Iniciante

Síndrome de Burnout: doença que afeta o estado físico e psicológico dos trabalhadores

  • 0

A Constituição federal de 1988 prevê, em seu Artigo, o direito ao bem-estar inerente a qualquer cidadão. Todavia, no contexto atual brasileiro, percebe-se que a prerrogativa não é feita com eficácia na prática quando à síndrome de Burnout ou ao esgotamento profissional. Sob essa perspectiva, urge analisar os fatores que causam a problemática, como a negligência governamental e as tecnologias.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ineficácia estatal para combater o problema. A Lei 8048, prevista pelo decreto 6042, alega o afastamento do profissional com Burnout, mas que, em muitos casos, ela não é reconhecida ou valorizada no país. Dessa forma, essa falta de reconhecimento se dá devido o governo não criar políticas públicas mais eficazes e campanhas informativas sobre os direitos que o trabalhador possui. Com isso, diminui para que os trabalhadores possam procurar ajudar.
Ademais, a Escola de Frankfurt, em suas obras, dizia que as novas tecnologias colaboram para alienar e estressar os indivíduos. Nesse sentido, de maneira análoga, é notório que o meio digital aumenta a demanda de trabalho, com reuniões onlines e compromissos. Consequentemente, o trabalhador fica com menos tempo de lazer e maiores preocupações com o serviço mesmo em casa. Por isso, são precisas atitudes para reverter tal viés.
Fica evidente, portanto, a necessidade de uma discussão sobre a síndrome de Burnout. Logo, cabe ao governo, por meio de campanhas, aumentar informações sobre a doença ocupacional , a fim de divulgar os sintomas do distúrbio e o que deve ser feito, como meio de alertar os profissionais. Desse modo, a Constituição continuará a ser igualitária para todos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, de forma inicial, sugiro que você faça o download da Cartilha para Redação do Enem. Está me ajudando a perceber os quesitos onde preciso melhorar. Não irei dar pontuações, não tenho essa capacidade ainda. Enfim, vamos nós:

    Introdução: “Constituição Federal” com letras maiúsculas + Qual é o artigo?

    D1: o termo “Lei 8084, prevista pelo decreto 6042”. Vale ressaltar que decreto não tem natureza
    jurídica de Lei e pode ser efetuado pelo Poder Executivo a nível Federal, Estadual e Municipal, mas tem prazo de validade. A lei, mas pode ser modificada por outra ou substituída por outra lei.

    *Sempre que você for mencionar “Executivo, Legislativo, Judiciário… utilize letra maiúscula no início da palavra. Em relação Legislativo, gosto de usar Congresso Nacional (daí é como se você já estivesse incluindo a Câmara dos Deputados e o Senado)

    D2 ficou com uma leitura com maior fluidez, mas a última frase ficou meio “vaga”.

    Conclusão: Por exemplo, “Portanto, há uma necessidade de ações governamentais (ou políticas públicas), visando a prevenção e o tratamento da Síndrome. Dentro as possibilidades, o Executivo Federal, atrás do Ministério do Trabalho, tem o dever de realizar incentivos fiscais junto às empresas que promovessem uma política de implementações que visem a redução da síndrome. Essas atividades devem ser fiscalizadas do próprio Órgão Governamental (ou seja, o Ministério do Trabalho).”
    Busque, ao máximo, colocar sinônimos.
    Talvez eu esteja equivocado em algo, mas vê se te ajudou em algo.

    • 1
  2. Olá, sua redação tem uma base boa porém não está tão fluida para leitura. Dá para notar um projeto de texto que não está tão bem organizado.

    C1: 160, achei um a linguagem utilizada ok, porém notei alguns desvios.

    C2: 120, é notório que você tem conhecimento da estrutura mas achei a argumentação previsível e não tão detalhada.

    C3: 160

    C4: 160

    C5: 120. O agente não está especificado, apenas “governo” não está suficiente, tente trocar por Governo Federal. Não tem detalhamento e não está muito consistente ao tema.
    Sua conclusão possui de forma evidente: agente, ação, meio. É importante deixar bem evidente todos os agentes para garantir 200 nesta competência.

    O intuito da introdução é descrever o problema e apresentar o que é tal problemática, porém na sua não foi especificado. Há apenas o repertório (gostei mt) e os argumentos, senti falta de um detalhamento do que é a síndrome.

    • 1
  3. Oi, boa tarde! Não sou especialista ou professora mas vou tentar corrigir sua redação.

    🔶 Introdução: estrutura boa, contando com repertório (bom uso de um repertório coringa, aliás), relação com tema e tese.
    🔺 Federal com letra maiuscula também, ao se tratar da constituição (linha 1)
    🔺 Substituir “à” por “há” do verbo haver. Se tiver dúvida, tente substituir por “existe” ou “tem”, se o sentido se manter, é “há” (linha 6)

    🔶 D1: parágrafo bem organizado. Uma dica é usar como repertório os filósofos contratualistas (Rousseau, Hobbes e Locke), porque é um coringa muito bom que fica perfeito no argumento de ineficácia estatal.
    🔺 Falta de conectivo no início da frase, eu geralmente uso “Só para ilustrar” ou “Isso pode ser exemplificado por…” (linha 3)
    🔺 Dessa forma (linha 7) é um conectivo de conclusão, substitua por: nesse sentido, nesse viés, seguidamente, paralelamente, etc.
    🔺 “o governo” (Linha 8) fica muito informal, substitua por sinônimos como: Governo Federal, Estado, Poder Público, etc

    🔶 D2: acho que não articulou bem o seu argumento, as novas tecnologias diminuem a quantidade de trabalho, pois otimizam diversas funções. No entanto, elas também fazem o indivíduo ficar imerso no trabalho 24h por dia, com o home office, etc. Recomendo não colocar seu repertório no tópico frasal.
    🔺 Substitua “precisas” por “necessárias” (linha 11)

    🔶 Conclusão: ficou confusa e faltou desenvolvimento. Sempre busque resolver todos os problemas que você propôs, nesse caso, você não citou falta de informação como um agravante, então campanha de conscientização não se encaixa tanto. Seria mais interessante você

    🔶 Geral: sua redação está no caminho certo para atingir os 1000 pontos em novembro, só recomendo estudar mais o uso dos conectivos, que ficaram um pouco perdidos no texto.

    🔶 Nota
    – C1: 200
    – C2: 180
    – C3: 180
    – C4: 120
    – C5: 180
    🔹 Total: 860

    ~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa 🌸

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.