARBOSA
Não está ruim mas tbm não está boa No desenvolvimento faltou colocar as consequências do que foi dito anteriormente Na conclusão falta a ação ,modo,efeito e o detalhamento
E no texto inteiro senti falta de mais uso de concectivos para dar coesão ao texto ,como por exemplo no começo da conclusão
amelo
Olá!
Perdoe-me se for incoveniente, mas na conclusão ela citou, sim, agente, ação, modo e finalidade. O que faltou foi o detalhamento!
Apesar disso, concordo com sua posição sobre os conectivos, ela sabe escrever bem, adicionar conectivos irá permitir ainda mais evolução na escrita!
:)